Cálculo de rescisão: como calcular corretamente

Por João
0 Comente
Cálculo de rescisão: como calcular corretamente

Você sabe como realizar o cálculo de rescisão? Fazem parte de todo o ciclo, um começo, meio e fim. O encerramento de fases e de ciclos são comuns na vivência de todos os indivíduos, sendo considerados positivos ou negativos, eles continuam presentes. 

O método como será lidado, e como será a recepção é que determinam o futuro. Quando trata-se de trabalhos, investimentos, estudos, ou seja o que for referente a uma pessoa que estabeleceu metas e planos, é necessário possuir um suporte para situações nas quais esses ciclos se encerram, podendo ser psicológico, financeiro, moral, entre outros. 

Em uma sociedade nos quais existem um vasto número de indivíduos oferecendo seus serviços, sua mão de obra, suas matérias primas de forma remunerada e consequentemente outros indivíduos que necessitam desses serviços para o desenvolvimento, crescimento e o próprio funcionamento de suas empresas, negócios, comércios, carreiras, entre outros, é comum que esse encerramento de ciclo referente ao empregado e o empregador esteja em um movimento de ir e vir em muitas áreas.

Diariamente inúmeras pessoas encerram seus trabalhos com uma empresa, em determinado setor, e estará presente em outra e assim sucessivamente.  

Assim como muitos ciclos de trabalho se encerram com a preparação e cautela em relação ao empregado, existem situações nos quais não há um planejamento e organização, principalmente financeiro, podendo ser um problema financeiro pequeno que irá tornar-se uma bola de neve. 

Devido a isso é obrigatório que seja efetivado o cálculo de rescisão trabalhista, a partir de regras determinadas pela CLT, apesar de seguirem um padrão, o cálculo é comum para estabelecer todos os valores de acordo com todo o contexto do empregado em relação aos serviços prestados pela empresa.  

O que é o cálculo de rescisão? 

Quando um empregado é contratado por uma empresa, negócio, comércio ou profissional, é comum que seja um ciclo de fornecimento de seus serviços (sua mão de obra) que tenha um fim em algum momento.

Posteriormente esse fim, é necessário que a empresa arque com as responsabilidades financeiras referente aos anos de serviços prestados pelo empregado. Para isso é estabelecido o cálculo de rescisão trabalhista (ou  apenas cálculo de rescisão). 

O cálculo de rescisão trabalhista, como o próprio nome afirma, é o cálculo referente à contabilização financeira do que o contratante “deve” para o empregado referente a todo tempo de trabalho oferecido, e também em relação ao contexto no qual o empregado teve seu fim de trabalhos prestados pela empresa. 

Ou seja, a demissão por parte do funcionário, demissão por justa causa, rescisão indireta, entre outros. Cada caso necessita de uma forma de cálculo. É muito importante que ambas as partes realizem o cálculo para que  estejam cientes dos valores que serão estabelecidos.  

Como calcular a rescisão? 

Para realizar o cálculo da rescisão trabalhista, atualmente é possível  realizá-lo através de sites de maneira rápida e prática, basta apenas possuir um  smartphone ou computador com acesso à internet e então acessar a uma plataforma que oferece a função de realizar o cálculo automaticamente.  

Entretanto, para realizar o cálculo mesmo que através de um site, é necessário obter “em mãos” todos os dados e informações relacionadas ao trabalho referente ao pagamento que será solicitado. 

Os dados e informações que serão necessárias para realizar o cálculo e  então determinar o valor da rescisão trabalhista, são: 

  • último salário;
  • data de início do contrato de trabalho;
  • data de término do contrato de trabalho;
  • motivo do término do contrato de trabalho;
  • adicionar férias vencidas (em caso do trabalhador obter) e inserir se cumpriu aviso prévio (em caso de ter cumprido, ou seja “sim ou não”).

Alguns sites podem solicitar outras informações, mas em  padrão, serão essas as solicitadas.  

Melhor site para cálculo de rescisão

Uma dos sites mais eficientes é a Catho, que além de disponibilizar o cálculo de rescisão trabalhista, também oferece a opção de realizar cálculos referentes a INSS, FGTS, férias e Seguro Desemprego, todos separadamente e com as informações inseridas separadamente.

A plataforma Catho, através da aba “Calculadoras Trabalhistas”, disponibiliza algumas ferramentas de cálculos, inclusive o cálculo de rescisão trabalhista, basta inserir os dados. 

Como realizar o cálculo de rescisão com banco de horas? 

Para realizar o cálculo de rescisão trabalhista referente ao banco de horas, primeiramente é importante saber o valor da hora trabalhada e do salário,  se o colaborador possuir um saldo positivo de horas, a lei determina que o  pagamento seja feito do mesmo método das horas extras. 

Isso é possível ao dividir o salário por 200, caso a jornada semanal seja de 40 horas, ou 220 para  jornada de trabalho de 44 horas semanais. Por exemplo, um indivíduo que recebe R$2.200 mensais o valor da sua hora é de R$10,00, no caso da jornada de 44 horas semanais, é possível determinar o valor das horas extras, por cada valor de hora, e por cada hora que foi trabalhada. 

Como realizar o cálculo de rescisão com afastamento? 

A realização do cálculo de rescisão de afastamento é referente ao afastamento e consequentemente o afastamento do funcionário de seu posto de empregado em determinada empresa. 

Neste caso, é importante ter de fato a  comprovação do motivo do afastamento, podendo estar inserido em demissão  por justa causa ou demissão sem justa causa. É importante saber corretamente,  pois irá influenciar todo o cálculo de rescisão de afastamento.  

Com o motivo determinado e comprovado, é o momento de inserir no momento do cálculo. Basta acessar a plataforma já citada anteriormente, Catho Calculadoras Trabalhistas, inserindo todas as informações corretamente, inclusive o motivo de encerramento do contrato de trabalho. 

Ele será o determinante para finalizar o cálculo. Em caso de um afastamento por um motivo de exceção, é necessário entrar em contato com o próprio INSS.  

Como realizar o cálculo de rescisão de demissão? 

O método de realizar o cálculo de rescisão trabalhista referente ao término de contrato por demissão, será da mesma forma referente ao cálculo realizado na plataforma Catho, no qual disponibiliza a função de determinar o motivo do encerramento do contrato de trabalho, neste caso, a demissão. 

O cálculo será feito de forma automática, basta acessar a plataforma Catho acessar a aba cálculo de rescisão e inserir todos os dados corretamente, inclusive neste caso, de encerramento de contrato de trabalho por demissão, principalmente determinar se for por justa causa, ou sem justa causa. 

Sugestões

Deixe um comentário