Conheça mais sobre Consulta Processual. As burocracias e formalidades que envolvem a justiça, processos e legislação, são termos e definições que podem ser de difícil entendimento e interpretação para a maioria dos indivíduos.
São denominações que são familiarizadas apenas para a classe de trabalhadores que está envolvida diariamente, ou para indivíduos que se interessam sobre questões de justiça e legislações.
Mas, é possível conhecer, entender e se familiarizar com todas as denominações e situações que envolvem um processo, e principalmente a consulta processual.
Toda pessoa, por mais legalmente correta que esteja, principalmente em relação aos seus compromissos e responsabilidades burocráticas, em algum momento da vida pode estar envolvida em uma situação que requer o conhecimento de algumas denominações, algumas realidades dos processos e fases que os mesmos estão inseridos.
Seja por uma “confusão”, um erro cometido, ou mesmo um processo que envolve terceiros. É comum que haja um apoio do profissional de direito, mas, é válido possuir um conhecimento básico sobre o assunto.
Na atualidade, com o auxílio e a acessibilidade da internet (presente na vida da grande maioria da população, desde um celular até um computador de alta geração), é cada vez mais fácil acessar a página oficial do processo judicial (quando trata-se de uma Vara ou Juizado, ou seja, na 1ª instância) e realizar uma simples consulta processual, no qual é possível acompanhar a situação do processo de algum conhecido, familiar, amigo, ou o próprio caso.
Além de disponibilizar a atualização constante, garantindo uma maior segurança, conhecimento ao indivíduo e preparação em relação às próximas etapas do processo e afins.
Índice do Conteúdo
Consulta processo trabalhista
Um dos processos mais comuns presentes em qualquer Vara ou Juizado, é o processo trabalhista, em 2016 foram cerca de 3.9 milhões de processos.
O processo trabalhista trata-se de uma ação judicial que provê a resolução de conflitos que envolvem grupos da classe trabalhista, classe empresarial e outras pessoas envolvidas, mais especificamente, situações que envolvem o empregado, empregador e envolvidos.
Podendo partir de qualquer uma das partes, referentes a qualquer motivo, ilegalidade ou “desordem” em relação aos compromissos de alguma das partes.
O processo trabalhista envolve advogados para ambas as partes, e é comum e recomendável por qualquer profissional da área, que o advogado seja um profissional do direito trabalhista, ou seja, um advogado trabalhista.
Pois além do mesmo possuir uma especialização maior que qualquer outro advogado na área, o mesmo resultará em uma maior qualidade de serviço, e garante maiores chances de obter o resultado favorável a quem solicita, a “vítima”.
Considerado um processo com etapas estabelecidas com foco em cada parte, o processo trabalhista envolve 5 etapas mais comuns. Sendo elas: petição inicial, audiências, sentença, recursos e execução.
E em todas as etapas, é muito importante que os envolvidos no processo estejam cientes de todas as atualizações e mudanças que envolvem o processo. Com isso, é importante que os mesmos façam as suas consultas processuais.
Para consultar o processo trabalhista, primeiramente é importante descobrir o Tribunal Superior do Trabalho da região no qual reside os envolvidos ou o próprio Juizado ou Vara.
Posteriormente, acessar o site oficial do Tribunal Superior do Trabalho da região estabelecida no processo.
A partir daí, é possível acessar ao processo através do preenchimento de dados de algum dos envolvidos, podendo ser através do nome completo, CPF, numeração do processo, vara no qual está inserido e processo.
Como consultar processos?
Para consultar qualquer processo de forma digital, através de um computador ou um smartphone próprio, é feito de maneira bem simples e objetiva.
Primeiramente, pesquise pelo Tribunal de Justiça referente ao estado do envolvido, do que está presente no processo, ou mesmo do estado no qual o Juizado ou Vara que está sendo realizado o processo.
Posteriormente, basta realizar uma pesquisa por Tribunal de Justiça + o estado que está localizado (Exemplo: Tribunal de Justiça de São Paulo).
O site para ser realizada a consulta processual é o site oficial do Tribunal, oficializado pelo estado federal. Com isso, basta procurar a aba de “Consulta” presente no menu principal.
Posteriormente, a esse “tipo de pesquisa”, e escolha por qual informação pessoal do envolvido deseja realizar a pesquisa, seja através do nome completo e CPF, ou pelo número do processo.
Para um melhor destino na página corretamente, é melhor que a consulta processual seja feita pelo número do processo, porém, escolha o que seja melhor para sua pesquisa. Posteriormente, é possível consultar a situação do processo. Para melhor interpretação, consulte-o com a ajuda do advogado envolvido.