Empréstimo pessoal: como pedir e qual o melhor banco?

Por João
0 Comente
Empréstimo pessoal: como pedir e qual o melhor banco?

Os motivos que impulsionam a realização de empréstimo pessoal, podem variar de acordo com a situação financeira ou planos futuros nos quais os indivíduos estão contextuados.

Assim como variam-se os motivos que levam o pedido de um empréstimo pessoal, as orientações de cada banco, solicitações de documentos ou passos de realização referente ao burocrático também variam de empresa para empresa. Cada banco possui seu método para oferecer o empréstimo, método de garantia, e o modo de pagamento (em qual período, se terá juros, entre outros). 

Uma situação financeira carregada de perrengue, uma falência empresarial, um sonho de investir ou desenvolver uma empresa própria, o objetivo de viver de forma autônoma, ou realizar uma compra de alto valor, são os principais e recorrentes motivos que impulsionam a solicitação de empréstimos pessoais. 

É uma maneira que de acordo com aquela situação, será o caminho mais viável, mais benéfico e em alguns casos, podendo ser a “salvação” daquele momento e naquele contexto financeiro. 

Os empréstimos podem ser fornecidos para a maioria da população, sendo restritos para alguns indivíduos de acordo com seu histórico de  pagamentos, empréstimos passados, faixa etária, problemas burocráticos ou ilegalidades. 

O contexto financeiro passado e atual influenciam na liberação dos empréstimos, no qual por tratar-se de um alto valor (em sua maioria) de dinheiro  fornecido para os indivíduos, há uma “investigação” sobre histórico, para que  haja uma confiança no pagamento futuro. 

Qual o melhor lugar para fazer um empréstimo pessoal? 

A realização de empréstimo pessoal é oferecida por bancos brasileiros, que são os fornecedores de auto valores por um método de pagamento mensal, ou parcelado. 

Mas, em situações de atraso ou irregularidades do contrato de empréstimo posterior ao recebimento do valor, em sua maioria os bancos  possuem altos valores de juros. 

O juro é uma porcentagem do valor oferecido, que será cobrado nessas situações irregulares do pagamento; então a prioridade dos indivíduos para solicitar um empréstimo pessoal, são de bancos que  possuem juros menores.

Devido a isso, o que é considerado melhor lugar para a realização de  empréstimos, são bancos que oferecem uma porcentagem menor ou quase  nada de juros. 

Visto que há uma insegurança da parte de quem recebe o empréstimo, que mesmo realizado, o pagamento deve ser conforme foi estabelecido no contrato. Além de claro, ser um banco que transmite clareza nas informações, no contrato, com confiança, com um atendimento acolhedor e de qualidade.  

Qual o melhor banco para a liberação de empréstimo? 

Uma forma mais garantida e eficiente para descobrir o melhor banco para a liberação de empréstimo, primeiramente é importante saber que a qualidade do banco em relação ao oferecimento, ou seja, comparar atendimentos e indicações de pessoas que já utilizaram desse benefício. 

Mas, como foi dito anteriormente, o juro que é cobrado é um fator primordial para definir qual será o banco mais benéfico para o empréstimo.  

Com isso, é importante acompanhar anualmente as informações fornecidas. No ano de 2021, os três bancos com as menores taxas são: 

Possuindo respectivamente 1,12%, 1,26% e 1,29% juros ao mês e 14,34%, 16,18% e 16,67% juros ao ano. 

Qual banco mais indicado para a realização de empréstimo? 

Existem muitas opções de instituições bancárias que disponibilizam o  oferecimento de empréstimos pessoais, tudo depende do critério da pessoa que  irá realizar o empréstimo e suas preferências pessoais, seja um juro menor, seja  uma rapidez na disponibilização do empréstimo, seja por parcelas mais longas,  ou mesmo atendimento de qualidade. 

Entretanto, um dos bancos mais indicados para a realização de empréstimos, é o Banco do Brasil, que apesar de possuir um juro na média do valor, possui qualidade no oferecimento e no atendimento.  

O que é necessário para pedir um empréstimo do banco? 

Para fazer um empréstimo do banco, é necessário primeiramente que se realize uma solicitação no banco de preferência, para que o mesmo faça uma análise do perfil do solicitante; para que todos os requisitos sejam disponíveis para a realização do empréstimo (ou em alguns casos, negado). 

São solicitadas documentação como: RG, CPF e comprovante de residência e de renda; mas podem variar de uma instituição financeira para outra (além da obrigatoriedade de ter entre 18 e 79 anos). 

Os critérios para o fornecimento de empréstimos podem variar de banco para banco, mas em sua maioria, baseiam-se em indivíduos que tenham um  histórico razoável de pagamento de outros empréstimos, parcelamentos e  financiamentos, além da comprovação de renda que será compatível para o  futuro pagamento dos empréstimos.  

Qual é o banco que faz empréstimo para autônomo?

A maioria das instituições bancárias oferecem empréstimos para profissionais autônomos, para isso, basta estar presente nos critérios padrões dos empréstimos pessoais, mas, com a diferença básica de enviar a comprovação de renda de acordo com o imposto de renda de profissional autônomo (que pode ser disponibilizado para profissionais autônomos cadastrados no MEI). 

Quem pode fazer empréstimo? 

Qualquer indivíduo que possui idade entre 18 e 79 anos, que possui uma  comprovação de renda adequada para o pagamento futuro das parcelas do  empréstimo, que possui comprovação de residência e as documentações com  um histórico coerente com todas as obrigações. 

Tudo será analisado pela instituição bancária que irá oferecer o empréstimo para posteriormente, oferecer o valor solicitado. 

Sugestões

Deixe um comentário