Quem deseja ganhar mais produtos ou serviços, uma CTA, do inglês Call-to-Action, ou chamada para ação, pode atrair e convencer as pessoas que se deparam com uma em um site, uma rede social ou em um e-mail marketing.
Para isso, é preciso ter uma Call-to-Action convincente, com o objetivo de fazer com que os leitores façam algo em uma página.
Por esse motivo, entre outros exemplos a seguir, é preciso saber escrever uma Call-to-Action, o que torna uma habilidade essencial dentro das estratégias de marketing digital.
Mesmo que seja curta, uma Call-to-Action pode ser difícil de se desenvolver, pois é preciso criatividade para atrair a atenção de tantos consumidores.
Entenda mais sobre as CTAs, e como ela pode fazer a diferença na taxa de conversão de leads, os clientes em potencial, em consumidores pagantes e embaixadores de uma marca.
Índice do Conteúdo
Do que se trata a call-to-action?
Uma chamada para ação, ou Call-to-Action, pode ser empregada em diferentes formatos, como:
- Botão;
- Frase;
- Link;
- Palavra.
O objetivo da Call-to-Action é convidar internautas a realizar uma determinada ação, a partir de páginas da internet, em um publicação de rede social, artigos e textos, assim como boletins informativos, landing pages e tantos outros elementos digitais.
A Call-to-Action é indispensável, pois as empresas desejam com que internautas tenham uma conexão com uma marca, um produto ou um serviço de aluguel de impressora em guarulhos, e que tomem uma iniciativa e partam para a ação, se possível, de aquisição enquanto consumidor.
Enquanto fornecedor dentro de um mercado consumidor, uma empresa precisa pensar em como fazer com que a audiência tome a ação que deseja, e isso deve ser feito sendo dito de forma direta.
Nesse sentido está a função das diferentes Call-to-Action, ou seja, dizer ao público, de forma amigável, quais os próximos passos e o que tem que ser feito, de uma maneira irresistível, que a pessoa vai querer fazer por vontade própria.
A estratégia de Call-to-Action deve estar presente dentro de um planejamento de marketing digital, pois ela tem muito a oferecer a partir do momento que se passa a usar com insistência e da forma correta.
Quais as funções da Call-to-Action?
As CTAs são usadas para gerar e nutrir leads de uma marca, com direcionamento para conteúdo valioso em páginas devidamente preparadas para receber os clientes que se interessam por balança digital refrigeração, entre outros produtos e serviços.
O compartilhamento em redes sociais pode ajudar no fortalecimento da marca, assim como promover um evento ou reter o público.
A equipe de vendas pode se aproveitar de uma Call-to-Action para oferecer produtos e serviços, com um roteiro traçado sobre os passos dentro de uma jornada de compra devidamente estabelecida pela empresa.
Desde o princípio, a ideia principal da Call-to-Action é atrair os clientes em potencial e convertê-los em leads, vendas e, por fim, consumidores satisfeitos e divulgadores da marca de forma espontânea e orgânica.
Exemplos na prática de call-to-action
A descrição de Call-to-Action pode ser focada na atração de clientes, mas há diferentes exemplos em que essa ferramenta pode ser colocada em prática.
Conhecer os exemplos disponíveis é fundamental para se aplicar, de maneira eficaz, com o intuito de obter todos os benefícios que a Call-to-Action tem a oferecer a uma empresa.
- Leads do site
As CTAs empregadas onde novos visitantes de um site de caixas cartonagem personalizadas tendem a agregar, como a página inicial, o blog ou em URLs de produtos mais populares são desenvolvidas para leads.
Esse tipo de Call-to-Action leva a uma landing page, ou página de destino, com um formulário básico, solicitando no máximo 3 informações.
Ela oferece um incentivo em troca dessa informação, e o conteúdo oferecido deve ser algo que interesse à persona de comprador, ou buyer persona, como informações sobre soluções de problemas, ou educação por meio de ferramentas e dados do setor.
- Conscientização do evento
O emprego desta Call-to-Action depende do segmento de público em relação à empresa, e o que se tenta atrair, para a participação em um evento sobre impressão de livros sob demanda, ou a compra de ingressos.
Essa CTA é feita de forma direta e simples, informando onde se pode obter mais informações sobre o evento, livre de se oferecer um incentivo, como um e-book ou uma amostra.
Nesse caso, essas CTAs são úteis em brochuras, permitindo que representantes de vendas possam oferecer folhetos com sugestão ao público que esteja atento para não perder um próximo evento.
- Conversor de vendas
A Call-to-Action para conversor de vendas se trata da nutrição de leads e coleta de dados, dentro de uma estratégia de inbound marketing, para criar confiança, fornecer valor e aproximar o público-alvo de uma venda.
Esta Call-to-Action tem como objetivo incentivar uma venda, sendo empregada no final de uma postagem de blog, em uma página de um produto ou um folheto, com apoio de cópia que incentiva o desejo e torna a próxima etapa uma ação natural.
- Formulários de construção de persona do comprador
Esse tipo de CTA trata de coletar informações de leads mais ricas, podendo vincular um endereço de e-mail no elemento da ação inicial, ajudando as vendas a elaborar o argumento e garantir a comercialização de um produto ou serviço
O formulário reúne mais informações, como no caso do setor B2B (Business To Business), em que o foco está na empresa, e no B2C (Business To Consumer) são feitas perguntas sobre as necessidades específicas de um lead.
De qualquer maneira, a CTA tende a fornecer incentivos para fornecer tais informações, como descontos sobre locação de impressoras preço ou download de um e-book de interesse valioso e repleto de dados.
- Nutrição de Leads
Tratada como uma Call-to-Action das mais exclusivas, é direcionada a indivíduos mais lentos no funil de vendas, que se mostram estagnados.
A Call-to-Action, nesse caso, pode se apresentar como freemium, ou avaliação gratuita.
O produto disponível é uma versão reduzida sobre um produto ou serviço, ou uma ferramenta adjacente que combina com o que o cliente tem à disposição.
- Conteúdo adicional
Esta CTA ajuda os clientes que se aprofundam nas pesquisas, seguindo uma ação como “Leia Mais”, antes de tomar a decisão definitiva.
Pode estar em uma página de perguntas frequentes, em um folheto ou um texto disponível para a imprensa.
A Call-to-Action permite que uma empresa que oferece cursos de treinamento nr 32 mantenha as informações básicas, de uma forma simples e direta, ao mesmo tempo em que oferece especificações detalhadas para quem busca por mais dados.
- CTAs sociais
Com a expansão das redes sociais, as CTAs tentam converter os leads por meio de engajamento, encorajando os indivíduos a compartilhar conteúdo, curtir e seguir os perfis.
Nesse caso, essas CTAS nem sempre estão disponíveis para troca de conteúdo, oferecendo apenas uma nova forma de engajamento.
- Sugestões de produtos e serviços
Esse modelo de Call-to-Action pode ser mais complexo, a partir do uso de algoritmos baseados em sugestões de outros produtos e serviços visualizados por usuários na internet.
Também pode ser uma CTA mais simplista, apontando para para produtos e serviços populares.
Enfim, é uma ferramenta que tem como função ajudar os clientes em potencial, e mesmo os atuais, a conhecerem novas ofertas de etiquetas para produtos de limpeza, o que se torna especificamente útil durante o lançamento de um produto ou serviço.
Por que a Call-to-Action é tão importante?
Se uma Call-to-Action esclarece o que um empresa deseja que o usuário fale a seguir, ou mesmo como função de persuasão para que os clientes sigam no funil de vendas até a conversão, a importância já se faz relevante.
Dentro de uma campanha de marketing digital, a Call-to-Action permite observar resultados mensuráveis.
Os leads podem ser adicionados no início de uma jornada de compra, e continuar avançando no funil de vendas, tudo por causa da Call-to-Action, fazendo com que todos os esforços de marketing não sejam desperdiçados.
Com o desenvolvimento adequado, a Call-to-Action pode aumentar o alcance de uma marca, construir um mailing de e-mail e ajudar a vender mais serviços e produtos.
Pode ser que, em determinado ponto, a CTA não cause o efeito desejado, o que exige rever todos os passos e fazer os ajustes necessários para atrair os leads.
Dessa forma, a importância da Call-to-Action está desde a estética visual até o posicionamento de um backlink em um guest post sobre a oferta de um aquecedor a gás instalado preço, ou em uma página de destino.
Em geral, profissionais de marketing digital realizam testes A/B diferentes antes de dimensionar um anúncio é uma Call-to-Action de alto desempenho.
Conclusão
Todo o poder de um site e-commerce está relacionado à formalização da Call-to-Action, pois a ação de cada pessoa é o que importa para uma empresa.
Mais importante é entender o básico sobre a Call-to-Action, todas as funções, objetivos, conteúdo e aplicações adequadas, e como ela melhora a conversão de leads.
A eficácia da Call-to-Action depende da imaginação, criatividade e habilidade sobre a implementação, para que assim uma empresa possa atrair mais e mais leads para aumentar as vendas e os lucros.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.