A ascensão da tecnologia e da internet permitiram o avanço do marketing digital e das oportunidades online, principalmente quando se trata de uma empresa que busca ocupar o devido lugar em meio a tantos concorrentes e um mercado consumidor interessado.
Se uma organização não está online, ela não está totalmente acessível para os clientes em potencial, ou leads, seja uma pequena empresa ou uma corporação de escopo internacional.
Por todas as facilidades que a tecnologia e a internet oferecem, uma empresa precisa investir em marketing digital, o que exige conhecimento sobre o assunto, as técnicas, a importância e os benefícios que isso acarreta para os negócios. Confira tais informações ao longo deste artigo.
Índice do Conteúdo
O que é o marketing digital?
Antes da expansão da internet junto à sociedade, as empresas desenvolviam campanhas publicitárias por meio de anúncios de rádio e TV, outdoors e busdoors, propagandas em jornais e revistas, além de mala direta e vitrines de estabelecimentos comerciais.
Com a migração para o ambiente online, a publicidade se transformou, junto com as mudanças de hábitos dos consumidores, promovendo o marketing digital para um novo patamar.
Assim, os profissionais que trabalham com marketing digital conseguem alcançar o público-alvo por meio de canais e plataformas online, como:
- E-mail marketing;
- Mecanismos de pesquisa;
- Mensagens eletrônicas;
- Redes sociais;
- E-commerce.
Entre ferramentas e estratégias significativas, o marketing digital ganha espaço, exigindo apenas criatividade e bom senso por parte de uma empresa de manutenção de equipamentos hospitalares, entre outras, e profissionais de diferentes áreas que almejam ter bons resultados online.
O papel do marketing digital no mundo moderno
A publicidade tradicional e o marketing digital passaram a conviver em certa harmonia, tamanha a importância que mídias como rádio e TV ainda têm quanto à influência sobre os consumidores.
Ainda assim, o marketing digital ganha cada vez mais espaço, com métodos que direcionam uma peça publicitária para nichos significativos e específicos, o que faz toda a diferença na captação de leads qualificados e o direcionamento para a jornada de compra.
No mundo moderno, as pessoas têm acesso à internet de forma facilitada, por meio de:
- Celulares smartphones.
- Computadores e notebooks;
- Smartwatches;
- Smart TVs;
- Tablets.
Aliás, com a popularização dos celulares smartphones, e a ampliação de redes de telefonia que permitem acesso à internet rápida, as empresas precisam adaptar o marketing digital para o sistema mobile, o que permite novas formas de alcance aos clientes.
Importância do marketing digital para empresas
O marketing digital é um fenômeno que transforma, cotidianamente, a publicidade em geral, e a forma como as empresas de freezer para laboratório se comunicam com o público-alvo.
Essa mudança de comportamento desafia processos e pessoas relacionados, como profissionais de marketing digital, agências publicitárias e plataformas online, que precisam estar à frente dos desafios.
Isso ocorre porque é preciso garantir experiências que realmente envolvam os clientes em potencial, de forma verdadeira, nas novas plataformas.
As métricas precisam ser aprimoradas, o conteúdo deve ser personalizado e o engajamento deve ser contínuo.
A evolução na forma como o marketing digital se transforma mostra o quão importante isso é para as empresas, ainda mais com a IA (Inteligência Artificial) tomando mais espaço, e com consumidores conversando com assistentes virtuais.
Tudo leva a análises e medições de dados necessários para melhor compreensão sobre o ROI (Return Over Investment) e o poder do compartilhamento.
Não se pode ignorar o tempo gasto, por parte dos consumidores, nas redes sociais, nem a abundância de sites que veiculam campanhas publicitárias e podem ser aproveitados pelo marketing digital.
De forma geral, o marketing digital incentiva os profissionais do setor a se adaptarem à forma como o público utiliza as plataformas e mídias online, e a comunicação se torna transformadora para as empresas.
Quais os benefícios do marketing digital?
Ao analisar o que o marketing digital proporciona às empresas dos mais diversos setores, ao se comunicarem com o público consumidor, é possível determinar os benefícios complementares dessas ações.
O marketing digital tem a capacidade de entregar e criar uma marca online, assim como impor a conscientização de um produto ou serviço, como de instalação de ar condicionado em BH, junto ao consumidor.
Isso leva a um melhor custo-benefício, por ser uma estratégia econômica, ainda mais quando se compara com a publicidade tradicional.
Além disso,aproxima a conexão com o cliente, construindo uma maneira de se comunicar que estabelece confiança e fidelidade à marca.
Dessa forma, vale destacar outros benefícios relacionados ao marketing digital e como isso faz toda a diferença na proposta final.
- Contato direto com clientes
Cuidar da satisfação do cliente, por meio de atendimento e serviço que se oferece, faz toda a diferença para o estabelecimento comercial, assim como proporciona uma reputação positiva à marca.
- Um passo à frente da concorrência
Uma marca com o marketing digital devidamente planejado pode ajudar uma empresa a se manter à frente da concorrência, com diversas vantagens sobre os produtos e serviços prestados.
- Ampliação de engajamento da marca
O ambiente digital é ativo todos os dias, com milhões de pessoas online por tempo relevante, seja à procura de um artigo sobre um produto atraente e interessante ou rolando o feed de notícias nas redes.
Muitos desses usuários podem ser potenciais clientes com o qual sua marca pode se relacionar. E isso serve como um método para obter o reconhecimento da marca de câmara frigorífica para congelados online.
- Conteúdo que se conecta aos consumidores
O marketing digital oportuniza adaptar conteúdos com base no perfil demográfico, bem como adicionar botões e links de CTA (Call To Action), ou seja, chamada para ação, de forma acionável.
- Rastreamento exato de esforços
Diferente da publicidade tradicional, o marketing digital permite acompanhar os esforços de campanha em vários canais e mídias, desde o primeiro ponto de contato do usuário, até quando ele sai de um site.
Qual a melhor estratégia de marketing digital?
A resposta para essa pergunta, na verdade, é que não há uma abordagem, estratégia ou técnica que sozinha seja perfeita para o marketing digital.
Assim, é preciso desenvolver diferentes ações, que se complementam, e que permitam alcançar os objetivos do negócio, considerando as especificidades da marca.
A elaboração de um planejamento estratégico para lucrar com um negócio depende de diversos fatores, incluindo:
- Cultura empresarial;
- Nicho de mercado;
- Orçamento;
- Setor.
Assim, um distribuidor de refrigerador para medicamentos pode atrair muitos leads a partir de uma campanha estratégica de SEO (Search Engine Optimization), enquanto uma cafeteria pode se beneficiar de anúncios PPC (Pay Per Click) e marketing de conteúdo por e-mail.
No entanto, vale conhecer algumas estratégias que podem ser adaptadas de acordo com as características da empresa e, assim, explorar de maneira correta no plano de marketing digital.
- Objetivos digitais
Uma empresa pode revistar o que se pretende alcançar por meio do marketing digital, e como as estratégias podem ajudar a competir de forma mais dinâmica.
Para isso, é preciso considerar novos modelos de negócios, assim como receita e investimento em transformação digital e marketing contínuo.
- Audiências digitais
Nesse caso, é preciso compreender os comportamentos, características e preferências da audiência online, tudo para entregar conteúdos e experiências mais relevantes a diferentes públicos-alvo.
O objetivo é aumentar as interações e, com isso, atingir objetivos de negócio sobre distribuição de painel para câmara frigorífica em um mercado online altamente competitivo, por exemplo.
- Dispositivos digitais
O público online interage com empresas por meio de uma combinação de plataformas como computadores e notebooks, smartphones e tablets, videogames, assistentes virtuais, entre outros dispositivos conectados, formando a IoT (Internet of Things), ou Internet das Coisas.
Assim, os diferentes canais usados devem ser considerados ao desenvolver a estratégia, verificando os mais usados pelo público e como otimizar as campanhas para esses ambientes.
A maioria das interações nesses dispositivos ocorre por meio de um navegador, além de aplicativos, plataformas e serviços online, como as redes sociais, lojas virtuais, canais de áudio e vídeo, e mecanismos de pesquisa.
Ou seja, esses formatos também precisam ser levados em consideração, identificando os que mais fazem sentido para os conteúdos e interações da marca.
- Mídia digital
O marketing digital pode ser adaptado a diferentes canais de comunicação de mídia pagas, próprios ou adquiridos, tudo para atingir e envolver o público B2B (Business To Business) interessado em aluguel de chiller, ou B2C (Business To Consumer), enquanto cliente final.
Isso pode ser feito por meio da própria publicidade, do e-mail marketing, mensageiros eletrônicos, redes sociais e mecanismos de pesquisa.
A mídia própria também inclui o site corporativo, assim como aplicativos próprios das empresas, em conjunto com estratégias de conteúdo.
- Tecnologia digital
A tecnologia que envolve o marketing digital permite que empresas criem experiências interativas a partir de aplicativos móveis e sites, podendo ampliar para quiosques em estabelecimentos comerciais e campanhas de e-mail.
Conclusão
Para que o marketing digital funcione adequadamente, é preciso criar estratégias exclusivas, conforme as necessidades e características de uma empresa de climatizador para galpão ou uma construtora imobiliária.
A verdade é que o marketing digital não tem uma fórmula definitiva, pois é possível utilizar as ferramentas on e offline de forma combinada, ou recorrer a técnicas unicamente digitais para envolver o público e atender aos objetivos da empresa, sempre realizando a avaliação dos resultados para campanhas mais efetivas.
Ao encontrar a forma certa de implementação do marketing digital, conforme a visão e valores da empresa, é possível atrair o público-alvo para os negócios, criar o reconhecimento da marca, além de envolvê-los para encurtar a jornada do comprador.
Descobrir todas as possibilidades que o marketing digital proporciona pode ser revelador, e isso faz toda a diferença para os resultados de uma empresa, valendo o investimento crítico, criativo, financeiro e de tempo para alcançar o sucesso.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.