Infográfico-o-que-é-exemplos-e-como-criar-um

O infográfico é uma técnica utilizada desde os princípios da história do  mundo, desde antes de possuir uma denominação e uma utilização definida, o  mesmo já era utilizado em sua origem, na pré-história.

Inicialmente como sendo  um método de conhecimento e auxílio em um período no qual não havia a  escrita, que é tão essencial para que a informação seja disseminada. 

Mas, teve  sua ascensão e expansão com uma definição estabelecida, somente no século  XVI, e desde então cada vez mais foi criando sua importância e papel no  processo de difundir conhecimento para as necessidades do dia a dia. 

Desde então, cada vez mais o infográfico possui um papel relevante em  inúmeros setores do mercado de trabalho, educação, técnicas de inúmeras áreas do conhecimento e como métodos de facilitar tarefas. 

Inclusive, sendo  essencial para que muitos cientistas, historiadores, matemáticos, economistas, políticos, entre outros cargos, obtivessem seu conhecimento disseminado e fossem pioneiros em desenvolver técnicas para atingirem o desenvolvimento humano, beneficiando a sociedade atual. 

O infográfico foi responsável por facilitar o conhecimento e garantir o crescimento em diversas áreas. 

O que é um infográfico e qual a sua função? 

O infográfico é uma técnica ou método utilizado (acredita-se que  pioneiramente) desde a pré-história, que é definido como a junção de textos, formas, desenhos, fotos, gráficos, imagens no geral (não sendo obrigatório o uso  de todos os elementos). 

Para serem usados como uma forma de atingir maior absorção das informações, engajamento da mensagem/conteúdo transmitido no infográfico e ser uma técnica para mais prática do que as demais técnicas de  absorvimento de informações. 

Para uma definição mais simples, o infográfico trata-se de uma arte, seja  manual ou digital, no qual podem ser inseridos textos, imagens, fotos, formas,  etc, para que as transmissões das informações sejam derivadas da junção  desses elementos visuais, que juntos, fazem um trabalho de absorção completa  do conteúdo que é inserido, de maneira que tudo que está utilizado visualmente, causa uma maior fixação do que está sendo incorporado para os usuários dessa  técnica.

O uso do infográfico está desde a função de realizar uma maior absorção  de conteúdos, trabalhos e projetos escolares e acadêmicos para estudantes, até  o uso para programas, propostas, planejamentos de categoria profissional, ou  seja, por empresas e profissionais.

O seu uso garante que uma maior parte dos  seus usuários tenham uma incorporação completa da mensagem/conteúdo que foi desenvolvido, como sendo uma estratégia visual de conhecimento de um  resumo didático, simples e objetivo. 

Quais os tipos de infográficos? 

Os tipos mais comuns de infográficos são caracterizados e diferenciados  de acordo com seus elementos utilizados e pelo seu destino de uso. 

Não existem  regras de acordo com a utilização desses infográficos e de acordo com os  elementos que devem ser inseridos ou não, tudo é questão da opção, adaptação  e absorção dos conteúdos do leitor.  

1. Infográfico simples

Como o próprio nome afirma, o infográfico simples  trata-se de uma arte mais “limpa”, sem que haja muitos elementos visuais,  prezando por conteúdos em textos e imagens restritos, apenas o básico. 

2. Infográfico completo

O infográfico completo insere todas as informações, imagens e dados relacionados ao conteúdo que está sendo trabalhado. 

É  possível fazer até um mini texto referente ao assunto, com direito a imagens para cada parte, dados, gráficos, figuras e com as informações completamente inseridas, para isso, é importante trabalhar um desenvolvimento que seja legível e garanta a absorção pelo usuário de tudo  que está inserido no infográfico.

3. Infográfico digital

O infográfico digital trata-se de todos os infográficos que  são desenvolvidos de maneira digital, ou seja, através de um programa de  computador (Canva, Photoshop, Illustrator), ou mesmo que por um aplicativo.  

Podendo usufruir de técnicas digitais, tornando-o visualmente mais  organizado e mais profissional.

4. Infográfico manual

O infográfico manual é o tipo de infográfico que é  desenvolvido de maneira manual, ou seja, através de canetas, lápis, recortes,  desenhos, formas desenvolvidas, entre outros. Muito comum para uso nas escolas e em alguns casos, acadêmico.

5. Infográficos estáticos

São os gráficos que possuem uma funcionalidade  mais delicada, com informações extremamente importantes e que não podem  ser poupadas, normalmente com uso como uma estática (parte da física que  estuda sistemas). Muito utilizado para projetos matemáticos, engenharias,  economia, entre outras áreas exatas e complexas. 

Para desenvolver esse  infográfico, é importante trabalhar todas as informações, textos, números, formas de maneira legível e com leiturabilidade (respeito à facilidade com que o olho absorve a mensagem e se move ao longo da linha), para que o  conteúdo seja completo e absorvido, além de ser visualmente confortável.

6. Infográfico interativo

Como o nome já afirma, os infográficos interativos  são desenvolvidos com o propósito do usuário poder inserir novas  informações e complementos no infográfico, e assim tornar a interação uma  forma de gerar maior imersão do mesmo quanto ao conteúdo.

7. Infográfico animado

Neste caso, são usados recursos de programas e  técnicas 3d para o desenvolvimento do infográfico. 

Por ser animado, pode  gerar uma melhor absorção de uma quantidade maior de conteúdos, sem ser algo visualmente poluído e cansativo. Pode conter figuras animadas, uso  de formas e letras em 3D, e em alguns casos, sonoridade.

Exemplos de infográficos

A importância do uso de um infográfico 

A importância de utilizar o infográfico em determinados setores é clara. O  mesmo possui comprovação da sua qualidade e dos seus benefícios, afinal, o  cérebro é capaz de absorver conteúdos visuais 6 mil vezes mais do que apenas  um texto cru, além do poder de convencimento, preferência e em tornar a  interpretação do infográfico menos cansativa em relação aos textos. 

Para  empresas, o uso do infográfico garante mais de 40% de aprovação dos leitores  e usuários. Além do conteúdo ser acessível para a maioria sem complexidade,  garantir a possibilidade de uso e maior tráfego em relação a perfis profissionais  ou acadêmicos.

Infográficos criativos 

Os infográficos criativos de uma maneira geral, é o que mais garante uma  absorção mais completa do conteúdo, pois além de ser visualmente confortável,  pode ser visualmente mais atrativo. 

As cores possuem um trabalho psicológico no subconsciente das pessoas, e com isso, quando trabalhadas de maneira  correta, tornam seus significados e suas sensações como base para uso. 

O uso  de formas, desenhos e fotos garantem uma melhor interpretação e maior desejo  de uso, pois torna o infográfico mais despojado, divertido, sem que carregue uma “pressão psicológica”. 

Mas, antes de desenvolvê-lo, se atente ao uso das cores, formas, textos e não esqueça de evitar a poluição visual. 

O uso de infográfico para empresas 

O uso de infográficos para empresas, caracteriza-se por uma estratégia  de Marketing de Conteúdo, método de conversão de usuários e acessos para  tornarem-se novos clientes, novos usuários, novos consumidores e sendo tudo  através de estratégias, planejamentos do compartilhamento de conteúdos  visuais e interativos referente a empresa, suas qualidades, valores e benefícios. 

Para usar para empresas, é viável que o mesmo seja profissional, legível,  as cores sejam trabalhadas (de preferência com o toque da identidade visual da empresa), que carregue as informações essenciais e figuras, sempre visando  informar o usuário, torná-lo interessado em conhecer a empresa e acessar suas  mídias sociais. 

O uso de programas como Canva (plataforma de design), é uma  opção viável para apresentar um conteúdo atrativo e profissional. Para uso, basta desenvolver um planejamento e estratégias para seu compartilhamento,  pois o tráfego de infográficos é maior em relação a outros conteúdos, gerando maiores resultados.

Sugestões

Deixe um comentário