O infográfico é uma técnica utilizada desde os princípios da história do mundo, desde antes de possuir uma denominação e uma utilização definida, o mesmo já era utilizado em sua origem, na pré-história.
Inicialmente como sendo um método de conhecimento e auxílio em um período no qual não havia a escrita, que é tão essencial para que a informação seja disseminada.
Mas, teve sua ascensão e expansão com uma definição estabelecida, somente no século XVI, e desde então cada vez mais foi criando sua importância e papel no processo de difundir conhecimento para as necessidades do dia a dia.
Desde então, cada vez mais o infográfico possui um papel relevante em inúmeros setores do mercado de trabalho, educação, técnicas de inúmeras áreas do conhecimento e como métodos de facilitar tarefas.
Inclusive, sendo essencial para que muitos cientistas, historiadores, matemáticos, economistas, políticos, entre outros cargos, obtivessem seu conhecimento disseminado e fossem pioneiros em desenvolver técnicas para atingirem o desenvolvimento humano, beneficiando a sociedade atual.
O infográfico foi responsável por facilitar o conhecimento e garantir o crescimento em diversas áreas.
Índice do Conteúdo
O que é um infográfico e qual a sua função?
O infográfico é uma técnica ou método utilizado (acredita-se que pioneiramente) desde a pré-história, que é definido como a junção de textos, formas, desenhos, fotos, gráficos, imagens no geral (não sendo obrigatório o uso de todos os elementos).
Para serem usados como uma forma de atingir maior absorção das informações, engajamento da mensagem/conteúdo transmitido no infográfico e ser uma técnica para mais prática do que as demais técnicas de absorvimento de informações.
Para uma definição mais simples, o infográfico trata-se de uma arte, seja manual ou digital, no qual podem ser inseridos textos, imagens, fotos, formas, etc, para que as transmissões das informações sejam derivadas da junção desses elementos visuais, que juntos, fazem um trabalho de absorção completa do conteúdo que é inserido, de maneira que tudo que está utilizado visualmente, causa uma maior fixação do que está sendo incorporado para os usuários dessa técnica.
O uso do infográfico está desde a função de realizar uma maior absorção de conteúdos, trabalhos e projetos escolares e acadêmicos para estudantes, até o uso para programas, propostas, planejamentos de categoria profissional, ou seja, por empresas e profissionais.
O seu uso garante que uma maior parte dos seus usuários tenham uma incorporação completa da mensagem/conteúdo que foi desenvolvido, como sendo uma estratégia visual de conhecimento de um resumo didático, simples e objetivo.
Quais os tipos de infográficos?
Os tipos mais comuns de infográficos são caracterizados e diferenciados de acordo com seus elementos utilizados e pelo seu destino de uso.
Não existem regras de acordo com a utilização desses infográficos e de acordo com os elementos que devem ser inseridos ou não, tudo é questão da opção, adaptação e absorção dos conteúdos do leitor.
1. Infográfico simples
Como o próprio nome afirma, o infográfico simples trata-se de uma arte mais “limpa”, sem que haja muitos elementos visuais, prezando por conteúdos em textos e imagens restritos, apenas o básico.
2. Infográfico completo
O infográfico completo insere todas as informações, imagens e dados relacionados ao conteúdo que está sendo trabalhado.
É possível fazer até um mini texto referente ao assunto, com direito a imagens para cada parte, dados, gráficos, figuras e com as informações completamente inseridas, para isso, é importante trabalhar um desenvolvimento que seja legível e garanta a absorção pelo usuário de tudo que está inserido no infográfico.
3. Infográfico digital
O infográfico digital trata-se de todos os infográficos que são desenvolvidos de maneira digital, ou seja, através de um programa de computador (Canva, Photoshop, Illustrator), ou mesmo que por um aplicativo.
Podendo usufruir de técnicas digitais, tornando-o visualmente mais organizado e mais profissional.
4. Infográfico manual
O infográfico manual é o tipo de infográfico que é desenvolvido de maneira manual, ou seja, através de canetas, lápis, recortes, desenhos, formas desenvolvidas, entre outros. Muito comum para uso nas escolas e em alguns casos, acadêmico.
5. Infográficos estáticos
São os gráficos que possuem uma funcionalidade mais delicada, com informações extremamente importantes e que não podem ser poupadas, normalmente com uso como uma estática (parte da física que estuda sistemas). Muito utilizado para projetos matemáticos, engenharias, economia, entre outras áreas exatas e complexas.
Para desenvolver esse infográfico, é importante trabalhar todas as informações, textos, números, formas de maneira legível e com leiturabilidade (respeito à facilidade com que o olho absorve a mensagem e se move ao longo da linha), para que o conteúdo seja completo e absorvido, além de ser visualmente confortável.
6. Infográfico interativo
Como o nome já afirma, os infográficos interativos são desenvolvidos com o propósito do usuário poder inserir novas informações e complementos no infográfico, e assim tornar a interação uma forma de gerar maior imersão do mesmo quanto ao conteúdo.
7. Infográfico animado
Neste caso, são usados recursos de programas e técnicas 3d para o desenvolvimento do infográfico.
Por ser animado, pode gerar uma melhor absorção de uma quantidade maior de conteúdos, sem ser algo visualmente poluído e cansativo. Pode conter figuras animadas, uso de formas e letras em 3D, e em alguns casos, sonoridade.
Exemplos de infográficos
A importância do uso de um infográfico
A importância de utilizar o infográfico em determinados setores é clara. O mesmo possui comprovação da sua qualidade e dos seus benefícios, afinal, o cérebro é capaz de absorver conteúdos visuais 6 mil vezes mais do que apenas um texto cru, além do poder de convencimento, preferência e em tornar a interpretação do infográfico menos cansativa em relação aos textos.
Para empresas, o uso do infográfico garante mais de 40% de aprovação dos leitores e usuários. Além do conteúdo ser acessível para a maioria sem complexidade, garantir a possibilidade de uso e maior tráfego em relação a perfis profissionais ou acadêmicos.
Infográficos criativos
Os infográficos criativos de uma maneira geral, é o que mais garante uma absorção mais completa do conteúdo, pois além de ser visualmente confortável, pode ser visualmente mais atrativo.
As cores possuem um trabalho psicológico no subconsciente das pessoas, e com isso, quando trabalhadas de maneira correta, tornam seus significados e suas sensações como base para uso.
O uso de formas, desenhos e fotos garantem uma melhor interpretação e maior desejo de uso, pois torna o infográfico mais despojado, divertido, sem que carregue uma “pressão psicológica”.
Mas, antes de desenvolvê-lo, se atente ao uso das cores, formas, textos e não esqueça de evitar a poluição visual.
O uso de infográfico para empresas
O uso de infográficos para empresas, caracteriza-se por uma estratégia de Marketing de Conteúdo, método de conversão de usuários e acessos para tornarem-se novos clientes, novos usuários, novos consumidores e sendo tudo através de estratégias, planejamentos do compartilhamento de conteúdos visuais e interativos referente a empresa, suas qualidades, valores e benefícios.
Para usar para empresas, é viável que o mesmo seja profissional, legível, as cores sejam trabalhadas (de preferência com o toque da identidade visual da empresa), que carregue as informações essenciais e figuras, sempre visando informar o usuário, torná-lo interessado em conhecer a empresa e acessar suas mídias sociais.
O uso de programas como Canva (plataforma de design), é uma opção viável para apresentar um conteúdo atrativo e profissional. Para uso, basta desenvolver um planejamento e estratégias para seu compartilhamento, pois o tráfego de infográficos é maior em relação a outros conteúdos, gerando maiores resultados.