Toda estratégia de negócios é um processo de gerenciamento para criar estratégias e se preparar para diferentes probabilidades.
Estratégia no sentido simples da palavra é um plano projetado para atingir um objetivo e um planejamento, como todos sabemos que é a principal função da gerência que estabelece a base para todo o negócio.
O gerenciamento estratégico em essência é um nome sofisticado dado ao processo de planejamento em ação. Envolve a criação e execução dos principais objetivos acordados pela gerência de nível superior de uma empresa.
É a soma total de todas as decisões inteligentes tomadas pelos gerentes em toda a organização em diferentes momentos para o benefício e o sucesso dos negócios. Isso é feito principalmente com base na análise SWOT.
SWOT é um acrônimo formado por quatro aspectos de um negócio que deve ser analisado Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaça.
O gerente precisa entender onde a empresa se destaca (força), onde luta (fraquezas), onde pode ter sucesso (oportunidade) e como pode falhar (ameaças).
Fazendo essa análise, será formada uma imagem clara do que os negócios enfrentarão e terão que fazer e é com base nessa imagem que o processo continua.
Gerenciamento Estratégico é a identificação e ilustração das estratégias que o gerenciamento implementa para atingir resultados financeiros superiores para sua organização, especialmente em comparação com os concorrentes do mesmo setor.
Também pode ser observado como o conjunto de decisões tomadas por um gerente, impactando os resultados do desempenho competitivo da organização.
A análise detalhada das informações disponíveis e a utilização criativa dos recursos (podem não ser únicas) são necessárias para a tomada de decisões importantes.
Ao tomar decisões estratégicas, é necessário um planejamento significativo para cenários previsíveis e situações imprevisíveis.
Índice do Conteúdo
Recursos de gerenciamento estratégico
Processo Consciente
Estratégias é um produto da consciência e do intelecto desenvolvidos que nós, humanos, orgulhosamente possuímos e empregamos.
O gerenciamento estratégico implica o uso do cérebro e do coração e não é um processo rotineiro e contínuo.
Requer grande habilidade e experiência para ser realizado de maneira eficaz e requer plena aplicação da consciência.
Requer previsão
O futuro é incerto. Não podemos prever o que vai acontecer. No entanto, com base nas informações disponíveis, poderemos presumir certas coisas sobre o futuro.
Por exemplo, uma descoberta de que o item XYZ causa câncer pode permitir-nos fazer uma presunção bastante razoável de que o item XYZ será banido em um futuro próximo.
Essa presunção, portanto, nos permite não fazer nenhum investimento em nada diretamente relacionado ao XYZ.
Essa é uma presunção muito óbvia, mas a maioria das presunções não é e as informações disponíveis também não são necessariamente valiosas.
É aqui que a gestão estratégica como processo requer previsão. O gerente deve ser capaz de prever o que aconteceria com os sinais limitados e muitas vezes ambíguos que ele obtém.
Depende das qualidades pessoais
As duas considerações acima deixam bem claro que o gerenciamento estratégico depende fortemente das qualidades pessoais dos gerentes que ocupam os cargos de nível superior.
Essas qualidades pessoais, incluindo habilidades e experiência obtidas ao longo de anos de emprego e observação, não podem ser transmitidas por aulas de treinamento e requerem exposição prática por longos períodos de tempo, a menos que a pessoa nasça com o talento de criar estratégias (o que é raro).
Processo orientado a objetivos
O processo é realizado com a intenção e o objetivo de analisar os vários elementos por meio da análise SWOT e outras ferramentas e desenvolver um plano ou estratégia que efetivamente permita que a empresa se manobre em todos os obstáculos e faça uso de sua força.
Esse processo também desempenha o papel de orientar todas as outras funções da meta de negócios.
Facilita a tomada de decisão
A gestão estratégica desempenha um papel essencial na tomada de decisões importantes.
Sempre que um gerente precisa tomar uma decisão, ele precisa pensar sobre o rumo dessa decisão na estratégia geral e na trajetória do negócio.
Assim, as estratégias desenvolvidas atuam como um guia para tomar decisões eficientes e precisas.
Processo Primário
Gerenciamento estratégico é o processo principal em qualquer negócio.
As estratégias que o negócio deve aplicar em suas atividades são desenvolvidas no próprio estágio inicial e somente após a criação da estratégia que outros processos iniciam, baseando-a na estratégia.
Processo Perversivo
O Gerenciamento Estratégico é um processo abrangente, observado em todos os níveis do negócio.
As estratégias principais são formuladas para toda a empresa pela gerência de nível superior e as estratégias para atingir eficientemente o objetivo geral são desenvolvidas por meio das várias unidades de negócios inferiores.
Permite o gerenciamento de riscos
O gerenciamento de riscos pode ser considerado como um subconjunto ou uma forma específica de gerenciamento estratégico.
Risco é a probabilidade de uma perda futura e o gerenciamento de riscos envolve a formulação de várias estratégias para combater os riscos, tornando-o uma forma ou variedade de gerenciamento estratégico.
Impulsiona a Inovação
O desenvolvimento da estratégia não é um processo simples e requer tirar o melhor proveito de situações frequentemente muito restritivas.
Isso gera inovações e permite que os gerentes abordem problemas de diferentes ângulos e resolvam problemas com mais eficiência. Afinal, a necessidade é a mãe de todas as invenções.
A gestão estratégica como um processo é bastante complicada e requer anos de experiência e habilidades inerentes para ser realizada com eficiência.
O processo é abrangente e é central para qualquer negócio. É uma disciplina em si mesma e requer mais estudo para os entusiastas que desejam seguir a administração.
Conclusão
Uma visão contrária sobre o gerenciamento estratégico é que ele limita significativamente a descrição do gerente em um cenário dinâmico de mercado.
Estratégias são desenvolvidas para fornecer orientação à organização e sobre como responder a situações adversas ou favoráveis, no entanto, existem certos elementos que são completamente deixados de fora da consideração.
Alguns especialistas, por sua vez, promovem uma abordagem iterativa, que é um ciclo de aprendizado repetitivo, em vez de, uma progressão linear em direção a um destino final claramente definido.
Woodhouse e Collingridge sugeriram que a verdadeira estratégia deveria seguir idealmente o conceito de “tentativa e erro inteligente”, apesar da adesão aos planos estratégicos pré-decididos.
Outras citações de especialistas incluem:
“A estratégia deve ser vista como traçando o caminho geral em vez de etapas precisas”.
“Os meios são tão prováveis para determinar fins quanto os fins são para determinar meios”.
“Os objetivos que uma organização pode querer buscar são limitados pelo leque de abordagens possíveis para a implementação”.