Remarketing é uma estratégia de marketing que exibe anúncios do Google Ads para usuários que demonstraram interesse pelos produtos e serviços no site da empresa.
Essa ação deve fazer parte do planejamento de marketing dos negócios porque, dificilmente, alguém compra uma solução logo de primeira.
É muito comum que os visitantes acessem as páginas apenas por curiosidade, então, eles leem sobre um produto e logo em seguida saem, sem comprar. Essas pessoas se interessaram, mas não compraram por alguma razão.
Isso não significa que a marca deve simplesmente perder a oportunidade de venda, muito pelo contrário, ela pode lembrar esse consumidor que existe um produto de seu interesse e que ele está disponível.
É justamente para isso que serve o remarketing e todos os usuários da internet já se depararam com esse tipo de anúncio. Alguém, por exemplo, depois de pesquisar algum produto, vai notar alguns anúncios sobre ele em outras páginas, como as redes sociais.
Essa prática é muito importante para os negócios, mas antes de aplicá-la, é necessário entender seu conceito, importância e como utilizá-la, e é sobre isso que o artigo irá falar.
Índice do Conteúdo
Definição de remarketing e sua importância
Remarketing nada mais é do que criar anúncios para a mesma pessoa, gerando impacto mais de uma vez em alguém que demonstrou interesse por um produto ou serviço.
Essa estratégia é aplicada por meio de campanhas de e-mail que ajudam a reativar a base de clientes e incentiva esses consumidores a tomarem uma ação.
Pode ser usada em diferentes situações, desde um e-mail para lembrar os itens abandonados no carrinho até avisos sobre promoções que possam interessar.
Um fabricante de chaveiro peugeot 207 deve investir em remarketing porque essa ferramenta é valiosa para campanhas e ações online. Por meio dela, é possível promover uma marca e potencializar as vendas do site.
Trata-se de uma estratégia que impulsiona o ROI da corporação, independentemente do porte ou segmento da companhia.
Um dos maiores benefícios oferecidos por ele é o fato de mostrar a mensagem certa para as pessoas certas e no momento mais adequado. Quando o negócio atinge as pessoas propensas a comprar, as chances de conversão naturalmente são maiores.
A marca pode criar seus anúncios rapidamente e de maneira prática, segmentando o público com base no perfil dos clientes, o que aumenta a visibilidade das campanhas e otimiza os investimentos.
O objetivo do remarketing é alcançar potenciais clientes que, por alguma razão, não avançaram no funil. Mas, além de ajudar nesse sentido, traz outros benefícios, e um deles é o reforço da marca.
Existem vários setores que podem fazer com que o visitante não finalize sua compra, e nem sempre eles estão relacionados com o produto ou serviço.
Por meio do remarketing, a empresa alimenta a vontade de comprar e ainda permanece na mente das pessoas. Justamente por isso também traz como vantagem o aumento das oportunidades de conversão.
Existem muitos obstáculos que impedem um lead de se transformar em cliente, mas o remarketing tem força suficiente para quebrar barreiras e objeções, ajudando o negócio a aproveitar melhor suas oportunidades de vendas.
Por fim, um fabricante de bateria 12v automotiva terá maior alcance de público, ou seja, vai impactar mais pessoas. Por meio de algumas estratégias, é possível aumentar o alcance do público e potencializar as oportunidades de vendas.
No entanto, para aproveitar todos esses benefícios, é necessário saber trabalhar o remarketing do jeito certo.
Como ter sucesso com remarketing
Agora que já se sabe o potencial dessa ação, chegou o momento de descobrir como trabalhar com ela para ter mais sucesso. Algumas dicas, são:
1. Criar uma lista de interessados
As plataformas de anúncios permitem a criação de listas de pessoas interessadas em uma solução. Porém, é necessário ter critério na hora de escolhê-las, evitando, por exemplo, visitantes que passaram pelo site há mais de trinta dias.
Além disso, a lista de um restaurante argentino com tango não deve ter apenas pessoas que já comeram no estabelecimento. É necessário incluir visitantes do site que não fizeram uma reserva.
No caso de uma plataforma e-commerce, é necessário incluir usuários que não converteram, os que abandonaram o carrinho de compra, e assim por diante.
Não se deve desistir de quem desistiu de comprar, pois reconquistá-los é mais simples do que conquistar um cliente novo.
2. Aumentar os lances de algumas listas
Usar listas sem critério de definição pode ser prejudicial para a campanha de remarketing, além de dificultar o retorno sobre os investimentos. Isso porque a marca pode estar destinando recursos para um público sem potencial de compra.
O foco de um fabricante de adesivo jateado para vidro personalizado deve ser aqueles que realmente podem fazer uma compra.
Para ser assertivo na escolha, analise o tipo de produto que mais vende e quais foram as pessoas que o visitaram, mas não compraram.
Faça uma lista ordenada de clientes que compraram produtos mais lucrativos e crie com isso um tipo de funil. Faça lances mais altos para usuários que realmente podem ser convertidos e lances baixos para os que têm poucas chances de conversão.
Trabalhar dessa forma vai fazer com que sua estratégia seja muito mais econômica e competitiva, melhorando consideravelmente os resultados.
3. Ser cuidadoso ao criar os anúncios
Os anúncios de remarketing podem ser veiculados em diferentes canais, além de variarem em tamanho e formato. Não existe certo ou errado na hora de elaborá-los, mas é imprescindível testar as campanhas criadas.
Faça comparativos para encontrar formatos que trazem bons resultados, considerando diferentes características do anúncio, como:
- Cores;
- Vídeos;
- Imagens;
- Textos;
- Tamanhos;
- Formatos.
Ao contrário do que acontece com anúncios comuns, com o remarketing, uma empresa de automação porta de vidro pode personalizar melhor suas campanhas, tendo em vista que está falando com alguém que já demonstrou interesse.
Para não errar nesse processo, recomenda-se conhecer algumas estratégias de segmentação e personalização que as plataformas de anúncios oferecem.
4. Limitar o número de visitas
Limitar o número de visitas a que um prospect é exposto aos anúncios ajuda a evitar acessos desnecessários.
Quando isso acontece, os custos por aquisição acabam aumentando, o que prejudica os retornos para o negócio.
5. Considerar o ciclo de compras
O ciclo de compras nada mais é do que o caminho que o cliente percorre, desde o momento em que conhece a marca até a finalização da compra.
A empresa precisa entender como ele pesquisa os produtos e serviços, os aspectos que considera, canais que usa para se informar, o tempo que leva para se decidir, dentre outras questões importantes para o remarketing.
Uma empresa de reforma de fachada de loja de roupas não precisa deixar o anúncio disponível por trinta dias se o ciclo de compras costuma durar cinco dias, por exemplo.
Estender o tempo de exposição pode fazer a companhia perder tempo e dinheiro com pessoas que não se interessam por suas soluções. Assim sendo, tenha em mente que é o tempo do ciclo de vendas que decide o tempo de exibição dos anúncios.
6. Focar em quem adicionou ao carrinho
Pessoas que adicionaram um produto ao carrinho chegaram muito perto de comprar alguma coisa, por isso, a empresa deve tentar reconquistá-las o quanto antes.
Para fazer isso, um pet shop laço banho e tosa deve fazer uma lista apenas com pessoas que adicionaram um item no carrinho e outra para aquelas que confirmaram o pedido.
A lista deve ser personalizada para que a campanha gere impactos apenas por aqueles que não passaram pela página de confirmar pedido e os anúncios serão direcionados para os visitantes que quase compraram.
7. Usar a estratégia com moderação
Tenha cuidado com as campanhas de remarketing porque muitos usuários se sentem perseguidos pelas empresas e seus anúncios.
Exibí-los exageradamente pode provocar efeito contrário e afastar o potencial cliente, por isso, tenha cuidado e critério ao estabelecer sua frequência.
Uma empresa de tela proteção piscina deve exibir seus anúncios, no máximo, dez vezes por dia para um mesmo consumidor. Se a marca exibi-los mais do que isso, pode acabar irritando o potencial cliente e prejudicar sua estratégia.
Afinal, um consumidor não gostaria de ser perseguido por uma campanha só porque pesquisou por um produto.
Considerações finais
O remarketing é uma estratégia inteligente e que traz muitos benefícios para as empresas e consumidores. Enquanto elas conseguem aumentar suas vendas, os usuários têm a chance de encontrar a solução perfeita para suas necessidades.
Neste artigo, foi possível conhecer um pouco mais sobre essa ação e de que maneira colocá-la em prática para ter excelentes resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.