Os ADS são uma das maiores preocupações dos empreendedores que resolvem pôr em jogo algum tipo de campanha aqui dentro das mídias digitais.
Entretanto, não são poucos os que pensam em desistir de usá-los, uma vez que não compreendem bem a sua utilidade.
Afinal de contas, até mesmo negócios locais e empresas como escola infantil tempo integral podem fazer bom uso e desfrutar bastante das vantagens por trás dos anúncios pagos, a partir do momento que entendem qual o objetivo estratégico de adotar o seu uso.
Mas, o grande problema é que, para os investidores de primeira viagem, o investimento no chamado tráfego pago, que é a forma como uma loja pode promover até mesmo um anúncio de vendas de sementes de crotalaria juncea, pode ser problemático.
A verdade é que toda e qualquer pessoa que se propõe a apostar em algo que não possui muita experiência corre o risco de se prejudicar. E nos casos dos anúncios pagos, o grande risco é desperdiçar dinheiro sem receber o retorno no progresso dos negócios.
Dessa maneira, e para que seja possível fornecer novo ânimo aos empreendedores digitais iniciantes, este artigo servirá como um novo incentivo para que os lançadores da internet e os vendedores de comércio eletrônico não desistam dos ADS.
Por meio da informação a respeito dos benefícios e oportunidades, juntamente com as orientações eficazes para que uma empresa possa se destacar dos concorrentes e expandir a boa imagem da empresa, será possível auxiliar os donos de empresa interessados.
Dessa forma, será possível entender como o funcionamento desses anúncios serve até mesmo para encontrar uma clínica veterinária próximo a mim e, dessa forma, enxergar aonde a oportunidade se apresenta de forma mais incisiva para o negócio.
Índice do Conteúdo
É preciso insistir nos ADS
O investimento no tão conhecido Google Ads, ou Google Adwords, como é chamado por outros, é um ativo de grandes resultados para aqueles que de fato acreditam na eficácia do seu processo.
O Google Ads consiste na maior ferramenta de links patrocinados da web e uma das principais ações para possibilitar o alcance do sucesso online e proporcionar receita para uma empresa.
De forma que, se uma companhia passa tanto tempo para definir questões pragmáticas e relativas ao trabalho no mundo físico, tais como serviços administrativos terceirizados, tão maior será o empenho necessário para ajustar o uso de uma ferramenta de anúncios.
O AdWords é a plataforma de marketing do Google para exibição dos anúncios em forma de links turbinados, quando uma pessoa faz uma busca no universo digital.
Os anúncios são apresentados, de forma bastante especial, nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras-chave utilizadas durante a busca.
Dentro desse aspecto, é importante também destacar o critério da visibilidade em uma estratégia com anúncio.
Quando uma companhia já faz parte do mundo digital, é preciso apresentar o seu conteúdo para o público correto. Por meio do Google Ads, essa realidade é muito mais assertiva e bem direcionada.
Além do mais, o Google detém em torno de noventa e seis por cento do market share das buscas, o que, por si só, já consiste em um grande motivo para que uma empresa, seja ela grande ou pequena, queira exibir os seus anúncios nos resultados de pesquisa.
O Google AdWords atua como um leilão com os anunciantes, fazendo o oferecimento de dinheiro em troca dos cliques. A grande diferença é que no AdWords, nem sempre a maior oferta obtém êxito.
Logo em seguida, entra em cena um dos critérios mais bem valorizados quando o assunto é tráfego pago nas mídias digitais, que é o atributo da audiência qualificada.
O grande diferencial desse tipo de processo é poder segmentar os diversos tipos de público, conforme o serviço ou produto que seja desejado. Além de aparecer durante mais vezes na ferramenta de busca, a marca será visualizada para as pessoas adequadas.
De forma que, se a empresa que trabalha com reforma placa veicular estiver com a sua sede localizada em Salvador, a segmentação deverá contemplar esse detalhe, uma vez que não fará o menor sentido aparecer para pessoas em São Paulo, por exemplo.
Mas, para tanto, o gestor responsável por essa segmentação precisa estar consciente dos tipos de segmentações disponíveis no momento, e será sobre isso que vão destacar os pontos abaixo.
O primeiro tipo são as já bem conhecidas palavras-chave, que são justamente as ferramentas que fazem com que os anúncios sejam exibidos para as pessoas, quando elas fazem alguma busca no Google.
Fazendo uso de palavras ou frases, torna-se possível representar produtos e serviços. Além do mais, essas keywords são particularmente úteis para as pessoas que já visitaram websites sobre o mesmo tipo de assunto.
O segundo tipo consiste na chamada segmentação por tópicos e canais. Nessa modalidade, a plataforma possibilita escolher tópicos específicos.
Além do mais, os anúncios também serão apresentados em vários sites sobre esse determinado tópico. Também é possível escolher de forma direta os sites mais acessados pelo seu público e mostrar os seus anúncios neles.
De forma que, se o site em questão tratar sobre algum assunto voltado a alimentos ou microempreendimentos, torna-se compatível vincular um anúncio de papel de embalar lanche.
Em seguida, tem-se o critério do público-alvo, por meio da segmentação baseada nesse critério, é possível mostrar anúncios para pessoas que estejam interessadas.
Mesmo quando elas estiverem visitando os websites, fazendo uso de aplicativos ou assistindo vídeos que não estejam objetivamente relacionados aos produtos e serviços da empresa, ainda assim será possível apresentar essas ofertas a elas.
Em terceiro lugar, aparece o local de exibição do anúncio. Com essa modalidade, torna-se possível escolher como os anúncios serão mostrados, desde mecanismos de pesquisa, sites comerciais ou mesmo pessoais, a exemplo dos blogs e páginas afins.
Em quarto lugar, apresentam-se os critérios relacionados à idade, local e idioma. Com eles, a plataforma possibilita escolher a idade, a localização regional e o idioma de quem será impactado pelos anúncios vinculados.
Em quinto lugar, existe o critério da programação, que está relacionado à definição dos dias, horários e da frequência. Aqui, há a possibilidade de mostrar os anúncios em determinados momentos ou dias da semana e optar pela frequência de exibição dessas propagandas.
Por fim, mas não menos importante, existe também a segmentação por dispositivos, que acontece quando os anúncios podem ser ilustrados em todos os tipos de dispositivos, tais como os computadores, laptops, tablets e celulares.
Nesse sentido, as pessoas também podem ajustar quando e em quais desses tipos de aparelhos terão os seus anúncios aparecendo.
Ainda é válido falar algo a respeito do Google Ads, sobretudo, com a necessidade de informar que ele pode proporcionar um controle total do investimento com a ferramenta.
Com o AdWords, é possível ter total controle acerca dos valores investidos. É possível delimitar quanto será gasto, tanto por mês, quanto por dia ou por campanha.
Também é possível definir para que a cobrança seja feita apenas quando o anúncio receber cliques, com o chamado CPM, a cada 1000 impressões, ou apenas quando ocorrer alguma conversão no site.
Benefícios a curto e longo prazo
Após tudo isso em mente, e a partir das formas convenientes que foram apontadas sobre o uso e a aplicação dos Ads, é possível citar algumas vantagens no seu uso, tanto no curto quanto no longo prazo.
Além da superação dos concorrentes e do destaque na consciência da marca, que serão os pontos abordados no próximo tópico, existem vantagens nos anúncios que podem ser destacadas até mesmo na divulgação de um serviço de limpeza de vidraças em altura.
São benefícios que se destacam pelo fato de possibilitar que as campanhas cheguem mais rápido aos seus objetivos.
De forma objetiva, é possível dizer que essa ferramenta:
- Turbina a visibilidade;
- Possibilita a segmentação do público;
- Limita os gastos;
- Otimização dos resultados.
Por meio do investimento em tráfego pago, é possível alavancar um negócio, de maneira a não permitir que um projeto fique travado, perdendo tempo e dinheiro por conta da falta de engajamento.
Vencendo os concorrentes e destacando a marca
É certo dizer que os anunciantes das empresas usam o Ads como uma maneira de fazer publicidade, e com certeza isso possibilita um grande alcance, proporcionando assim muito retorno.
Utilizar esse mecanismo de busca tendo a possibilidade de anunciar em suas páginas é de grande valia para aqueles que não dispõem de grande visibilidade na mídia. Dessa forma, torna-se possível superar a concorrência de forma muito mais fácil.
Com o uso dos Ads em uma empresa, é possível alcançar grande vantagem, até porque o sistema identifica e relaciona a busca do consumidor, fazendo com que ele se dirija direto aos links que mais se encaixam com as suas pesquisas.
Considerações finais
Antes mesmo de um empreendedor investir em uma nova remessa de sacola plástica personalizada 40×50 para repor no estoque da sua loja, ele deveria ponderar a viabilidade da otimização dos anúncios digitais.
Foi justamente por isso que esse texto se preocupou em apontar a importância, informar sobre as vantagens, sobretudo, no âmbito competitivo, de apostar nos ADS.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.