O conceito de Webinar pode ser apresentado como um seminário online que, por sua vez, pode ser transmitido ao vivo ou gravado. Esse seminário apresenta informações e dicas sobre temas específicos.
Esse tipo de apresentação pode ser utilizado pelas empresas para atrair e alimentar leads, apresentar novos produtos para possíveis compradores, serviços e até mesmo treinamento para funcionários, entre outras funções.
Índice do Conteúdo
O que é um Webinar?
O webinar é a junção das palavras Web e seminário, sendo uma abreviação da expressão inglesa “web based seminar” que, em sua tradução para o português significa, seminário baseado em rede.
Essa webconferência que pode ser ao vivo ou gravada, tem o intuito educacional ou comercial, na qual a comunicação é feita só por parte do palestrante aos telespectadores. É o formato ideal para:
- Aulas de formação teóricas ou práticas;
- Apresentação e demonstração de produtos;
- Palestras de especialistas;
- Comunicação de resultados;
- Eventos temáticos como marketing, saúde, cultura.
A única forma de interação da audiência é através de chats. Geralmente as plataformas usadas para as transmissões são:
- Youtube Live;
- WebinarJam;
- Google Hangouts;
- GoToWebinar.
Esse formato de conteúdo tem ganhado muito destaque, principalmente em estratégias para o marketing de conteúdo.
O webinar pode ser usado para atingir alguns objetivos dentro da empresa através da realização desses eventos.
Quem trabalha com funil de vendas, por exemplo, o webinar é uma ferramenta interessante, para gerar leads e facilitar a conversão da próxima etapa nessa jornada do consumidor.
Além de ser usado para abordagens mais diretas, onde direcionam o comprador diretamente para finalizar a compra enquanto fala sobre determinado produto ou serviço.
Esse tipo de conteúdo acaba funcionando como uma porta de correr para comercio, sendo muito eficaz na última fase da compra, mais conhecida como a etapa de decisão, onde de fato o cliente adquire o produto ou serviço.
Essa ferramenta também pode ser útil para otimizar o relacionamento com o cliente, oferecendo conteúdos exclusivos, tutoriais e interações em tempo real. A fim de melhorar a experiência dos consumidores, com mais chances de fidelização,
Pontos positivos de implementar o webinar
Atualmente o webinar é a forma mais prática de garantir atenção do público, que está ao alcance das telas praticamente o dia todo, podendo ser acessado em qualquer ambiente tal qual uma impressora de senhas de atendimento pode ficar.
Sendo perfeito para a entrega de conteúdos mais elaborados, informativos e completos, gerar leads e consolidar autoridade, gerando trazendo para a marca.
Com transmissões feitas pela internet, o custo e benefício é uma das grandes vantagens. Além de substituir o modelo arcaico presencial e todas as burocracias.
Esse modelo pode gerar um alcance bem maior, poupando tempo de quem irá assistir. Entre outros benefícios estão:
Atenção do público
Por conta de uma grande quantidade de marcas que tentam seu espaço na internet, fica cada vez mais desafiador atrair a atenção do público. Porém, quando consegue driblar esse obstáculo, é garantia de sucesso.
Entre tantas opções como banners, anúncios, e-mails e pop-ups, o webinar ainda é o mais atrativo, como um crachá empresarial pendurado no pescoço.
Pois o oferecimento do webinar é uma maneira eficaz de atrair o interesse do público. Esse evento ao vivo ou gravado, oferece uma experiência mais rica do que o formato em texto, que já está um pouco saturado para alguns.
Engajamento
O engajamento é o mais especial para o marketing, pois tendo engajamento é possível obter lucro. Além de gerar credibilidade para o público, colaborando para a fidelização de clientes em potencial, e o webinar também ganha destaque nesse ponto.
Ele ganha pontos por conta da capacidade de interação ao vivo, podendo responder às dúvidas dos participantes momentaneamente, sendo que a comunicação escrita, áudio e vídeos não são capazes de oferecer de forma tão rápida, embora também sejam eficazes.
Desta forma, é possível criar uma conexão mais forte entre a marca e os consumidores que é essencial para obter sucesso. Essa é uma das razões que esse modelo de apresentação é usado.
Credibilidade
Durante a transmissão é importante que quem estiver apresentando mostre que domina sobre o tema abordado, entregando um conteúdo de qualidade.
O próprio anúncio sobre o seminário já pode passar o ar de autoridade que precisa para ganhar credibilidade do público. Explorando bem o tema, é possível obter status de referência para os clientes em potencial.
Tráfego
É interessante que as empresas que invistam em Marketing Digital tenham sites comerciais bem estruturados. Mas é de extrema importância que o público visite o site e interaja.
Para que isso aconteça, é preciso ter conteúdos diversificados, valorizando a experiência do visitante. Com um webinário disponível é possível aumentar os acessos do site, melhorando o tráfego.
Essa fórmula pode ser ideal, assim como a sanca de gesso com ilha é para uma reforma. Se bem executado, o evento pode ser compartilhado pelos próprios espectadores, resultando em novos visitantes.
Vendas
O webinar é um dos formatos que traz a negociação presencial para o online. Enquanto a venda presencialmente atinge um público pequeno, o webinário tem o poder de alcançar muito mais gente.
Funciona praticamente como reunir uma quantidade grande de leads em um lugar fechado com grades para portas, apresentar a mercadoria e oferecer a melhor oferta. Desta forma, com uma boa abordagem, existe grande chance de conversão.
Como produzir um webinar
Para fazer um webinar é simples, basta seguir algumas dicas acompanhado do feeling que é possível produzir sem precisar de estúdio, ou equipamentos grandiosos.
Basta focar em um objetivo e ter como base estratégias com características da empresa. Independentemente da qualidade do webinar, só terá efeito positivo se for relativo com o público que será atingido. Assim, pode ser iniciado da forma abaixo:
Definir o tema
O primeiro passo é escolher qual tema será abordado para a palestra online. Funcionando como uma reciclagem de placas eletrônicas sobre os assuntos em alta ou até mesmo já abordados anteriormente no site da empresa.
Outro ponto importante é a escolha do título da webconferência. É preciso chamar a atenção como se fosse a fachada do estabelecimento. O público irá se interessar e consumir o conteúdo do título que lhe for atrativo.
Escolher a data e horário
Para o planejamento obter sucesso independentemente da abordagem, precisa ser bem feito. Isso inclui definir detalhes importantes, da mesma forma que um cordão para crachá é, parece algo simples, mas é de extrema utilidade.
Com o seminário online é a mesma coisa, quanto antes definir, melhor será para o planejamento da programação.
Outro ponto importante para a definir a data é conciliar com o objetivo. Se o ponto principal for vender, por exemplo, escolher a data para o início do mês, que é quando as pessoas recebem o salário, pode gerar melhor resultado.
Definir a plataforma
A escolha da plataforma para a execução do webinar é importante para criar uma experiência mais satisfatória ao público. Desta forma, a transmissão precisa ter qualidade, com o mínimo de imprevistos e ruídos.
O YouTube é considerado uma das plataformas mais comuns na hora da escolha, já que tem uma longa estrada por ser utilizado pela maioria para assistir vídeos.
Porém existem outras opções, como: GoToWebinar, Facebook também pode ser realizado, Twitch, Hangouts, Skype, entre uma grande variedade. Para escolher a ideal, a empresa deve saber onde encontrar seu público-alvo.
Criar uma landing page
Uma landing page, ou em sua tradução, página de captura, é a página onde serão feitas as inscrições das pessoas que desejam participar do webinar criado pela empresa.
Esta página deve ter as principais informações do que será abordado no seminário. Além de precisar de informações dos participantes como nome, e-mail, telefone, para mantê-los informados antes e depois do evento.
Divulgação
Para a execução desta etapa é possível usar diversos canais de comunicação. Desde as redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Como os canais de Youtube e também uma campanha de e-mail marketing.
Quanto maior for a divulgação, mais pessoas serão alcançadas podendo se tornar espectadores. Com a garantia equivalente à de uma empresa de segurança de eventos.
Além disso, é importante anexar um link direcionando o público ao landing page nessa divulgação. Desta forma, aumenta o alcance e fortalece a geração de leads.
Roteiro
Como qualquer apresentação, para o webinar também é necessário um roteiro para que o palestrante ou apresentador não se perca no que estiver falando.
As falas podem ser organizadas em tópicos, indicando os materiais que serão utilizados. Se necessário, podem ser utilizados slides e demonstração dos produtos.
É essencial que essa estrutura tenha começo, meio e fim, como qualquer história. Desta forma gera mais impacto e curiosidade dos participantes deste seminário.
Apresentação visual
A apresentação deste seminário precisa ser cativante e atraente para chamar a atenção do público. Para isso precisa ter um design agradável, com cores, fontes e imagens harmoniosas.
É possível utilizar materiais de apoio como slides, infográficos ou outros recursos. Ao ter imagens e textos na tela, torna menos robótica a apresentação. Além de facilitar para a própria pessoa que está falando sobre o assunto.
Considerações finais
A empresa que adota utilizar o webinar, garante uma excelente forma de se conectar com seu público. Além de poder usar para treinamento com seus colaboradores também.
Para obter sucesso é preciso pensar na divulgação e não esquecer de manter contato após encerrar a webconferência. Todos os processos são bem parecidos com seminários presenciais, porém muito mais fácil e econômico.
A transmissão ao vivo não coloca limite de alcance, além de aumentar o engajamento, tráfego para o site, podendo impulsionar as vendas e aumentar os lucros, deixando os clientes mais satisfeitos também.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.