No ambiente digital de hoje, está se tornando cada vez mais importante ter um planejamento de estratégias de marketing para as redes sociais. Dessa maneira, as empresas passam a se envolver com o público e criar reconhecimento da marca de forma efetiva e constante.
Quando usada corretamente, a rede social é uma excelente ferramenta para marketing de conteúdo, oferecendo atendimento ao cliente e aumentando seu público.
Os clientes em potencial, mais do que nunca, procuram as redes sociais para encontrar empresas locais que possam resolver um problema para eles, como um conserto de nobreak ou a recuperação de dados na nuvem.
O bônus das redes sociais é que o boca a boca é amplificado nessas plataformas, levando em consideração que clientes anteriores tiveram uma boa experiência com sua empresa, e assim podem marcá-la em postagens, alcançando novas pessoas ou mencionando para aquelas que estão pedindo recomendações.
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Estratégias de marketing orgânicas e pagas
Muitos empreendedores criam uma conta de rede social pensando que é a solução mágica para ter o telefone tocando sem parar, ou promover o cabeamento estruturado para ter uma internet eficiente para a recepção de pedidos via e-mail.
O problema para a grande maioria é que a rede social sozinha não trará esse efeito. Afinal, é preciso investir em conteúdos e campanhas para alcançar o público, fazendo com que este conheça a marca.
Inclusive, cada plataforma oferece ferramentas pagas para quem quer realmente participar do mundo dos negócios. Afinal, sem postagens impulsionadas e anúncios pagos, muitas vezes, o empreendedor acaba enviando mensagens para um público reduzido.
Há um lado em que o crescimento orgânico é real, mas ele demanda investimento de tempo e estratégia de longo prazo, o que pode – muitas vezes – impactar no investimento do empreendedor ao processo.
Contudo, é importante realçar neste ponto que é crucial que ambas sejam usadas.
Afinal, para realmente expandir seus seguidores e base de potenciais clientes o melhor é criar estratégias de marketing para as redes sociais que sejam trabalhadas de maneira orgânica e com anúncios pagos, além das apresentadas a seguir.
- Crie um cronograma de rede social
Criar uma programação de rede social ajuda a garantir que você publique conteúdo regularmente e nos horários mais propensos a gerar engajamento.
Esse cronograma serve como uma ferramenta de mapeamento que vai ajudá-lo a planejar quando cada postagem de consultoria tributária será publicada, até o dia e horário específicos.
Criar um cronograma também permite visualizar e organizar sua estratégia social.
Além disso, ele pode servir como uma referência que você pode usar para descobrir quais postagens estão funcionando melhor do que outras.
Vários canais sociais têm diferentes horários de maior audiência, sendo o momento ideal para fazer uma postagem. Dessa forma, é preciso fazer determinadas escolhas dentro de um cronograma e identificar os melhores momentos para postagem e divulgação.
Você pode usar essas informações como ponto de partida e ajustar os tempos de postagem em resposta ao engajamento ao longo do tempo.
O ideal é usar uma planilha para todas as plataformas sociais, ou criar uma planilha separada para cada canal, especificando os conteúdos, imagens, legenda e demais informações. De qualquer forma, certifique-se de incluir:
- Cópia da postagem com imagens ou vídeos;
- Datas e horário de cada postagem;
- Hashtags, links e outros elementos incluídos;
- Plataformas sociais para publicação.
Como regra geral, é uma ideia inteligente usar a estratégia 80/20 para conteúdo de rede social.
Isso significa garantir que cerca de 80% do seu conteúdo seja útil, educacional ou divertido, e os outros 20% sejam direcionados a vendas.
- Faça campanhas em vários canais
O marketing cross-channel envolve a criação de uma experiência perfeita em vários canais, de maneira integrada.
Ele oferece à uma empresa de paisagismo, ou qualquer outro tipo de negócio, a oportunidade de se conectar efetivamente com o público nos canais preferidos.
Isso ajuda a aumentar o reconhecimento da marca e facilita o foco nos canais que oferecem o maior ROI (Return Over Investiment, ou retorno sobre o investimento).
Para executar uma campanha bem-sucedida em vários canais, é importante primeiro entender seu público.
A coleta de dados sobre como e quando os usuários interagem com sua marca nas redes sociais pode ajudar a informar suas estratégias de marketing digital.
Por exemplo, enquanto o Instagram normalmente é uma plataforma eficaz para gerar engajamento, o Facebook geralmente é melhor para publicidade direta.
Depois de estabelecer as plataformas de rede social que fazem mais sentido para o seu negócio de distribuição de vending machines, reserve um tempo para pesquisar que tipo de postagem tende a ter um bom desempenho nesses canais.
Ao realizar uma pesquisa personalizada para sua empresa, junto com o público-alvo, e descobrir que as postagens do Facebook que incluem um vídeo obtêm cerca de 60% mais engajamento do que outros tipos, o melhor é investir nesse tipo de publicação.
Você também pode incluir links sociais em seus perfis e e-mails de marketing para facilitar a conexão dos usuários de uma plataforma com a outra.
De maneira ideal, ter uma forte estratégia de vinculação nas redes sociais pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca e aumentar o engajamento.
- Tente redirecionar anúncios
As pessoas passam muito tempo de olho nos próprios celulares smartphones. No entanto, ainda pode ser difícil capturar e manter sua atenção.
Os anúncios de redirecionamento facilitam a divulgação de produtos nas redes sociais para usuários que já visitaram seu site.
Pode ser que alguém esteja navegando em seu site e adicione um produto ao carrinho de compras. Então, de repente, eles recebem uma mensagem de texto ou se distraem e saem do seu site antes de fazer o check-out.
O retargeting permite que você siga esse cliente em potencial, permitindo a exibição de anúncios de um hotel em Caetité Bahia nos canais sociais que eles estão usando.
O redirecionamento de seus anúncios ajuda a criar conexões entre canais.
Assim, é uma forma de personalizar anúncios e segmentar usuários com base nas jornadas exclusivas dos clientes.
Para incorporar esses tipos de anúncios em suas estratégias de marketing de rede social, primeiro você precisa decidir em quais plataformas executá-los.
Depois disso, o processo de configuração de seus anúncios varia de acordo com cada plataforma.
Para criar um anúncio redirecionado no Facebook, por exemplo, primeiro você precisa ter uma conta comercial e o código de pixel da plataforma instalado em seu site. Depois de configurados, você pode criar sua primeira campanha.
Para contar com um retargeting bem-sucedido, a chave é conhecer o público em questão.
Quanto mais você entender sobre a demografia deles, melhor posicionado você está para segmentar anúncios que envolvem e convertem.
- Incentive o conteúdo gerado pelo usuário
O UGC (User Generated Content), isto é, o conteúdo gerado pelo usuário, pode ajudar nas estratégias de marketing de rede social, criando reconhecimento e fidelidade da marca.
As pessoas são mais propensas a encontrar postagens autênticas sobre uma marca quando os criadores não estão sendo pagos para postar sobre ela.
De fato, muitos clientes dizem que o UGC desempenha um papel importante quanto às decisões de compra.
O UGC pode vir de várias formas, incluindo fotos, vídeos e avaliações. Há também muitas maneiras de usá-lo em plataformas de rede social.
Por exemplo, você pode incentivar os usuários a compartilhar fotos dos produtos favoritos, como forno de lastro com vapor. Outra opção é realizar um concurso ou sorteio incentivando os usuários a postar usando uma determinada hashtag.
O objetivo é envolver seu público e incentivá-lo a ajudá-lo a aumentar o reconhecimento da marca.
Graças aos botões que permitem o compartilhamento, hashtags e outros recursos importantes, as plataformas de rede social são um lugar perfeito para aproveitar o UGC.
- Monitore estratégias de marketing de rede social
Existem várias maneiras de acompanhar seu sucesso nas redes sociais. O que você acompanha e monitora depende de suas metas de rede social, a seguir estão algumas ideias para você começar a mensurar seus resultados e qualificar as ações nessas plataformas.
Quantos novos seguidores você está recebendo
Se isso está aumentando, é provável que você esteja no caminho certo.
No entanto, se você está perdendo seguidores regularmente, as pessoas podem estar se desinteressando do seu conteúdo ou não identificando o real valor dos materiais ou como podem ser atendidos por eles.
Engajamento
Desde curtidas e comentários até compartilhamentos, cliques e menções. Descubra as reações valiosas para você e o que é uma boa taxa de engajamento e como calcular a sua.
Taxa de cliques
Quantas pessoas estão clicando no seu site.
Impressões
Quantas vezes suas postagens estão aparecendo na linha do tempo das pessoas.
Alcance
As visualizações únicas em potencial que uma postagem pode ter.
Atendimento ao cliente
Com que rapidez você está respondendo às pessoas.
Quando se trata de monitorar seu desempenho de rede social, você pode acessar suas contas e anotar o engajamento que está recebendo, identificando se a entrega de uma pizzaria Assis está de acordo entre os números obtidos nas vendas.
De qualquer maneira, isso pode ser demorado e também há muitas ferramentas disponíveis que podem oferecer uma análise mais aprofundada.
Conclusão
Todas as plataformas de rede social têm características únicas sobre elas, desde diferentes tipos de conteúdo até maneiras específicas de atingir seu público, respondendo a expectativas únicas e diferentes formas de comunicação em cada uma.
Isso significa que você pode usar várias plataformas de rede social e obter melhor visibilidade.
As estratégias de marketing utilizando crescimento orgânico e publicidade paga nas redes sociais pode ser acessível e eficaz, o que leva sua empresa a ser reconhecida e promover algumas transações ou leads diretos.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.