A partir de 2020, com a pandemia causada pela COVID-19, as empresas precisaram engajar funcionários no home office, propondo planejamentos e estratégias para reuniões por videoconferência e chamadas remotas.
Como os trabalhadores remotos tiveram que atuar a partir de casa em escala global, há uma imensa pressão sobre as empresas para encontrar maneiras de reunir o pessoal e investir na criação de uma nova dinâmica e cultura empresarial.
Engajar funcionários no home office é a estratégia de investir no processo de relacionamento entre gestores e funcionários.
Ele descreve como as organizações interagem com os funcionários para mantê-los envolvidos e motivados, e como os funcionários respondem e dão feedback para melhorar a situação de trabalho, como a necessidade de ar condicionado em Salvador para a devida climatização.
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Desafios para engajar funcionários no home office
Quando um gestor não pode estar junto pessoalmente, pode ser fácil para os funcionários se sentirem desconectados dos membros da equipe, da empresa e até mesmo dos próprios objetivos e metas pessoais e profissionais.
Se os níveis em engajar funcionários no home office não forem monitorados e gerenciados, a empresa pode sofrer de várias maneiras.
Os impactos do baixo engajamento incluem quedas na produtividade, colaboração, moral, necessidade de serviço de assistência técnica Iphone São Paulo e, em última análise, um aumento na rotatividade de pessoal.
Qualquer gestor sabe o quão difícil pode ser manter uma equipe engajada, motivada e produtiva quando ambas estão no local de trabalho. Quando as equipes são baseadas remotamente, é preciso atenção redobrada e medidas extras para vencer os desafios.
Comunicação
Quando se trata de trabalho remoto, o primeiro desafio que vem à mente de muitos é a comunicação.
Muitas pessoas não se entendem quando estão na mesma sala, então as chances de isso acontecer no mundo virtual, por e-mail ou mensagem instantânea, tornam-se ainda maiores.
Além disso, quando alguém está trabalhando remotamente, essa pessoa perde elementos de comunicação que podem passar despercebidos, mas que são muito importantes no dia a dia, como o cabeamento estruturado corporativo, que pode ser ausente em uma residência.
Bate-papos casuais no local de trabalho, tomar um café juntos ou pequenas comemorações em equipe quando algo vai bem, tudo ajuda a manter os funcionários engajados, o moral elevado e a colaboração funcionando sem problemas.
Em um ambiente remoto, o desafio está em encontrar soluções para manter as comunicações formais e informais.
Sentimentos de isolamento
Quando os funcionários estão trabalhando sozinhos e não mais cercados por colegas diariamente, pode se sentir isolado.
Esses sentimentos podem afetar o bem-estar, o que tem um efeito indireto no engajamento e na produtividade.
Para os funcionários, a sensação de fazer parte de uma equipe também está intimamente ligada ao compromisso e à lealdade à empresa. Sem isso, as taxas de rotatividade podem aumentar e o negócio pode ter dificuldades.
Produtividade
O trabalho em home office evita a distração de colegas de trabalho, ou do escritório de um modo geral, mas as atividades profissionais remotas podem se tornar mais difíceis, principalmente para se concentrar sem o ruído de fundo do escritório e a falta de responsabilidade.
Também é preciso mencionar as possíveis distrações de colegas de casa, familiares ou crianças, que podem dificultar a manutenção de uma rotina de trabalho sólida em home office.
Até mesmo comprar nobreak passa a fazer parte da rotina, para garantir o funcionamento de todos os equipamentos de forma plena.
Encontrar rotinas e métodos para manter o foco é uma grande luta em torno do trabalho remoto, o que constitui um grande desafio para os gestores de equipes remotas.
Falta de direção e comprometimento
Para os trabalhadores remotos, a motivação e a capacidade de autogerenciamento são importantes. Mas estar longe de gestores e colegas de equipe pode fazer com que alguns funcionários se sintam sem direção, sem vontade de alcançar as metas e objetivos.
Os gestores têm o desafio de encontrar maneiras de comunicar claramente os objetivos e metas, além de monitorar e ajudar na progressão da equipe remota sem microgerenciamento.
Esse equilíbrio é vital para engajar funcionários no home office.
Cada um desses desafios deve ser enfrentado para garantir que os trabalhadores remotos se sintam apoiados pelo empregador e motivados para o sucesso, sendo aspectos a serem monitorados e incluídos nos planos de ação para engajamento.
Além disso, eles devem ser capazes de se desenvolver e progredir nas funções e carreiras, apesar de estarem longe do local de trabalho.
Como engajar funcionários no home office
O setor de RH (Recursos Humanos) de uma empresa de instalação de energia solar, em conjunto com executivos e gestores, precisa encontrar ideias para engajar funcionários no home office.
Também é preciso ir além, para que todos se sintam motivados, mesmo tendo que enfrentar equipes divididas e falta de contato pessoal com colegas de trabalho. Para isso, contar com as diferentes ferramentas tecnológicas é fundamental para manter o alinhamento e motivação.
Sendo assim, vale se atentar às 5 dicas apresentadas a seguir.
- Incentivar práticas de trabalho flexíveis
A força de trabalho remota pode ser composta por um grupo internacional de funcionários de todas as idades, que trabalham em diferentes horários. Inclusive, esses funcionários têm maneiras próprias de trabalhar.
Afinal, uma pessoa pode produzir melhor às 6h, enquanto outra às 23h. O trabalho remoto facilita essa flexibilidade, afinal, mais do que expediente, há uma visão de entregáveis para compreender a produção.
O tradicional dia de deslocamento das 8h às 17h, que tenta definir quando e onde os trabalhadores devem se sentir mais produtivos, serve bem para poucas pessoas e provavelmente se tornará uma raridade à medida que o trabalho remoto se torna a norma.
Não existe uma abordagem única para como o pessoal deve trabalhar, desde que a manutenção de nobreak esteja em dia.
O melhor é identificar o que funciona para eles, desde que se defina expectativas e certifique-se de fazer check-in regularmente para garantir que não estejam com dificuldades.
- Promover o bem-estar e estilo de vida saudáveis
Trabalhadores remotos particularmente conscientes podem achar difícil “desligar” após o trabalho, pois podem trabalhar muito e por muito tempo.
Isso pode levar ao esgotamento, problemas de saúde física e mental.
Fornecer acesso a recursos de saúde ou atividades de bem-estar mostra aos funcionários que a empresa se preocupa com a saúde deles, assim como deseja apoiá-los para que sejam saudáveis. Estes podem incluir:
- Folgas aos finais de semana;
- Incentivar a cultura;
- Pausas para se alimentar;
- Prática de esportes e exercícios físicos.
Trabalhar com telefones Voip preços enquanto está em casa pode trazer sobrecargas se o profissional (e a empresa) não tiverem atenção aos processos, comprometendo o tempo de descanso.
Assim, é determinante estabelecer o horário de trabalho e de descanso para não prejudicar a produtividade, concentração e descanso.
Lembre-se que uma pausa obrigatória para o almoço pode dar às pessoas o descanso necessário.
Pequenas iniciativas como essas ajudam muito a fazer com que os funcionários se sintam bem por dentro e por fora, mantendo o engajamento dos funcionários no home office.
- Apoio ao trabalho remoto nas comunicações
Seja qual for o motivo para incluir o trabalho remoto em uma organização, toda empresa pode ajudar os funcionários a se adaptarem mais rapidamente, apoiando as práticas de trabalho com uma estratégia de comunicação eficiente.
Isso pode incluir um boletim informativo interno, com o objetivo de se concentrar nas boas notícias e no crescimento da empresa para envolver funcionários remotos e fazê-los se sentirem parte do sucesso.
Também vale atualizar as políticas internas do local de trabalho, a fim de incluir regras e informações sobre trabalho flexível e remoto, estabelecendo procedimentos operacionais justos e consistentes.
Os gestores podem fornecer confirmação por e-mail por escrito de tarefas semanais ou prazos futuros, para que haja clareza para os membros da equipe remota.
- Uso de software e hardware atualizados
O e-mail, com toda a formalidade e intermináveis tópicos de “responder a todos”, é provavelmente o meio menos envolvente para trabalhadores flexíveis, apesar de ser um importante canal de comunicação.
Nesse sentido, além de usá-lo como um contato oficial e mais técnico, outras ferramentas de trabalho remoto podem ser agregadas, trazendo mais eficiência, até mesmo para além da comunicação.
Entre as opções disponíveis é possível destacar:
- Aplicativos de gerenciamento de equipe remota;
- Armazenamento em nuvem;
- Plataformas de gerenciamento de tarefas e projetos;
- Sistemas de comunicação e rede.
Há uma grande variedade de ferramentas de comunicação e colaboração de trabalho remoto disponíveis, muitas das quais se integram umas às outras.
A maioria das empresas escolhe e mistura as que melhor se adequam às tarefas e funcionários.
- Investimento na comunicação a partir da gestão
Os trabalhadores remotos geralmente são mais autogerenciáveis, afinal, aprender a lidar com os empecilhos que surgem e identificam os melhores momentos para produção.
No entanto, por mais tentador que seja deixá-los sozinhos, um bom gestor deve verificar regularmente os membros remotos da equipe de instalação de transformadores de tensão em redes elétricas.
Conectar-se por videoconferência no início de uma tarefa, com comunicações de suporte de acompanhamento e solicitações de atualizações, significa que o gestor também está monitorando os sinais de perigo.
A videoconferência também pode ser usada para tarefas tradicionais, como definir metas de desempenho, embora elas devam ser discutidas para garantir que sejam viáveis em um ambiente remoto.
Arranjar tempo para reuniões interpessoais programadas é útil para dar voz ou apoio emocional. Para os gestores, isso significa estar atento à saúde mental do funcionário também.
Alguns pontos a serem observados são dicas não verbais em videochamadas, como alterações no desempenho, baixo consumo de energia ou má compreensão das metas.
Conclusão
Há muitas outras dicas que podem ser aplicadas em um planejamento para engajar funcionários no home office, e elas podem se ajustar conforme o tamanho da empresa, o grau de comunicação entre gestores e equipes de trabalho.
De qualquer maneira, tanto empresas quanto empregados devem aproveitar todo o potencial das novas ferramentas e do modelo de trabalho e ultrapassar os limites da liberdade, mantendo o trabalho em dia e a produtividade em alta.
Por fim, o melhor é ter um plano claro definido e manter contato regularmente, o que permite identificar se há mudanças e ajustes necessários.
Isso faz com que todos se sintam parte da equipe, e engajar os funcionários no home office se torna mais prática.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.