Cadastro positivo: consumidor positivo

O Cadastro  Positivo faz referência a possibilidades e direitos adquiridos com o compromisso e responsabilidades respeitadas. Neste caso, o Cadastro Positivo fornece informações dos status advindos dos pagamentos realizados, créditos fornecidos, empréstimos, investimentos, entre outros dados financeiros, para então outras finalidades de compra.  

Todo indivíduo é ou será em algum momento da sua vida, um consumidor. Podendo ser diretamente um consumidor, que no qual irá comprar ou adquirir  um determinado serviço ou produto para si, ou indiretamente, quando consome o produto ou serviço através de uma compra realizada por outro indivíduo. 

O ato de consumir é inevitável. Todos irão usufruir de serviços e produtos, desde direcionados para as necessidades básicas humanas, até para com a finalidade de desfrutar de desejos, gostos e vontades. Ser consumidor está presente em toda a sociedade capitalista. 

E o ato de consumir não está em apenas usufruir e desfrutar de determinado um produto ou serviço, está também no ato de partilhar um investimento, um valor financeiro que será “trocado” para adquirir tal produto ou serviço. 

Ser consumidor está no ato de realizar a troca do financeiro para com o direito de usufruir do produto, ou serviço. Consumir é movimentar a economia, um setor que depende de outro, que depende de seus consumidores, que por  sua vez dependem de funcionários, todos inseridos no ciclo de consumir. 

Devido a isso, o ato de ser um consumidor e ser um comerciante (o que oferece o produto ou serviço), é de extrema importância e relevância para o ciclo da economia. 

Consequentemente, ser um consumidor carrega suas responsabilidades, direitos, deveres e possibilidades. Possibilidades que são obtidas através desses deveres realizados corretamente, em datas previstas e de acordo com as diretrizes estabelecidas referente ao compromisso de compra. 

O que é o Cadastro Positivo? 

O Cadastro Positivo é uma categoria presentes na legislação, e posteriormente trabalhadas por birôs de crédito (Serasa, Boa Vista, SPC, entre outros), como uma forma de estipular um currículo financeiro dos consumidores.

Esse currículo financeiro é um conjunto de informações referentes aos gastos advindos de créditos que lhes foram fornecidos, investimentos, empréstimos, compras de alto valor, pagamentos recentes, compromissos referentes aos créditos financeiros, entre outros dados.  

É uma forma de acompanhar as movimentações financeiras, principalmente relacionadas a créditos (no qual é fornecido a possibilidade de consumir e adquirir produtos para um pagamento posterior). 

Constando além de informações referentes ao financeiro, também os dados do consumidor,  quantidade de parcelas, pontualidade em pagamento e data de financiamentos, entre outros. Sua funcionalidade está em determinar um perfil de consumidor, para então ter uma base antes de disponibilizar novos créditos, empréstimos, financiamentos, entre outros. 

Baseando-se sempre em pontuações estabelecidas de acordo com as  movimentações de pagamentos e responsabilidades corretamente estipuladas. O Cadastro Positivo foi desenvolvido a partir da legislação, com uma lei de 12.414/2011, recentemente alterada na data de 09 de julho de 2019 para que o cadastro seja automático para todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimos, compras em crédito e financiamentos. 

É uma maneira de acompanhar as movimentações de cada consumidor, além de facilitar burocracias posteriores com novos cadastros. 

Como faço para me cadastrar no Cadastro Positivo?

Para realizar o Cadastro Positivo, não é necessário nenhum processo físico ou virtual, tudo é feito de maneira automática, será um cadastro que terá início a partir da validação de um CPF de pessoa física ou jurídica, que também é um consumidor, que possui pagamentos já direcionados para o seu CPF (incluindo até contas físicas de residência, como contas de luz e telefone), além  de empréstimos, créditos disponibilizados, compras à prazo já realizadas, entre outras.  

Desse modo, o consumidor já está inserido no Cadastro Positivo automaticamente, principalmente posteriormente à lei de 12.414/2011 alterada no ano de 2019, que torna o cadastro automático. Mas, para realizar o acompanhamento e estar ciente de todo o cadastro, acompanhando suas movimentações constantemente, é válido realizar um cadastro digital no site  oficial do Serasa, uma das empresas responsáveis pelo Cadastro Positivo.  

Através do site serasa.com.br, é possível realizar o cadastro para acompanhar além das movimentações referentes ao Cadastro Positivo, também outras  questões relacionadas ao financeiro e ferramentas disponibilizadas pelo próprio Serasa, é um cadastro completo. 

O Cadastro Positivo através do Serasa vale a pena? 

O Serasa é uma das principais e mais relevantes empresas referentes ao setor financeiro de pessoas físicas e jurídicas, que além de fornecer informações sobre pagamentos e dívidas dos consumidores, também fornece ferramentas e possibilidades relacionadas ao financeiro, desde acordos para o pagamento de  dívidas, até a disponibilidade de fornecer créditos. 

Além de claro, fornecer automaticamente todas as informações do currículo financeiro e pontuações referentes ao Cadastro Positivo de cada consumidor. É uma empresa responsável e coerente com seus compromissos.  

Como saber se estou no Cadastro Positivo? 

A partir da lei 12.414/2011 alterada no ano de 2019, o Cadastro Positivo tornou-se automático para qualquer pessoa física ou jurídica que está inserido  em seu CPF ou CNPJ como um consumidor. 

Um consumidor que possui o pagamento de suas contas, dívidas, empréstimos, financiamentos e demais  investimentos no setor financeiro que carregam sua documentação. Com essas movimentações financeiras, o Cadastro Positivo é automaticamente realizado. 

Quais as vantagens de ter o Cadastro Positivo  

As principais vantagens em obter um Cadastro Positivo são: 

  • possuir um score atualizado e positivo (pontuações do Serasa referente à compras, créditos, empréstimos e financiamentos);
  • não ser necessário realizar altos empréstimos ou financiamentos para obter um Cadastro Positivo, basta já estar com um CPF inserido em contas básicas de casa (contas de luz e telefone, por exemplo);
  • obter um Cadastro Positivo garante um “currículo financeiro”, que em relação a posteriormente o indivíduo necessitar de um empréstimo ou financiamento, o Cadastro Positivo será essencial para a liberação desses créditos; 
  • possuir um canal de visualização e acompanhamento do histórico financeiro, facilitando demais burocracias. 

Como atualizar o Cadastro Positivo? 

Para atualizar o Cadastro Positivo referente a alguma informação incorreta ou inválida, basta realizar uma solicitação de revisão diretamente no site do Serasa. 

No qual irá averiguar a solicitação realizada e fará as atualizações necessárias, podendo ser desde informações básicas e dados do consumidor, até mesmo informações referentes ao score.  

Como cancelar o Cadastro Positivo? 

É possível cancelar o Cadastro Positivo caso seja do interesse do consumidor. Para isso, é necessário solicitar formalmente o cancelamento em qualquer birô de crédito, inclusive no Serasa. Posteriormente a solicitação, em questão de 2 dias úteis os demais birôs de crédito irão receber o cancelamento do Cadastro Positivo e então impedir que novos scores e atualizações sejam realizados para determinado CPF.

Sugestões

Deixe um comentário