Como converter Word em PDF

Por João
0 Comente
Como converter Word em PDF

Como converter word em pdf é uma das maiores dúvidas das pessoas. As manutenções, configurações e ferramentas de programas de criação de arte, documentos e arquivos textuais podem causar uma insegurança, uma confusão nas funcionalidades e em como realizar ações simples desses programas. 

É comum que profissionais desenvolvam até cursos preparatórios para a utilização de programas e suas ferramentas, desde as mais básicas até as mais complexas. Mas, com uma simples leitura e pesquisa sobre, é possível entender o seu funcionamento. 

Um conhecimento básico e conseguir realizar performance em programas famosos de criação e desenvolvimento de textos, artes gráficas e documentos, podem fornecer não apenas um domínio do programa, mas também um posicionamento de destaque em um currículo, em um cargo em determinadas  carreiras e até mesmo uma promoção na empresa. 

Quanto maior conhecimento, maior profissionalização e maior especialização nas tecnologias, seus programas e suas funcionalidades, maiores são as chances de destaque e crescimento profissional. 

O que é e qual a função do Microsoft Office Word? 

O Microsoft Office Word, também conhecido apenas como “Word”, é um  programa de processador de texto desenvolvido em conjunto com outros programas filiados do Microsoft Office. Foi desenvolvido por Richard Brodie  para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983. 

O Word é focado no desenvolvimento de arquivos de textos, documentos e tudo que envolve a interface gráfica do Windows. Pode ser utilizado na maioria dos  dispositivos de computadores, notebooks e smartphones. 

O que é e qual a função do PDF? 

O PDF, sigla para Portable Document Format, é um formato de arquivo desenvolvido pela Adobe Systems que tem como foco exportar arquivos textuais, artes gráficas e documentos de maneira que seja “oficializado”, de uma forma mais profissional, evitando qualquer alteração no que foi desenvolvido e preparado. 

Sua função está em garantir a independência do arquivo, sem qualquer alteração disponível, de qualquer e para qualquer origem, pronto para  apresentação, impressão e compartilhamento.

Quais os benefícios em utilizar arquivos do Word convertidos em PDF? 

Os benefícios em utilizar os arquivos exportados do Word convertidos em PDF, são muitos. Primeiramente, o benefício que já foi afirmado anteriormente, o de garantir a independência, sem que haja qualquer alteração durante o compartilhamento, a impressão ou sofra influência da sua origem ou destino. É  uma garantia da ausência de alterações do arquivo. 

Alguns outros benefícios que o PDF oferece quando utilizado como finalização de arquivo, são: garantia da durabilidade sem alterações e sensíveis a qualquer dispositivo em qualquer data, compatibilidade com qualquer aparelho tecnológico, segurança de que não haverá imprevistos, compartilhamento de arquivos para apresentação e impressão e o melhor, pode ser feito de forma  gratuita na maioria dos programas.  

Como converter Word em PDF? 

A conversão de arquivos desenvolvidos no Word em um formato de PDF, é uma das funcionalidades disponíveis no Microsoft Office Word. Primeiramente, é necessário se certificar de que tudo está preparado, finalizado e já salvo, pois  uma vez que salvo, o arquivo em PDF não poderá sofrer alteração, será necessário converter o arquivo novamente.  

Para realizar a conversão do arquivo, basta garantir que o documento esteja salvo, posteriormente acessar a ferramenta “arquivo”, na tela superior à esquerda do programa do Word. 

Automaticamente será aberta uma página de novas ferramentas, com isso, basta acessar a ferramenta que “Exportar”, que estará visivelmente disponível na tela. O último passo, será clicar na função que será oferecida: “Criar PDF”. E pronto, basta aguardar o carregamento e salvar o arquivo em sua área de trabalho.  

Existe aplicativo capaz de converter Word em PDF? 

É possível também realizar a conversão de arquivos do Word para PDF,  através de aplicativos do smartphone. Assim como o método realizado no  computador, é necessário deixar o arquivo preparado, finalizado e salvo, para prosseguir a conversão. 

Um dos aplicativos que oferecem essa ferramenta é o “Word para PDF Converter” disponibilizado no Play Store (Android) ou no App Store (Apple), sendo o favorito pelos usuários, recebendo críticas positivas e garantia da conversão correta. Existem outras opções, entretanto, fica a critério do usuário.  

Como converter Word em PDF pelo celular? 

A conversão de arquivos do Word em PDF, pode ser realizada também através do celular, sendo de duas maneiras diferentes. Como já foi afirmado e  orientado anteriormente, a conversão pode ser realizada através de aplicativos  disponibilizados no Play Store (Android) ou no App Store (Apple), sendo o “Word para PDF Converter” uma das opções mais viáveis e que garante resultado de qualidade. 

Existem outras opções, mas como já foi dito, fica a critério do usuário. Entretanto, há uma possibilidade mais simples, rápida e prática de realizar a conversão de arquivos do Word diretamente para PDF. Primeiramente, é  importante que o usuário tenha o aplicativo do Microsoft Office Word inserido em seu smartphone e que o arquivo seja desenvolvido diretamente no Word.

Posteriormente, basta acessar a ferramenta “compartilhar” que será representada em um ícone de compartilhamento, a partir daí, será direcionado para uma ferramenta de “Compartilhar como anexo” e será destinado para  escolher entre “Word” e “PDF”, basta escolher a opção PDF e pronto, finalizado. 

É possível converter arquivos JPG em PDF? 

Assim como é possível converter arquivos de texto para PDF, também é  possível realizar a conversão de arquivos JPG (formato de arquivo de imagem).  Basta acessar ao Word, inserir a imagem que deseja, e então realizar a  exportação exatamente como seria realizado em arquivos padrões do Word.

Uma outra opção é realizar a conversão através de sites que fornecem apenas a imagem em PDF, de maneira simples e gratuita, sendo eles: smallpdf.com/pt/jpg-para-pdf; jpg2pdf.com/pt/ 

Caso o usuário queira uma opção mais prática, pode realizar a conversão diretamente em programas destinados para imagens, por exemplo: Microsoft  Powerpoint, Photoshop, Illustrator, entre outros.

Que assim como o Word, possuem a ferramenta própria de converter seus arquivos para PDF. Entretanto, os sites podem realizar tranquilamente essa função e garantir um resultado profissional.  

Como converter Word em PDF pelo Google Drive? 

O Google Drive (serviço de armazenamento e sincronização de arquivos), também é uma opção que fornece a ferramenta de como converter Word em PDF.  

Basta finalizar o arquivo, salvar e deixar pronto com as alterações finalizadas, acessar ao Google Drive (que pode ser acessado por qualquer usuário que tenha um cadastro no Gmail), clicar em “Arquivo”, depois em “Salvar Como” e escolher a opção PDF. Pronto, o arquivo será destinado para o local que o usuário escolher e será um arquivo em PDF, pronto para uso. 

Sugestões

Deixe um comentário