Fluxograma: o que é, qual sua função e como fazer

Você sabe o que é um fluxograma e para que ele serve? O desenvolvimento e utilização de técnicas para o melhor desempenho  educacional, empresarial, comercial e profissional, são extremamente válidos considerando que o planejamento, a organização e a disciplina são essenciais para se atingir o sucesso e a ascensão em setores nos quais exigem muito compromisso, foco e investimento (tanto financeiro, quanto em tempo). 

Podendo ser simplesmente um processo de planejamento apenas de informações e processos, mas de uma forma, organização pode fazer a diferença em todo o funcionamento de um setor. 

Existem inúmeros métodos que envolvem a distribuição e organização de  processos, informações, documentos e planejamentos em geral. Cada método  possui uma desenvoltura, características próprias e modelos para seguir. 

Para  decidir, é necessário analisar as prioridades e como devem ser estabelecidos os conteúdos, além de claro, ser um método de tende a acompanhar o funcionamento da empresa (no caso de uma empresa, acompanhar também os funcionários e profissionais), ou no caso educacional/aprendizado, acompanhar o processo de aprendizado do aluno/profissional.  

Os métodos são desenvolvidos por indivíduos que visam o planejamento, organização e disciplina para o desenvolvimento de atividades, compromissos  do dia a dia e até responsabilidades burocráticas, como uma forma de garantir  que tudo será realizado corretamente, evitando ao máximo as falhas e  ocorrências fora do que foi previsto e planejado. 

O fluxograma é um tipo de método desenvolvido para facilitar o desempenho baseado em informações organizadas e distribuídas corretamente em imagens semelhantes a uma planilha visual. Mas de fato, o que é e como desenvolver um fluxograma? 

O que é um fluxograma? 

Um fluxograma é um método de organização, disposição de elementos informativos e referentes a processos (por seguir uma segmentação, um “caminho”) baseado em formas geométricas (quadrados, retângulos, círculos),  elementos visuais (principalmente cores) e textos (frases curtas e palavras  objetivas). 

Pode ser comparado como um híbrido entre um gráfico e um mapa conceitual, possuindo semelhança com ambos os métodos de disposição de  informações e organizações de temas. 

Qual a função de um fluxograma? 

A função de um fluxograma é de ser um aliado à organização, planejamento e disciplina de compromissos baseados em informações. É uma forma desenvolvida para que seja aplicado em empresas, comércios, processos de aprendizado ou qualquer setor que necessite de uma organização e  distribuição correta das informações que são estabelecidas. 

Pode ser desenvolvido de maneira manual, tradicionalmente, apenas criando as formas e seguindo um segmento de informações, ou de maneira digital, priorizando o visual como sendo um fluxograma mais “profissional”. De qualquer forma, estabelece sua função de organizar, distribuir e planejar processos.  

Qual o conceito de utilização de um fluxograma? 

O conceito de utilização de um fluxograma é trabalhar questões psicológicas de organização, planejamento, segmentação e distribuição visualmente de informações e processos que são referentes ao setor que envolve o desenvolvimento do fluxograma. 

Quando as informações são distribuídas de forma semelhante a um gráfico, seguindo seu processo, organizadas de maneira proposital e com uma razão racional e através de formas geométricas com cores vibrantes e chamativas, tudo que estará inserido no fluxograma terá uma maior absorção na mente humana. 

O fluxograma visa uma maior fixação do que está inserido e principalmente torna-se marcante para toda a equipe, no caso de utilizado em empresas. Esse método já é muito utilizado e desenvolvido, devido a facilidade de execução, de organização e os benefícios em resultados que o mesmo é capaz de fornecer. 

Uma vez que todas as informações estão organizadas e distribuídas corretamente, irão marcar melhor cada etapa para toda a equipe. O seu conceito é ser marcante, organizado e planejado.  

Qual a forma de um fluxograma para uma empresa e como criá-la?

A melhor forma de utilização de um fluxograma para uma empresa é primeiramente, seguindo um padrão de desenvolvimento e um padrão visual, organizado por cores, formas e tipografia. 

Em caso de inúmeros setores da empresa que irão necessitar da organização baseada em fluxograma, é viável que cada setor tenha seu próprio fluxograma, evitando uma confusão de temas e facilitando a absorção dos funcionários e profissionais para com cada  fluxograma. 

Os responsáveis devem separar os setores, organizar as informações e priorizar o básico de cada informação, para que posteriormente possam ser inseridas no fluxograma. 

Com todas as informações que serão distribuídas no fluxograma já organizadas e preparadas, é o momento de desenvolver o fluxograma. Como já foi dito, o mesmo pode ser devolvido de maneira manual, tradicionalmente, mas, é necessário possuir uma tipografia legível e priorizar a leiturabilidade das  informações. 

Mas, caso prefira um método mais profissional, visualmente melhor  desenvolvido e de certa forma mais prático (pois pode ficar pronto para  alterações), é possível que seja realizado em programas de computador como  Illustrator, Photoshop e até mesmo o Microsoft PowerPoint, que até obtém  modelos “prontos”. Apenas inserir as formas, texto e basear-se em um  segmento.  

Quais as maiores vantagens em utilizar um fluxograma? 

As maiores vantagens em utilizar um fluxograma são inúmeras, primeiramente o fluxograma é uma forma de facilitar a organização, planejamento de compromissos e informações relevantes para um setor, então obviamente suas vantagens incluem a organização, o planejamento estabelecido de forma visual, gerando uma maior assertividade da equipe (por exemplo); compromissos que tendem a possuir uma maior garantia de realização (por estarem marcados e fixos na mente dos envolvidos) e o visual que será um aliado, uma vez que interfere psicologicamente. 

Existem desvantagens em utilizar um fluxograma? 

As únicas desvantagens em utilizar um fluxograma é o tempo que o mesmo necessita para a organização e distribuição de informações, para  posteriormente ser desenvolvido, e claro, a chance de não ser útil para alguns  indivíduos, principalmente quando os mesmos possuem uma forma divergente  de absorver informações. 

Mas, visando uma maioria, é o método mais eficiente e mais utilizado por grandes empresas, visto que a prioridade é a organização, compromissos realizados e responsabilidades garantidas de todos os setores.  

Em quais contextos é válida a utilização de um fluxograma?  

A utilização de um fluxograma não necessariamente é de único uso de  empresas e setores comerciais, pode ser voltado para qualquer área e para  qualquer tema. 

Desde empresas, até instituições, escolas, estudos particulares ou afazeres semanais, por exemplo. Não existe uma regra para sua aplicação, qualquer setor que necessitar de organização, disciplina, realização correta dos  compromissos e prioridade em absorção de informações, o fluxograma  será válido. 

Sugestões

Deixe um comentário