O que é um dashboard de finanças

Por João
0 Comente
O que é um dashboard de finanças

Em uma empresa, seja qual for o ramo em que ela atua, o seu cotidiano é muito corrido, por conta das diversas tarefas a serem acompanhadas e executadas. 

Sendo assim, é necessário ter gestão sobre todas as tarefas efetuadas dentro de uma companhia, principalmente, na questão financeira. 

É fundamental que o financeiro de qualquer empresa esteja totalmente organizado para que não ocorra problemas futuros e o dashboard de finanças, serve para que você possa tomar todas as decisões com total eficiência e cautela. 

Para entender melhor, nesse artigo vamos falar todas as informações essenciais sobre o dashboard.

O que é um Dashboard de Finanças?

Antes de tudo, precisamos entender o que é um Dashboard. 

Primeiramente, o termo “Dashboard” vem do inglês que significa painel de bordo, isso quer dizer que é um painel para apontar quais são os principais gráficos reunidos dentro de uma empresa, de uma forma totalmente acessível, visualizada com praticidade em única tela.

Resumidamente, é um painel em que você consegue acompanhar todas as tarefas, dados e setores da sua empresa, por meio de gráficos e algumas informações. 

Por meio do dashboard financeiro, você conseguirá visualizar todos os trâmites da empresa, sendo assim, se tornará mais produtivo nas tomadas das melhores decisões para crescer os resultados, tanto empresariais quanto profissionais.

Dessa forma, o dashboard de finanças é um painel que tem como objetivo controlar todos os trâmites financeiros, como o fluxo da caixa. 

As informações podem ser apresentadas de diversas maneiras, como em gráficos ou listas, para que possa ter uma gestão sobre as finanças da empresa e tomar a melhor decisão para o aumento dos resultados do seu negócio.

Como montar um dashboard de finanças

Para montar o seu dashboard de finanças, é de suma importância obter todas as informações precisas e dicas que tornarão os dados muito mais eficientes.

 Abaixo separamos algumas dicas do que fazer e não fazer para construção do seu dashboard financeiro:

O que fazer

  • No design do dashboard recomenda-se a utilização de cores mais suaves e sem efeitos e imagens sem importância;
  • Elaboração do dashboard uma única tela, para tornar fácil a visualização;
  • Configuração de um sinal alerta, caso apresente irregularidades;
  • Utilize mais símbolos do que descrições.

O que não fazer

  • Utilizar diversas cores, efeitos e imagens, poluído a visualização;
  • Imagens somente de extrema necessidade, pois podem tirar o foco;
  • Gráficos inadequados em relação às informações que estão sendo visualizada;
  • Inclusão de dados que não tem relevância durante as análises.

Gerando o dashboard automaticamente

A planilha é um tipo de material bem mais simples para usar o seu dashboard financeiro, mas você precisa inserir dados para depois conseguir a visualização dos seus gráficos. 

O que acaba tornando um método ruim do seu dashboard, assim como também para a sua companhia, visto que diminui a sua produtividade e não é bom para a segurança dos dados.

Para ter um melhor desempenho da sua produtividade, maior segurança de dados e uma visualização de gráficos superior, é recomendável utilizar um sistema de gestão, existem alguns que são tanto online quanto offline, o que torna bem mais prático. 

Com um sistema de gestão você visualiza a amplitude dos setores financeiros da sua empresa, além de outros setores. 

O que torna muito mais vantajoso, pois além de ser prático, é rápido e muito mais produtivo do que utilizar uma planilha. A planilha perde muito tempo, o que torna bastante cansativo, consequentemente, produzindo um negócio ruim dentro da empresa.

Elaborando dashboards em um software de gestão orçamentária

Apesar das empresas utilizarem métodos que são bons para a gestão das suas finanças, ainda sim, resistem na utilização de software que são bem mais superiores e apresenta muito mais benefícios, comparado a outros métodos, como a planilha. 

A elaboração dos dashboards por meio de software de gestão de orçamentos, sai bem mais conta, porque desenvolve um método financeiro de forma segura, prática e muito eficiente.

Além disso, esse software consegue analisar todos os setores financeiros, como a análise do planejamento e realização, ajuda a elaborar os planos para ação, os projetos cenários, além de outras funções benéficas para o seu negócio e a sua companhia.

O software para o gerenciamento dos dados financeiros da sua instituição é uma ferramenta bastante importante que pode te proporcionar mais agilidade, praticidade e segurança. Visto que criar dashboards bem automatizados para uma melhor visualização de gráficos para que você consiga tomar as decisões para resultados da empresa com total sabedoria, sem que ocorra problemas bem maiores futuramente.

Além dos mais, em comparação às planilhas que precisam ser totalmente preenchidas, sendo limitada, com tempo demorado para montar os dados. 

Com gerenciamento por meio do software você cria seu dashboard com apenas alguns cliques.

As vantagens de utilizar um software de planejamento

Atualmente, apesar das empresas lutarem contra o uso de software de planejamento, por outro lado, outras companhias também estão na busca de utilizar meios automatizados por meio de softwares para o gerenciamento de toda a parte financeira. 

As empresas não só buscam gerenciar toda a parte financeira da empresa, mas sim sempre na procura de um melhor desempenho de todos os setores que existem dentro de sua companhia.

A maioria das pessoas pensam que esses tipos de softwares em que insere os dados, como de fluxo de caixa, não são seguros. 

Pelo contrário, os softwares de planejamentos são aplicativos bem mais seguros pois possuem seu armazenamento através da nuvem, isso quer dizer que todas as informações que são passadas utilizando esses aplicativos são totalmente criptografadas e sendo segmentadas em um gama de servidores externos, dificultando todos os ataques administrados por hackers.

As vantagens que esses aplicativos software de gestão de dados financeiros são enormes para produção do seu dashboard. Desse modo, o uso de software é muito mais recomendável para utilização do dashboard financeiro, dado que oferece a sua empresa e a você uma maior segurança, além de prático e ágil.

Sugestões

Deixe um comentário