Mindset: a psicologia do sucesso

Você conhece o conceito e aplicações do termo psicológico “Mindset”? O termo é uma das denominações desenvolvidas nos estudos de psicologia. Estudos que têm como determinação, auxiliarem o desenvolvimento de outras áreas e consequentemente atuar como uma vantagem a partir da interpretação de si mesmo e da sociedade posteriormente. 

A psicologia não trata apenas de questões patológicas, mas também sobre questões internas, questões de desenvolvimento pessoal, profissional e social. E qual a importância em aliar a psicologia com o desenvolvimento e  crescimento profissional? 

Simples, tudo que trata-se do psicológico humano e relações pessoais com as questões particulares de cada um, reflete também em  como o lado profissional será afetado. 

Quanto melhor forem as relações, interpretações de si mesmo e consequentemente a interpretação da sociedade e seus impactos, melhor será o desenvolvimento e foco profissional. O psicológico é capaz de interferir em todos os setores relacionados com a mente humana.  

Estudos, teorias e conceitos a partir de questões psicológicas são  desenvolvidos para difundir métodos para serem interpretados e enfim aplicados em setores que não estão diretamente relacionados, mas podem sofrer influência. 

E se trabalhado de forma coerente com sua aplicação, podem gerar benefícios e atuar positivamente, principalmente quando trata-se do setor  profissional.

O conceito de Mindset tem como função atuar diretamente no psicológico e assim desenvolver outros setores indiretamente relacionados, entre eles, o profissional. Mas então, qual o conceito definido como Mindset? 

Qual o conceito definido como Mindset? 

Como sendo um termo advindo do inglês, com sua tradução para o português como “modelo mental” ou “mentalidade”, o Mindset é um conceito desenvolvido pela psicóloga Carol S. Dweck, difundido em sua obra literária “Mindset: a nova psicologia do sucesso”.

No qual a mesma apresenta um estudo realizado baseado na performance das pessoas quanto a sua mentalidade em sucesso e falência. A configuração mental que cada indivíduo possui e suas influências em outras situações, contextos e áreas da vida.

No geral, o conceito de Mindset trata-se da influência de experiências, fatos, contextos e situações possuem diretamente com a mentalidade e indiretamente no futuro de seu crescimento e desenvolvimento profissional.

Afinal, a mentalidade tem influência direta e indireta em todo o sucesso  profissional, desde seu início, seu ápice e seu possível declínio.

É o modo de  como a mentalidade irá lidar com todos os posicionamentos e fatos que são  relacionados, neste caso com o profissional, principalmente para evitar a desistência ou mesmo o declínio advindo de pontos negativos ou falhas (que são  naturais). 

Qual a função realizada pelo Mindset? 

A função realizada pelo conceito Mindset é de ser um aliado do indivíduo  através da configuração de sua mente. 

Existem muitos estudiosos e especialistas na área que citam que a mente e sua performance podem ser os melhores aliados para o desenvolvimento próprio, assim como podem ser os maiores inimigos de um indivíduo. 

Tudo depende de como será a sua visão perante as situações e posicionamentos, neste caso, tratando-se do profissional. O Mindset é um conceito que foi desenvolvido para atuar positivamente na performance que a mente terá em relação aos altos e baixos do profissional.

Pois em toda área, carreira ou setores do empreendedorismo, é comum que  existam períodos nos quais o sucesso seja maior, e outros que terão um prejuízo, uma falha, e devido à isso, é importante atuar na mentalidade para superar as questões do ego em relação a falhas e sucessos, para então se sobressair profissionalmente, afinal, tudo pode acontecer, mas o modo de lidar que será determinante.  

Quais os tipos de Mindset e suas aplicações? 

1. Mindset de crescimento

O Mindset de crescimento faz referência a uma ideia de que todos possuem potencial para desenvolver e explorar seus talentos, basta identificar suas potencialidades e desenvolvê-las. 

E ainda obtendo uma ideia de que não existe “fracasso”, existe apenas uma  oportunidade de enfrentar uma barreira e sair da sua zona de conforto.  Priorizando a autopercepção através da mente. 

O Mindset de crescimento abraça fracassos e “quedas” como uma forma de superar suas limitações e inseguranças. O esforço, dedicação e persistência são caminhos para o  sucesso, ou mesmo que, o seu sucesso pode ser baseado em seu esforço.

2. Mindset fixo

O Mindset fixo possui um ponto de partida divergente do qual é estabelecido no Mindset de crescimento. O Mindset fixo trata-se de basear a mente em uma ideia de que toda a falha, erro, ou fracasso, são portas de entrada para o pensamento de criar esforços positivos perante sua incapacidade, mas, para a desistência e posteriormente alterar sua atuação.

A visão é de que os esforços devem ser destinados a apenas um sucesso e  que o mesmo será determinante para todos os outros, dificultando em possuir  uma visão das próprias limitações e possuindo as fraquezas como presentes  em qualquer performance. Crendo que habilidades, talentos e inteligência são natos. 

O que significa o termo “Mindset positivo”? 

Como a própria denominação afirma, o Mindset positivo trata-se da aplicação do modelo de mente de maneira positiva, ou seja, aplicar o otimismo e a positividade como prioridades nos pensamentos e performance da mente. 

O Mindset como sendo um método de configuração da mente humana como um aliado ao profissional do indivíduo, propõe que essa configuração seja baseada  no otimismo.  

Como impulsionar o Mindset de crescimento? 

Existem muitos métodos para aplicar o Mindset de crescimento, para definir  é viável que cada contexto, situação e necessidades do indivíduo sejam  analisados.

É possível que seja feito a partir do ponto de partida do próprio indivíduo, através de estudos e leituras de técnicas e métodos disponibilizados por profissionais e especialistas, apenas interpretando seu conceito e suas  aplicações, baseando sempre em atuar como um exercício diário. 

Mas, é possível também que o Mindset seja aplicado e desenvolvido por profissionais terapeutas e especialistas na área.  

Qual a importância em impulsionar o conceito de Mindset para o crescimento?

A importância em impulsionar o conceito de Mindset para o crescimento é simples: a mentalidade será um aliado positivo e benéfico para o crescimento,  tanto pessoal, quanto profissional. 

Ter a mente como um aliado é a maior vantagem que um indivíduo irá possuir, diante de suas atitudes, suas lideranças, sua atuação profissional, sua resistência e também sua resiliência. A mente tem o poder de decidir qual o peso das situações e como irão afetá-lo (negativamente ou positivamente). 

Sugestões

Deixe um comentário