Marketing de performance é uma estratégia de marketing digital totalmente focada nos resultados. Para isso, as decisões são embasadas em dados acompanhados e testados constantemente.
Continuamente, surgem novas maneiras de se comunicar e mídias diferentes e essa situação já não é mais novidade para ninguém. É justamente, por isso, que os profissionais de marketing se desdobram para desenvolver estratégias inteligentes.
As marcas podem contar com diferentes metodologias para a divulgar seu nome, produtos e serviços, e dentre os principais temos o marketing offline, o marketing digital e o marketing de performance.
O marketing offline reúne estratégias tradicionais que são usadas pelas empresas há anos, como os anúncios na TV e no rádio, outdoor, panfletagem, entre outros.
O marketing digital, por sua vez, acontece totalmente dentro da internet, utilizando diferentes canais, como sites, blogs, e-mail, redes sociais e implementando estratégias inteligentes, como o marketing de conteúdo e a mídia paga.
Atualmente, as organizações também podem trabalhar com o marketing de performance e é sobre ele que vamos falar ao longo deste conteúdo.
Você vai entender seu conceito, por que ele é tão importante e aprender algumas estratégias para implementá-lo em seu negócio.
Índice do Conteúdo
O que é marketing de performance?
O marketing digital faz parte das estratégias de absolutamente todo tipo de negócio no mundo, mas nem todas as companhias utilizam o marketing de performance.
Trata-se de uma estratégia onde todas as ações são focadas em obter resultados, por meio de análise de dados constante. Seu objetivo é identificar se o investimento feito nos canais digitais está trazendo retornos.
Ao fazer uma análise detalhada, uma franquia de esquadrias alumínio verifica o desempenho de seus anúncios e algumas métricas específicas, como no caso do custo por clique.
As organizações que investem no marketing de performance, utilizam diferentes ferramentas para acompanhar o desempenho de seus anúncios. Com isso, conseguem melhorar seus resultados e identificam gargalos nas campanhas.
Em linhas gerais, as métricas são a base do marketing de performance existem vários indicadores que precisam ser analisados, como:
- Número de impressões;
- Cliques;
- Nível de engajamento;
- Leads;
- Clientes;
- Mídia paga;
- Mídia orgânica.
O número de impressões diz respeito à quantidade de vezes que o anúncio foi mostrado para o público, mas não se refere à quantidade de pessoas que visualizaram o anúncio, afinal, ele pode ser exibido para o mesmo usuário.
Além disso, o anúncio só é efetivo quando possui uma boa taxa de cliques, pois isso mostra que a empresa está acertando na copy da estratégia e toca a necessidade do consumidor.
O engajamento, por sua vez, está relacionado às interações que uma publicação teve, desde o momento em que foi postada.
Por exemplo, ao fazer uma postagem sobre confecção de carimbos, a empresa vai analisar o nível de engajamento com base nas curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques.
Geralmente, o objetivo das estratégias de marketing digital é gerar leads, pois eles são potenciais clientes para a empresa.
É muito importante analisar a quantidade de leads para garantir que os vendedores atinjam seus objetivos e estabelecer uma comunicação efetiva.
Investir em anúncios e produção de conteúdo sem melhorar o número de vendas é perda de tempo. Quanto mais a organização vem de, melhor está o alinhamento entre os times de vendas e marketing.
Analisar a quantidade de clientes que uma empresa consegue conquistar é muito importante para saber se ela sabe se comunicar com o consumidor e se é capaz de atender suas expectativas.
Por fim, tanto a mídia paga quanto a mídia orgânica precisam ser analisadas para que os investimentos sejam valorizados e as estratégias alcancem os objetivos propostos.
Importância do marketing de performance
Para uma empresa de construção e reforma, investir em marketing de performance é fundamental por diversas razões.
Uma delas é a possibilidade de fazer análises em tempo real, pois tudo o que a organização precisa é de conexão com a internet para saber como está a performance de seus anúncios.
Os gestores e analistas acompanham a eficiência da estratégia em tempo real, o que aumenta a capacidade de melhorar as ações e embasar as tomadas de decisão.
Da mesma forma como é possível mensurar em tempo real, também é possível fazer as mudanças a qualquer momento, a fim de melhorar os resultados obtidos lá na frente.
Se o gestor percebe que um anúncio está com poucos cliques, pode alterar a mensagem da campanha para atrair a atenção dos consumidores.
Boa parte das estratégias de marketing digital são focadas no fortalecimento da marca, mas é muito difícil saber em qual momento o consumidor conheceu a empresa e qual foi a campanha que o atraiu.
Porém, por meio do marketing de performance, uma empresa de sistema de vigilância pode comparar canais, anúncios e campanhas para identificar aquilo que é realmente efetivo para ela.
Mas, para aproveitar todas as vantagens do marketing de performance, é necessário saber como implementá-lo.
Dicas para implementar o marketing de performance
Se você já sabe qual é o conceito dessa estratégia e sua importância, finalmente está pronto para colocá-la em prática. Para isso, o negócio deve investir no seguinte passo a passo:
Definir um objetivo
Quando se trata de marketing, ter um objetivo é fundamental, pois sem eles é impossível saber o que a empresa deseja e o que ela precisa fazer para alcançar seu propósito.
Com o marketing de performance não é diferente, por isso, o primeiro passo para criar uma boa campanha é determinar o objetivo da marca.
Geralmente, o que muitas companhias procuram, como no caso de um fabricante de recursos para iluminação apartamento, é reduzir os custos por cliques, aumentar o número de leads e aumentar as taxas de cliques.
É papel do gestor verificar o que faz sentido para a empresa e aquilo que está relacionado com o seu planejamento estratégico.
Estabelecer as métricas
Agora que você já sabe qual é o objetivo da estratégia, chegou o momento de definir as métricas que vai acompanhar para alcançar o propósito.
Lembre-se de que elas precisam ser compatíveis com aquilo que a companhia quer alcançar. Por exemplo, se o objetivo é aumentar o número de leads, determine a quantidade que quer gerar e uma porcentagem de crescimento, comparado com um período.
Escolher os canais de divulgação
Para escolher os canais de divulgação, primeiro é importante analisar e relacionar o histórico da presença da marca na web com o objetivo que ela pretende alcançar.
Com base nisso, um fabricante de cortina blackout sob medida poderá determinar os canais de comunicação que precisa usar em sua estratégia.
Mas, além de considerar seu objetivo e seu histórico, não se esqueça de levar em conta o perfil e o comportamento da persona da marca. Não faz sentido criar campanhas para um canal onde o seu público não está presente.
Veja se a sua persona costuma acessar as redes sociais ou se os anúncios no Google fazem mais sentido para ela, lembrando que o gestor não é obrigado a escolher apenas uma opção.
Determinar o orçamento
Agora que você já sabe quais canais vai utilizar, chegou o momento de determinar o orçamento e descobrir os valores que serão investidos em cada um deles, algo muito importante para acompanhar os resultados.
Na hora de estabelecer seu orçamento, uma empresa prestadora de serviço distribuição de panfletos deve estabelecer o máximo que pode gastar por clique e lead.
É uma forma de não extrapolar os custos planejados anteriormente e garantir que todos os canais e campanhas sejam bem trabalhados.
Mensurar os resultados
Depois de colocar a campanha em ação, chegou o momento de mensurar os resultados. Para isso, defina os números que precisam ser analisados diariamente e semanalmente.
Não se esqueça de elaborar relatórios mensais, anuais e trimestrais, para ter acesso a uma visão geral de como será o retorno sobre os investimentos.
Quando for acompanhar os resultados, a equipe de marketing de uma empresa de instalação de tela de proteção para portão não deve ser passivo, pois uma das principais características do marketing de performance é poder alterar as estratégias.
Assim, os resultados serão muito melhores, mesmo que para isso seja necessário fazer algumas mudanças mais incisivas nos anúncios. Só não se esqueça de que qualquer alteração precisa ser registrada, além do porquê isso foi feito.
Considerações finais
Sendo assim, o marketing de performance é uma estratégia muito importante para analisar como está o andamento de todas as ações de marketing digital da empresa.
É uma excelente ferramenta para otimizar os recursos e valorizar o orçamento, além de garantir que a marca consiga alcançar seus objetivos no mercado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.