A crescente constante do uso das redes sociais na internet estão sendo decisivas para uma mudança na forma do ser humano se relacionar, portanto, é possível que esse processo seja definitivo. Com isso, o uso das hashtags está bastante em voga.
Não há como negar que as ferramentas que fazem uso de palavras-chave são como o sangue que corre nas veias da web, e é aquilo e o qual não tem como existir circulação de informações na internet.
Mas, diferentemente da alocação de termos específicos nos textos dos sites, para que ao buscar no Google por revisão automotiva completa, se ache a empresa em questão, as hashtags dizem respeito à promoção de um determinado tema que está sendo promovido.
O que algumas empresas parecem não ter percebido ainda é que, diante das polêmicas sobre a política do dia, discussões sobre futebol e outros temas que são levantados por essas fortes palavras, é possível alcançar grandes lucros surfando na onda do momento.
Dessa forma, explicando o conceito de hashtag e a importância da sua utilização, tanto na vida privada quanto nas negociações e campanhas de marketing, este post ilustrará como um simples debate sobre o excesso de impressão flyers pode viralizar na internet.
Índice do Conteúdo
Uma hashtag é definida como um composto de palavras-chave ou mesmo de uma única palavra, cuja digitação é precedida por #, que é o símbolo cerquilha, ou jogo da velha, como é popularmente conhecido.
As tags tratam-se etiquetas e se referem a termos relevantes que, quando associadas ao símbolo #, se transformam em hashtags.
Elas nada mais são do que uma ferramenta de grande utilidade e amplamente difundida nas redes sociais.
É possível muitas vezes ver nos perfis comerciais de plataformas como Facebook e Instagram as pessoas fazerem, por exemplo, postagens dos móveis modulados escritório com as tags dos nomes dos produtos, para impulsionar a loja.
Esse estilo de marcação, usado nas redes e em outros canais online, funciona associando um determinado dado a um tópico ou discussão.
Em geral, essas hashtags acabam se tornando links com o potencial de serem indexados pelos mecanismos de busca. Isso quer dizer que é possível buscar pelo termo e encontrar todas as postagens em que ele aparece em forma de tag.
Isso quer dizer que se alguém buscar por letreiro LED personalizado no Instagram, encontrará todas as imagens, vídeos e demais postagens em que essa marcação está presente.
Em função do grande uso e integração ao vocabulário cotidiano do público, o termo hashtag foi incorporado ao dicionário da língua inglesa Oxford, no mês de junho do ano de 2014. Apesar disso, é incorreto afirmar que o símbolo # possua esse nome.
Por mais que o uso desse recurso seja automaticamente associado ao Twitter, com o seu agrupamento na ala Trending Topics, existem alguns outros aplicativos e redes que se valem do seu uso para a organização dos conteúdos, tais como:
- Facebook;
- Instagram;
- Tumblr;
- Pinterest;
- Google+.
Por meio das hashtags, se torna possível que os indivíduos e empresas conquistem um público maior com os dados que são divulgados nas mídias sociais.
Também devido ao uso delas, é mais simples de conseguir mensurar e obter um maior controle acerca do que está sendo comentado sobre os determinados assuntos. Por esta razão, as hashtags precisam ser usadas como indexadores.
Isto significa que elas possuirão como fim a melhora nas buscas futuras dos usuários. Portanto, precisarão ser administradas com a visão de que elas fornecerão links, por isso, não podem ser escritas soltas uma a uma para ilustrar uma afirmação ou frase.
Importância da utilização
O uso da hashtag como ferramenta digital vai além do simples modismo. Na verdade, elas são imprescindíveis para a organização de conteúdos, principalmente, para os tornar relevantes para o público.
Por esta razão, diversas empresas já perceberam que o uso das hashtags pode fornecer à um negócio grandiosas oportunidades, estimulando, assim, o desenvolvimento de técnicas para a aplicação eficiente, com a meta de aumentar a audiência.
O grande destaque vai para as redes sociais que têm o uso das tags com o propósito de transformar os termos ou frases mais extensas em links.
São esses links com palavras-chave que proporcionam a facilidade no encontro da marca ou empresa com o seu respectivo cliente ou público-alvo, fazendo a construção de uma audiência mais capacitada e turbinando consideravelmente o alcance dos conteúdos.
Também é de suma importância considerar o uso das Hashtags como peça fundamental da estratégia de SEO, que também é conhecida como Otimização dos Mecanismos de Busca, de uma empresa.
Essa tática faz com que a empresa ganhe visibilidade através do uso dos termos específicos que os navegantes digitam no buscador dentro dos textos ou posts dos produtos.
Com a utilização correta das tags, a imagem ou vídeo alcançará uma categoria de relevância, o que irá facilitar o rastreio dos internautas, que encontrarão a postagem com mais facilidade.
Dessa forma, alguém que se interessa por livros, por exemplo, e procurar por termos como leitura, literatura, livros ou biblioteca doméstica encontrará a empresa que fizer a administração destes termos nos conteúdos interativos da melhor forma.
Assim, quando alguém clicar para ler o texto, contemplar a imagem ou se divertir com um vídeo engraçado sobre o assunto, essa pessoa poderá, quem sabe, parar para olhar dentro do perfil também para ver o que essa empresa vende.
Todavia, as hashtags de todo e qualquer tipo precisam ser utilizadas de maneira totalmente estratégica. Caso contrário, o visitante perceberá a poluição do excesso de termos presentes na postagem e terá a impressão de que não se trata de algo sério.
Pode acontecer também de os termos serem tantos que acabam, sem querer, atraindo públicos que, apesar de parecidos, não são os da empresa, ou não possuem o seu perfil de cliente ideal.
Não basta apenas ter a ideia de fazer a aplicação dessas palavras-chave nas redes sociais de um negócio sem possuir método para trabalhá-las da maneira certa.
Quem busca por etiquetadoras industriais no Google ou encontra o produto no Instagram não quer uma resposta aleatória ou geral por demais, mas espera achar uma solução prática e de preferência com uma distância curta com relação à sua casa.
Por isso, é possível citar pelo menos quatro critérios essenciais para bem utilizar a ferramenta da hashtag nas redes sociais e nos demais sites da web. São eles:
- Usar as funções da plataforma ao próprio favor;
- Não ser generalista demais;
- Testar a hashtag antes de escolher;
- Fazer a escolha certa.
Como já havia sido dito, não tem como deixar de notar o uso excessivo das hashtags nas redes como um esforço inútil para chamar a atenção das pessoas em um mar de empresas que oferecem as mesmas coisas.
Até quem oferece um serviço simples como lavanderia de EPI sabe que é necessário se diferenciar das demais ofertas do mercado.
E para que isso seja possível, o único caminho é enfatizar as particularidades da transformação da própria empresa.
O tom certo é justamente esse, menos postagens generalistas e mais valor particular agregado ao cliente. Essa é a chave, tanto nas entregas quanto na produção de conteúdo web.
Para isso, se valer das funções das plataformas pode ser a melhor saída para quem ainda possui dúvidas de como empregar as hashtags nos textos.
Para citar o exemplo do Instagram, a ferramenta possibilita que o usuário cheque, por meio do botão insights, a quantidade de visitantes que chegaram por meio das hashtags.
Assim, ao vender tela para sacada de apartamento nesta plataforma, será útil fazer uso de pelo menos umas 5 tags, uma vez que a rede social permite no máximo 30 por postagem, mas o engajamento não funciona mais tão bem da décima para cima.
O ideal seria realizar uma segmentação eficaz, fazendo uso de poucos termos, mas que possuam eficácia garantida em relação à sua fidelidade ao produto oferecido. Isso é o que garante que não apareçam pessoas que não pertencem ao público-alvo da loja.
Assim, a escolha da hashtag certa ficará cada vez mais fácil, uma vez que se terá em mente que ela precisa definir exatamente o que o produto é.
Quem fornece serviço de motorista particular, por exemplo, não vai ter o mesmo aproveitamento se quiser ser incluído no grupo dos motoristas de transporte público ou, simplesmente, usar apenas a palavra motorista na tag.
Por fim, a melhor forma de garantir que se está usando a melhor hashtag possível é pesquisando ela na plataforma utilizada.
Se ela possuir o engajamento que a empresa precisa, com as fotos e postagens condizentes, é sinal de que o seu uso será proveitoso.
Considerações finais
Sendo assim, da venda de produtos até a promoção de serviços essenciais do dia a dia, as redes sociais são indispensáveis para fazer a campanha de marketing que um negócio precisa para sobreviver nos tempos de hoje.
Por meio deste post, foi possível ver como as hashtags são importantes, não só para se inteirar dos assuntos polêmicos, mas para engajar um negócio em estágio inicial e garantir o sucesso das grandes empresas com um futuro promissor no mercado digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.