Você já se perguntou: como faço para me conectar com meus clientes de aromaterapia? Ou como faço para que eles façam uma compra? Como um empreendedor online, você definitivamente não está sozinho ao se fazer essas perguntas atemporais.
Isso faz parte do jogo de varejo! É como um enigma nem sempre fácil de resolver. Felizmente, se sua loja é especializada em aromaterapia, temos algumas estratégias úteis para comercializar óleos essenciais.
Índice do Conteúdo
Aromaterapia: 6 estratégias de marketing digital para sua loja
1. Faça pesquisas de mercado e identifique tendências
Um dos desafios consistentes no varejo de aromaterapia é descobrir o que as pessoas desejam. Se você souber o que eles querem, poderá comercializar seus produtos com eficácia e atender à demanda.
Além disso, você pode identificar tendências e capitalizá-las. Uma das melhores ferramentas para fazer isso é o Google Trends, que mostra o interesse de pesquisa em um determinado termo durante um período de tempo.
2. Comece um blog sobre Aromaterapia
Esta é uma ferramenta poderosa que você pode usar para comercializar sua loja de aromaterapia de forma eficaz e envolver os clientes. O objetivo principal do blog é educar os consumidores sobre os produtos, então você precisa reservar um tempo para tornar suas postagens legíveis, precisas e substanciais. Isso vai valer a pena, pois sua experiência tornará seu blog confiável para os consumidores.
Usar um blog para comercializar produtos também é conhecido como marketing inbound. Depois de chamar a atenção do leitor, fornecendo-lhes informações úteis, você pode tentar convertê- los em clientes pagantes vinculando de volta à sua loja.
As postagens do blog nunca devem ser muito complexas ou repletas de informações técnicas. Use uma linguagem simples para que todas as idades entendam o que você quer dizer.
Para que as postagens do seu blog tenham uma classificação elevada nos resultados do mecanismo de pesquisa, você terá que usar a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO), incluindo pesquisa de palavras-chave.
Isso envolve a identificação de palavras-chave e frases-chave populares que os compradores online digitam no mecanismo de pesquisa. Depois de identificá-los, você precisará criar um conteúdo rico nessas palavras-chave.
Certifique-se de que sua postagem no blog seja direcionada à palavra-chave ou frase-chave primária. Por exemplo, se você deseja classificar os “benefícios dos óleos essenciais”, certifique-se de incluir a frase-chave nas manchetes, cabeçalhos, texto e meta tags das postagens do blog.
No entanto, não torne as postagens muito “spam” usando palavras-chave. Esta é a prática de bloquear essas palavras-chave em todo o texto, resultando em conteúdo que não é lido corretamente. O mecanismo de pesquisa notará isso e encaixará suas classificações.
Exemplos de postagens podem ser coisas como:
- Melhores receitas com óleo essencial de lavanda;
- 10 razões pelas quais amamos óleos essenciais;
- Melhores óleos essenciais para relaxamento.
3. Eduque os usuários sobre aromaterapia
O marketing eficaz de aromaterapia significa que você deve ser uma autoridade no assunto, educando os usuários. Lembre-se de que o objetivo de começar um blog é torná-lo uma fonte confiável para compradores online e clientes em potencial.
Os consumidores se conectam com seus esforços de marketing apenas se sentirem que você sabe muito sobre o assunto. Isso significa que você terá que aprender sobre os produtos que está vendendo. Óleos essenciais e aromaterapia incluem muitas informações.
Você também pode obter uma certificação de aromaterapia online rápida. Nem todo mundo que obtém essa certificação se torna um aromaterapeuta – os graduados anteriores tornaram-se proprietários de empresas, desenvolvedores de produtos, especialistas em fabricação, consultores e até blogueiros.
Na verdade, obter esse tipo de certificação pode ajudar tremendamente o seu blog. As melhores práticas de SEO incluem ter biografias de autores que mostram sua especialização, treinamento, educação e experiência no assunto sobre o qual você está escrevendo.
4. Construa sua presença nas redes sociais
Outra ferramenta poderosa para comercializar óleos essenciais são as redes sociais. Isso mudou todo o jogo de varejo online, então certifique-se de tirar o máximo proveito disso.
Você deve criar contas de loja no Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest. Você pode então acompanhar quem curtiu sua página e/ou postagens para, então, comercializar melhor para eles. Anote sua idade, localização geográfica e interesses, pois isso o ajudará a criar campanhas de marketing mais eficazes.
Além disso, você pode integrar esta ferramenta de marketing com outras ferramentas. Por exemplo, se você tem uma postagem de blog altamente “compartilhável” que é informativa e interessante, você deve publicá-la nas várias contas de mídia social.
Trabalhe com influenciadores do Instagram
Você pode ter ouvido falar de influenciadores. Essencialmente, são Instagrammers profissionais que têm um grande público de seguidores e, portanto, exercem muita “influência”.
Nos velhos tempos, eles podem ter sido chamados de “formadores de opinião”. Micro Influenciadores têm entre 1.000 e 100.000 seguidores, enquanto macro influenciadores têm mais de 100.000 seguidores.
Dito isso, os influenciadores de saúde e bem-estar são absolutamente enormes na plataforma do Instagram. Na verdade, existe toda uma indústria artesanal que gira em torno desses influenciadores, e esse é exatamente o público-alvo de seus esforços de marketing de aromaterapia e óleo essencial.
Use o Pinterest para compartilhar receitas
O Pinterest também pode ser útil para aromaterapia ou marketing de óleo essencial. Cada técnica de marketing tem um objetivo, incluindo aumentar o tráfego, classificações ou compartilhamentos sociais.
Com o Pinterest, o objetivo é aumentar as visitas à sua loja online por meio dos painéis do Pinterest . Esta é a maneira perfeita de compartilhar receitas e misturas de óleos essenciais.
Muitas pessoas usam óleos essenciais para fazer misturas, seja para perfumaria ou como parte da aromaterapia. Em sua conta do Pinterest, você pode compartilhar essas receitas ou misturas.
Além disso, se você está se sentindo especialmente criativo ou se tornou um especialista em aromaterapia, você pode até criar o seu próprio. Apenas certifique-se de dar a eles um nome memorável e um propósito específico. Parte do marketing é vender um sentimento ou experiência, especialmente se você estiver lidando com óleos essenciais e aromaterapia.
Finalmente, se você tiver uma conta “Pinterest for Business”, poderá usá-la para análises e ver quais pins são populares. Você pode compartilhar esses pins em outros painéis do Pinterest relacionados a óleos essenciais e/ou aromaterapia.
5. Escreva descrições de produtos atraentes
O marketing eficaz também requer que você escreva descrições de produtos precisas, envolventes e informativas. Sempre certifique-se de que a descrição do produto seja exclusiva, portanto, não a copie de outra fonte ou loja online.
Isso inclui seu próprio fornecedor – você pode usar as descrições dos produtos como ponto de partida, mas ainda precisa escrever as suas.
Além disso, o marketing de óleos essenciais ou aromaterapia significa que você precisa apelar aos sentidos e emoções do leitor. Dito isso, use palavras sensoriais e emocionais para chamar a atenção do cliente.
Isso pode incluir a sensação/cheiro do produto (“vibrante, fresco, floral”) ou como o produto os fará sentir (“estimulante, revigorante, calmante”). Um bom ponto de referência é pensar em como os restaurantes elegantes descrevem seus pratos no menu – eles estão pintando uma imagem com palavras. Com os óleos essenciais, você está vendendo ao consumidor uma sensação ou experiência.
Você também deve se certificar de que a descrição do produto:
- Crie urgência ou necessidade: não deixe que as férias o estresse com esta mistura calmante de lavanda;
- Ofereça benefícios positivos tangíveis: fique energizado e revigorado com nossa mistura de aromaterapia de hortelã-pimenta;
- Tranquilize e ajude: viva sua melhor vida com nossas vibrantes misturas de óleos essenciais.
6. Use anúncios do Google ou do Facebook
Se você tiver o capital disponível, usar o Google ou os anúncios do Facebook pode realmente intensificar sua estratégia de marketing. Alguns modelos de varejo de e-commerce não exigem muito capital inicial.
É por isso que é tão atraente para os varejistas online. No entanto, alguns empreendedores descobrem que seus negócios online se beneficiam de gastar dinheiro para veicular uma campanha publicitária direcionada. Isso definitivamente pode ficar caro, no entanto.
O Google Ads permite que você segmente certas palavras-chave para publicidade paga por clique (PPC). Seu anúncio será exibido no topo dos resultados de pesquisa para as palavras-chave que você segmentou, como “aromatizador eletrico”.
Você também pode veicular uma campanha de banner com a Campanha da Rede de Display que divulga sua loja para consumidores que já estão interessados em óleos essenciais.
Você também terá a opção de onde e com que frequência deseja exibir seus anúncios, incluindo vídeo, texto ou imagens de seus produtos de óleo essencial. É importante observar que os consumidores respondem melhor a banners de vídeo e animados do que apenas a texto estático.
Além disso, os anúncios do Facebook permitem que você segmente os consumidores com base em informações importantes, como idade ou interesses. Por exemplo, você pode criar uma campanha de anúncio no Facebook que visa qualquer pessoa que “gostou” da postagem de um influenciador de bem-estar, instrutor de ioga, entusiasta da Nova Era, influenciador de medicina holística ou guia de meditação.
Isso exigirá um pouco de pesquisa de sua parte, mas você deve considerar que tipos de pessoas estariam interessadas nesses produtos e quais outros interesses elas podem ter. Por exemplo, a aromaterapia e óleos essenciais são muito populares entre as pessoas interessadas em produtos da “Nova Era” .
Você também deve segmentar usuários interessados nas páginas do Facebook dedicadas à saúde e bem-estar, exercícios, ioga, entusiastas da meditação e medicina natural/holística. Você encontrará muitos cruzamentos entre esses diferentes grupos de usuários.
Basicamente, os anúncios do Facebook pegam as informações que as pessoas compartilham de bom grado nas redes sociais e as direcionam com anúncios projetados para seus interesses.
Comece agora vender online com essas 6 estratégias
Esses são os fundamentos da comercialização de óleos essenciais e produtos de aromaterapia. No entanto, tenha sempre em mente que o marketing é um processo contínuo – você terá que ajustar consistentemente sua estratégia para permanecer no topo do seu jogo. Também não é uma solução “tamanho único” – alguns métodos podem funcionar melhor do que outros. Se quiser ter sucesso, você precisará ficar vigilante.