Existem 582 milhões de empreendedores no mundo hoje. Isso significa que 1 em cada 13 pessoas possui um negócio! Bem, as conversas sobre empreendedorismo estão por toda parte, mas nem todo mundo sabe o que exatamente significa empreendedorismo.
Aqui está um artigo detalhado explicando o mesmo.
Índice do Conteúdo
O que é empreendedorismo?
O processo de lançamento, desenvolvimento e execução de um empreendimento comercial, juntamente com seus riscos financeiros, é chamado de empreendedorismo.
Em termos simples, é a disposição de lançar um novo empreendimento comercial. É muito importante para o desenvolvimento econômico do mercado global em expansão. Uma pessoa que empreende é chamada de empreendedor.
Geralmente, iniciar seu próprio negócio é uma proposta difícil, pois 90% das startups falham a cada ano. No entanto, não surpreende que mais e mais pessoas optem por ser independentes em suas carreiras profissionais.
Segundo estudos , 2 em cada 3 pessoas em todo o mundo pensam que o empreendedorismo é uma boa escolha. A maioria das pessoas pensa que o empreendedorismo tem apenas um significado. Mas existem diferentes tipos de empreendedorismo, conforme descrito abaixo.
Tipos de empreendedorismo
Empreendedorismo para pequenas empresas
No mundo de hoje, a maioria das empresas ainda são pequenas. Nos EUA, 99,7% de todas as empresas que são pequenas empregam 50% de todos os trabalhadores não-governamentais.
Na maioria das vezes eles são pouco lucrativos, mas lucram apenas para ganhar a vida e sustentar suas famílias. Tais empresas não têm escala para atrair capital de risco e são financiadas por meio de amigos/família ou empréstimos para pequenas empresas.
Alguns exemplos de empreendedorismo em pequenas empresas incluem cabeleireiros, mercearias, eletricistas, carpinteiros, encanadores, consultores, etc.
Empreendedorismo de inicialização escalável
Nesse tipo de empreendedorismo, os empreendedores iniciam sua empresa acreditando que sua visão pode mudar o mundo. Seu financiamento vem de capitalistas de risco e eles contratam os melhores funcionários.
Encontrar um modelo de negócios escalável e repetível é o objetivo deles. Uma vez encontrado, é necessário mais financiamento dos capitalistas de risco para o crescimento de seus negócios.
As startups escaláveis representam apenas uma pequena proporção de todos os negócios devido ao capital de risco e aos retornos exorbitantes. Exemplos de empreendedorismo inicial escalável incluem Facebook, Instagram, e-commerce e etc.
Empreendedorismo de Grandes Empresas
Grandes empresas, sustentando a inovação, oferecendo novos produtos que são variantes dos seus principais produtos. Novos produtos são desenvolvidos para atender às mudanças nas necessidades dos clientes e à tecnologia avançada.
Muitas vezes, as empresas fazem isso fazendo parcerias ou comprando empresas inovadoras. Exemplos de empreendedorismo de grandes empresas incluem Google, Microsoft, Samsung etc.
Empreendedorismo Social
Empreendedorismo social é onde um empreendedor cria produtos e serviços para resolver necessidades e problemas sociais. Seu único objetivo é tornar o mundo um lugar melhor e não obter lucros ou adquirir riqueza.
Eles podem ser sem fins lucrativos, lucrativos ou híbridos.
Um exemplo de empreendedorismo social é uma organização chamada Safepoint Trust, de Marc Koska, que trabalha para redesenhar as ferramentas médicas e introduzir seringas não reutilizáveis baratas para clínicas sub financiadas em todo o mundo.
Essa organização conseguiu administrar 4 bilhões de injeções seguras em 40 países com suas seringas inovadoras Auto-Disable.
A importância do empreendedorismo
Evolução do mercado livre
Os empreendedores são importantes em um mercado livre, porque ajudam o mercado a responder às mudanças de preços e preferências do consumidor.
Por exemplo, com o aumento do uso da internet, um empresário pode ver o potencial de criar um novo serviço de entrega em domicílio que usa um aplicativo para os consumidores comprarem.
Sem empreendedores, os mercados de produtos se tornariam estáticos e lentos para mudanças nas novas tecnologias e tendências
Melhorias na eficiência
Um empreendedor de sucesso pode obter receita de um negócio estabelecido. Isso pode causar “destruição criativa”. Uma frase usada para descrever mudanças na economia, que no curto prazo podem levar as empresas a fecharem seus negócios e/ou a perder empregos.
No entanto, esse potencial de destruição criativa também cria um incentivo para que uma empresa estabelecida se adapte e aumente sua própria eficiência.
Por exemplo, em resposta aos serviços de táxi da Uber, criou um incentivo para as empresas de táxi estabelecidas desenvolverem seus próprios aplicativos.
Eficiência dinâmica
Os empreendedores podem fazer mudanças radicais e introduzir novas tecnologias que se movem significativamente em um setor.
Por exemplo, o novo uso de linhas de montagem por Henry Ford permitiu um corte drástico no custo médio de produção de um automóvel. Suas economias de eficiência forçaram outras montadoras a seguir o exemplo.
Novos mercados
Os empresários geralmente podem “redefinir as regras” de uma indústria estabelecida. Por exemplo, nos anos 90, se você quisesse alugar um quarto, vasculharia os anúncios de jornal e teria que tomar uma decisão com base em 40 palavras do texto.
No entanto, com a internet significa que você pode explorar facilmente diferentes possibilidades e ter a oportunidade de conhecer seu colega de apartamento em potencial antes de se mudar.
Isso criou um novo mercado e um novo serviço que aumenta a eficiência do encontrar uma pessoa compatível para conviver.
Nova economia
A nova economia tecnológica oferece maiores oportunidades para os empreendedores. Baixos custos iniciais dão aos empreendedores o potencial de encontrar novos nichos de mercado para desenvolver.
Muitas das grandes empresas tecnológicas atuais são relativamente jovens e começaram como pequenas empresas iniciantes, geralmente no quarto ou na garagem de alguém.
Novos valores
Um empreendedor não se trata apenas de preço e lucro. Um empreendedor pode ser motivado a ingressar em um setor para oferecer um produto mais ético ou prestar um serviço a uma comunidade.
Por exemplo, Anita Roddick montou a Body Shop no momento em que muitos cosméticos eram testados em animais. Sua nova estrutura evitou testes em animais.
Ele provou ser uma estratégia de negócios bem-sucedida e logo se tornou o padrão do setor. Em outras situações, os empreendedores podem se arriscar e prestar um serviço comunitário.
Conclusão
Certifique-se de planejar a inicialização do seu negócio, mantendo todos esses fatores em mente para melhorar as chances de seu sucesso.
Qualquer indivíduo independente com qualidades de liderança optaria pelo empreendedorismo no mundo de hoje, embora haja muitos riscos e responsabilidades junto com ele.