O que é liderança e por que é tão importante?

por webtrends
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Nenhuma organização de sucesso estaria onde está hoje sem liderança efetiva. A liderança eficaz é quase sempre um dos principais fatores de crescimento, desenvolvimento e inovação.

Liderança não é sobre os títulos, nem mesmo os elogios. Liderança eficaz é muito mais significativa, impactante e profunda. Não existe uma fórmula definida ou um plano passo a passo, isso depende da cultura e das necessidades da organização.


O que é liderança?

Liderança eficaz consiste em executar a visão da empresa (ou redefini-la e melhorá-la, em alguns casos) e definir o tom e a cultura dessa organização em particular. Liderança significa criar e planejar, garantir recursos e procurar e melhorar erros. 

Liderança é motivar as pessoas a trabalharem juntas e cooperarem consigo mesmas e, em alguns casos, com outras equipes, para atingir um determinado objetivo. Também é importante ressaltar que a liderança é diferente de gerenciar. 

Embora a gerência também seja parte integrante do sucesso de uma organização, ela é fundamentalmente diferente da liderança. Os gerentes gerenciam as coisas. Eles analisam a logística, equilibram os orçamentos e assim por diante. 

Embora os bons gerentes também possam ter habilidades efetivas de liderança, o que é realmente muito ideal , os dois nem sempre necessariamente andam juntos.

A liderança eficaz brilha não apenas quando as coisas estão indo bem, mas também (mais ainda, às vezes) quando as coisas estão difíceis.

Eles são respeitados (não temidos) pelas pessoas ao seu redor, que por sua vez, ficam motivadas a trabalhar mais e a fazer contribuições mais significativas para a melhoria da organização.

Liderança não é trabalhar em direção a uma meta sozinho. De fato, liderança é inspirar e motivar as pessoas a trabalharem juntas.

Uma boa liderança é importante. Como afirma um artigo da Universidade Estadual da Pensilvânia, “liderança eficaz é essencial para uma sociedade em funcionamento”. 

Em uma escala menor, o fato permanece verdadeiro nas organizações e nos negócios. É basicamente impossível para uma empresa continuar evoluindo e crescendo com o tempo sem liderança efetiva. 

Especialmente durante esse tempo em que a tecnologia digital está mudando todos os aspectos de como os negócios estão sendo realizados e como os clientes estão se engajando com as marcas, uma marca sem líderes eficazes será como um navio navegando sem um capitão que indica o caminho a seguir.


O que faz bons líderes?

Ser um bom líder não é algo que todos possam fazer. Não é fácil. Todo líder precisa possuir e/ou trabalhar em direção a seus objetivos e visão.

Bons líderes são essenciais para melhorar a produtividade e o moral entre os membros de uma organização. 

Então, o que faz um líder eficaz? Muitos bons líderes compartilham várias características e atitudes. Aqui estão alguns deles.

1. São decisivos

Liderança eficaz significa não perder tempo. Isso inclui o tempo necessário para tomar decisões. Frequentemente, tanto tempo pode ser desperdiçado no processo de tomada de decisão que muitas oportunidades são perdidas. Às vezes, a produção chega a um impasse. 

Bons líderes são todos sobre a tomada de decisões informadas, mas estão sempre atentos aos prazos envolvidos. E uma vez que uma decisão é tomada, eles se comprometem e veem as coisas.

Eles percebem que adiar decisões importantes pode ter efeitos significativos na produtividade e no crescimento das organizações.


2. Eles praticam o que pregam

Liderança eficaz, em essência, também envolve liderar pelo exemplo. É difícil respeitar alguém que pede a todos que cheguem na hora certa ou trabalhar em direção a um determinado objetivo, se essa pessoa não estiver disposta a chegar na hora certa ou colocar a parte do trabalho em si. 

Muitas vezes, bons líderes estabelecem o padrão, e cumprem, em vez de apenas falarem com todos. Como um artigo da Forbes diz:

“Um líder que arregaça as mangas e se suja de vez em quando criará uma lealdade em sua equipe que resultará em objetivos além do que normalmente esperamos”.


3. Eles não perdem de vista os objetivos

Líderes eficazes são solucionadores de problemas. Ou, pelo menos, eles não se preocupam com os problemas e se concentram em trabalhar em direção a uma solução.

Eles não têm as respostas o tempo todo, mas com certeza sempre trabalharão para obter respostas. 

Eles não reclamam e, em vez disso, olham para frente e avançam, sempre tendo em mente os objetivos que estabeleceram no início e sempre olhando para o cenário geral.

Para esse fim, eles priorizam e definem as tarefas que precisam ser executadas primeiro.


4. Eles são apaixonados pelo que fazem

Liderança eficaz é acreditar no que se está fazendo. Os bons líderes não dizem e nunca dirão: “é apenas um trabalho” ou “eu apenas trabalho aqui”.

Eles se preocupam com o que fazem, se preocupam com a organização e se preocupam com as pessoas com quem lideram e trabalham.


5. São humildes e responsáveis

Isso contribui para o aspecto da liderança eficaz, que depende da geração de respeito que é conquistado, em vez de depender da posição ou título da organização. 

É a humildade que faz com que os grandes líderes tenham a mente aberta e estejam dispostos a ouvir os outros e até receber críticas construtivas.

Eles não deixam o orgulho atrapalhar a realização de objetivos e a execução de sua visão para os negócios. 

Eles também estão dispostos a assumir a responsabilidade por suas ações e não apontam o dedo para as pessoas com quem trabalham quando as coisas vão para mal.


6. Eles dão crédito onde o crédito é devido

Muitas vezes, você ouve a história sobre o chefe que roubou uma ideia ou recebeu o crédito pela conquista de outra pessoa. Bons líderes compartilham a glória e rapidamente dão crédito a um membro ou colega de equipe por uma boa ideia.

Eles sabem que o sucesso é através do trabalho em equipe e respeitam a contribuição e o trabalho de outras pessoas.


7. Ajuda as pessoas a crescer

Grandes líderes ajudam as pessoas a crescer. Eles compartilham de bom grado o que sabem e buscam oportunidades de aprendizado para as pessoas com quem trabalham (ou as pessoas que trabalham para eles). 

Eles constroem a equipe e promovem fortes relacionamentos, relacionamento e cooperação dentro dessa equipe. Eles conhecem o elo mais fraco e trabalham para fortalecê-lo.


8. Eles são confiáveis

Imagine trabalhar para alguém que não é confiável. Difícil, certo? Bons líderes nunca violam a confiança que lhes é dada, seja por pessoas mais altas na escada organizacional, seja por pessoas que trabalham para eles e com eles. 

Essa confiabilidade os torna mais acessíveis e faz com que os outros se sintam mais confortáveis ​​em se abrir para eles e fornecer feedback honesto ou informações que, no final, contribuem para o crescimento da organização.

Conclusão

Toda organização deve fazer o seu melhor para permitir uma liderança eficaz. As organizações, em geral, devem estar abertas a fazer as coisas de maneira diferente e conhecer como o mercado está evoluindo e como os clientes estão mudando. 

Bons líderes precisam de um bom sistema de apoio para que funcionem bem e maximizem seu potencial.

Parte da capacitação da liderança eficaz inclui o fornecimento das ferramentas certas para ajudá-los a alcançar e atingir seus objetivos. 

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