Ao longo dos últimos tempos, muito tem se falado a respeito das intensas transformações pelas quais a economia tem passado, especialmente por conta do advento de novas tecnologias, tais quais as plataformas digitais.
Ferramentas como essas foram responsáveis por alterar significativamente o funcionamento tradicional da economia e, consequentemente, influenciar no aparecimento de inovadores modelos de negócios, como o comércio eletrônico, ou e-commerce.
Diversas empresas importantes ao redor do mundo todo têm se reinventado, melhorado sua eficiência e aumentado seu valor de mercado a partir do uso inteligente de plataformas digitais, posicionando-se à frente de suas concorrentes em termos de inovação.
Mesmo no caso de atores já bastante consolidados em seus respectivos nichos de mercado, a incorporação da lógica das plataformas digitais foi praticamente inevitável em decorrência da dimensão gigantesca da alteração provocada por estas na economia global.
Seja uma marca de camisetas ou uma empresa de serviços terceirizados, ou qualquer outra, independentemente do ramo, o investimento em plataformas digitais tem se tornado cada vez mais uma constante no mercado internacional.
A maioria expressiva das mais importantes empresas do mundo, atualmente, segue o modelo da chamada “nova economia”. Tais negócios, por sua vez, têm cada vez mais priorizado a experiência da marca e a comunicação direta com o público.
Utilizando-se do poder das plataformas digitais, grandes empresas dos mais diversos ramos, como habitação, transporte e tecnologia, têm conectado pessoas e recursos de forma cooperativa e inovadora.
Um dos mais evidentes impactos gerados pela adoção dessas novas tecnologias da parte de marcas importantes é, definitivamente, a significativa melhoria no desempenho financeiro dessas mesmas empresas no que tange às métricas utilizadas para quantificá-lo.
Assim, bem como uma placa ACM adesivada, as plataformas digitais são importantíssimas ferramentas de marketing, agregando visibilidade, reconhecimento e lucratividade às empresas que as utilizam eficientemente.
Tendo isso em vista, este artigo buscará esclarecer os principais aspectos relacionados à definição e importância das plataformas digitais para marcas dos mais distintos ramos e tamanhos, esclarecendo ao grande público o motivo de investir em diversas delas.
Índice do Conteúdo
Saiba o que são plataformas digitais
De forma bastante simplificada, uma plataforma digital é um modelo de negócio que opera conectando diferentes pessoas e promovendo interações entre elas por meio das mais variadas tecnologias.
Além de buscar elevar ao máximo a convergência entre a oferta e a demanda, tais ferramentas também podem servir para sofisticar diversas atividades profissionais e facilitar o encontro das mais distintas formas de entretenimento.
Um dos mais importantes princípios que orientam o funcionamento de plataformas digitais é o da conexão entre pessoas e empresas, gerando valor a partir de tal interação. Tal valor, por sua vez, é modificado de acordo com as demandas e interesses do usuário em questão.
Dessa forma, o modelo de negócio unilateral foi sendo progressivamente superado por um novo paradigma. No caso, o comércio bilateral, em que, ao invés da comunicação fluir em um único sentido, ela flui em ambos, mas sempre através de um mesmo canal.
É importante ressaltar que os mais variados aspectos não apenas da economia, mas também da sociedade como um todo, foram diretamente afetados por esse novo parâmetro nas relações de mercado.
Bem como uma loja de fabricação de móvel sob medida, as plataformas digitais têm registrado sua marca de forma inegável em todas as dimensões fundamentais da vida em sociedade, alterando drasticamente, e talvez permanentemente, a dinâmica das relações humanas.
Portanto, agindo de forma multidirecional, as plataformas digitais têm por objetivo promover interações em busca da geração de valor. Com isso, informações são difundidas e negociações são realizadas de forma ineditamente ágil e eficiente.
Além disso, o valor gerado a partir das interações promovidas por parte das plataformas digitais apenas tende a aumentar, conforme também aumentam a quantidade de conexões diferentes estabelecidas no ambiente virtual.
No decorrer dos últimos anos, cada vez mais importância tem sido conferida às plataformas digitais por especialistas nas mais diversas áreas, tanto da economia, quanto da tecnologia. É fato para o conjunto dos profissionais de tais campos que essa tendência veio para ficar.
Assim, como um uniforme de trabalho feminino, basicamente todos os aspectos da sociedade atual têm se vestido com a roupagem das plataformas digitais, o que apenas reafirma a importância indiscutível dessas novas ferramentas tecnológicas.
Por que e como investir em plataformas digitais?
Uma vez que as plataformas digitais tomaram proporções gigantescas nos últimos tempos, tornou-se fundamental para toda e qualquer empresa estar presente e ativa no mercado virtual. Investir nelas, implica em encontrar mais facilmente potenciais clientes.
Ao invés de se ater apenas às tradicionais formas de ofertar produtos ou serviços, faz-se mais do que necessário incorporar as mais arrojadas e modernas maneiras de interagir com a clientela e concretizar vendas, tendo em vista como o mundo tem evoluído.
Além dos usuários de Internet somente crescerem mais a cada dia, o mercado consumidor também tem se tornado mais exigente no que tange às marcas e ao que é ofertado por elas. Ou seja, ficar preso ao passado não é uma opção para quem quer crescer.
Assim como em um buffet de churrasco para 100 pessoas há muitas opções, existem benefícios diferentes oferecidos pela utilização inteligente das mais variadas plataformas digitais. Portanto, as marcas que o fazem somente têm a ganhar com elas.
Tendo em vista a importância das diferentes plataformas digitais para o desenvolvimento eficiente de todo e qualquer negócio, seguem listadas quatro dicas simples e práticas de como se investir nelas. São elas:
- Estudo e preparação contínuos;
- Conhecimento profundo do público-alvo em questão;
- Estabelecimento de objetivos claros e factíveis;
- Abertura e coragem em relação a novidades.
Sobre o primeiro tópico, é importante enfatizar que, apesar da incrível oportunidade representada pelo mercado digital, o seu desbravamento de forma eficiente não se configura enquanto uma tarefa necessariamente simples.
Assim, o estudo e a preparação de forma geral são aspectos fundamentais para que uma determinada marca que esteja planejando adentrar o universo das plataformas digitais, o faça da melhor forma possível e, consequentemente, obtenha os melhores resultados.
A respeito do segundo item, é fundamental o entendimento, tanto do mercado consumidor em si, quanto de suas preferências e comportamentos para que qualquer empresa saiba onde se encontra sua clientela e, sobretudo, como atingi-la.
Para cumprir da forma mais eficiente possível tal tarefa é preciso, por exemplo, estreitar laços com o público-alvo em questão, uma vez que, logicamente, ele próprio é quem pode fornecer mais e melhores informações sobre si mesmo.
Da mesma forma como ocorre no processo de impressão de etiquetas com código de barras, cada um dos diversos nichos do mercado consumidor possui uma identidade específica que deve ser profundamente conhecida por quem busca negociar com eles.
Em relação ao terceiro tópico, é pertinente afirmar que, ao se aventurar no mercado digital, uma marca deve saber de antemão o que espera e almeja no que tange a tal iniciativa. É necessário estabelecer previamente objetivos, ao mesmo tempo claros e factíveis.
Visando a facilitar esse processo de estabelecimento de metas e prioridades, faz-se válido avaliar quais são as necessidades próprias da empresa em questão. Assim, sabendo o que se quer, fica mais simples definir aonde se quer chegar.
Por fim, sobre o quarto e último item, é importante salientar que, todos os dias, aparecem novas ferramentas e tecnologias no mercado, então, é sempre preciso ter abertura e coragem ao lidar com tais novidades que surgem de forma cada vez mais rápida.
Além disso, apenas se prender ao que já se conhece é um fator extremamente limitante em termos de crescimento e desenvolvimento para toda e qualquer empresa, ainda mais quando se trata do mercado digital e toda a sua dinamicidade.
O aprisionamento de uma marca a formas tradicionais de atuação faz com que não haja escapatória para ela. Sua expansão e evolução permanecem confinadas entre barreiras intransponíveis, o que apenas a faz mal, por isso é interessante que uma loja de reforma de estofados diversifique os investimentos nas plataformas digitais.
Considerações finais
Assim, com todos os aspectos abordados neste texto, foi possível esclarecer os principais tópicos concernentes à definição e importância das diferentes plataformas digitais, bem como as razões e as formas de toda e qualquer empresa investir eficientemente nelas.
Tendo em vista todo o conteúdo desenvolvido anteriormente, justifica-se a razão de que, nos tempos atuais, seja fundamental dar atenção ao mercado digital.
Além disso, os potenciais resultados obtíveis por meio desse processo também podem ser mais do que valiosos.
Portanto, da mesma forma como um estrado plástico 50x50x5, as diferentes plataformas digitais existentes atualmente servem como uma sólida base de atuação para as mais diversas marcas, independentemente do ramo ou tamanho delas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.