As propagandas são estratégias criadas para persuadir o público e com fins ideológicos, tendo como propósito promover ideias, práticas, causas, doutrinas e princípios.
Para funcionarem, precisam de recursos psicológicos que trabalham as emoções, opiniões e sentimentos das pessoas, motivando uma ação a partir disso.
A propaganda faz parte da história da humanidade e um exemplo clássico disso foram as campanhas nazistas feitas por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
Isso mostra que propaganda é algo que sempre vai fazer parte da humanidade e em várias vertentes de sua existência. Outro exemplo é a igreja católica que investiu em uma expansão pelo mundo para conquistar novos fiéis.
Foi por conta da propaganda que tanto um quanto outro conquistaram adeptos e fortaleceram suas práticas, por conta disso, ficaram marcados no mundo todo.
Foram movimentos que influenciaram a evolução do marketing por conta das estratégias de persuasão que continuam sendo aplicadas pelas marcas. Só que ao contrário dessas ideologias, a propaganda é usada de maneira positiva.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar o que é propaganda, sua importância para as marcas e algumas dicas para melhorar essas estratégias dentro da empresa.
Índice do Conteúdo
Entendendo o que é propaganda
Propaganda é uma estratégia de persuasão com fins ideológicos, tendo como propósito promover práticas, ideias, causas, princípios e doutrinas. Sua origem se dá no cenário político onde governos e partidos patrocinavam esforços para persuadir as pessoas.
As práticas envolvem recursos psicológicos que mexem com as emoções, sentimentos e opiniões e por isso também conseguem motivar ações.
Foi a partir do século 18, com a expansão da religião católica no mundo todo, que a propaganda começou a ser usada e disseminou ideologias. Depois disso, começou a ser associada a outros contextos e propagar ideias.
Atualmente, faz parte do planejamento de muitas empresas, como no caso de um fabricante de ciclone separador de pó para divulgar soluções e ajudar as pessoas de diversas formas no dia a dia.
Importância da propaganda para as empresas
A propaganda está presente na sociedade há muito tempo e com a chegada da internet e o avanço da tecnologia, ganhou mais força.
Consumir produtos e serviços é resultado de uma relação entre consumidor e marca, mediada por propagação simbólica e direcionada.
Essa relação acontece em diferentes esferas, por exemplo, o contato próximo proporcionado pelas redes sociais, usando para isso imagens, publicações, vídeos e áudios ajuda uma marca a estreitar as relações com o público.
Isso mostra que a propaganda ganhou forças sociais e atua a todo momento. Também existe um fator de representatividade refletido quando uma pessoa escolhe comprar um produto ou serviço, com base em seus valores.
Por exemplo, quando uma pessoa compra persiana double vision sob medida de determinada marca, compactua com seus valores e mostra qual é a sua posição no mundo e seu papel na sociedade.
Quando o consumidor se aproxima da marca pela compra, expressa um pouco sobre sua própria essência. Tendo isso como base, a propaganda atua como base para estimular essa relação, detectando valores que servem como canal de relação.
Isso significa que as propagandas são o meio pelo qual a marca e o público se relacionam dentro da sociedade como um todo.
A importância se dá pelo fato de que uma marca que não investe em propaganda, além de não divulgar seus produtos e serviços, não consegue estabelecer uma relação próxima com o público, algo que o consumidor moderno exige.
Mas para extrair todo o potencial desse recurso que está presente na humanidade há tanto tempo, é fundamental investir em práticas que melhorem a propaganda.
Dicas para melhorar a propaganda da empresa
Para fazer boas propagandas e levar as soluções do negócio ao conhecimento das pessoas, existem algumas práticas que não podem faltar no planejamento. São elas:
Conhecer a persona
Uma autoescola especializada em cnh classe b precisa conhecer sua persona para que possa criar estratégias direcionadas que realmente trazem bons resultados, algo que se aplica tanto ao marketing quanto à publicidade.
Quando uma empresa pensa em fazer propaganda, a primeira coisa que deve considerar é seu cliente ideal, ou seja, aquela pessoa para a qual a marca idealizou suas soluções.
O propósito sempre deve ser atrair um público específico e mostrar que algo pode interessar e ajudar a resolver problemas. A persona é um personagem que reúne as características do cliente ideal, como:
- Idade;
- Profissão;
- Escolaridade;
- Gênero;
- Estado civil;
- Necessidades;
- Desafios;
- Problemas.
É muito importante reforçar a persona durante o planejamento da propaganda para que as campanhas sejam assertivas.
Analisar os concorrentes
Depois de saber quem é a persona do negócio, chegou o momento de saber quem são seus concorrentes. Um fabricante de etiqueta bolinha colorida precisa saber o que as empresas de sionista estão fazendo para identificar o que é recorrente.
Também saberá o que está faltando no mercado e com isso pode implementar novidades no setor. Só que é necessário ter cuidado na hora de analisar a concorrência para não copiar as ações de outras empresas.
Propósito é entender de que maneira os empreendedores fazem a divulgação de seus produtos e serviços e como é a percepção do público sobre certas propagandas.
Destacar as qualidades do produto
A propaganda precisa destacar as qualidades do produto, mostrando para a persona todas as vantagens que a solução oferece para o dia a dia.
Isso é ainda mais importante quando o produto possui muitos competidores no mercado. Um exemplo disso são os cursos de idioma, nesse cenário, ao apresentar o serviço, é necessário destacar porque ele é melhor do que os outros.
Uma empresa de conserto iphone 7 só consegue fazer isso se realmente conhece a fundo seus serviços e o que ela faz que traz muito mais vantagens para o cliente do que seus concorrentes.
Escolher um tipo de propaganda
Existem diversos tipos de propaganda que podem ser trabalhados, como os vídeos de vendas, banners online e físicos, flyers, anúncios na televisão, anúncios no rádio, comerciais de TV, mensagens eletrônicas, entre outras possibilidades.
O formato escolhido depende do público, por isso, é muito importante pensar nos canais de comunicação usados pelas pessoas e que realmente são relevantes para a persona.
A marca não precisa e nem deve ficar presa a apenas um único formato, pois pode ser que seja necessário fazer algumas mudanças ao longo do tempo.
Além do mais, a marca precisa colocar na ponta do lápis os gastos que terá com a propaganda para escolher o formato mais adequado à sua realidade financeira.
Fazer parcerias com influenciadores
Quando a pessoa quer fazer uma compra está indecisa sobre a marca ou solução que deve escolher, procura recomendações de pessoas conhecidas e até mesmo de celebridades e influenciadores na internet.
Uma empresa especializada em dobra de chapa inox pode contar com os influenciadores digitais para fazer propagandas de seus produtos, assim, podem indicar luz para diversos seguidores ao mesmo tempo.
Investir em inovação
Analisar a concorrência é importante para perceber brechas na área de atuação, algo que permite inovar. A empresa deve pensar em maneiras de suprir o que está faltando no mercado, o que pode exigir algo totalmente do zero.
Produtos fora dos padrões são sinônimos de criatividade e atraem as pessoas. No entanto, se o negócio for parecido com outros que já existem no mercado, também pode inovar de outras maneiras.
Por exemplo, um fabricante de manta absorvente de óleo pode inovar na maneira como entrega os produtos ou como faz sua apresentação no mercado.
Não faltam exemplos de marcas que conseguem se destacar em nichos saturados por meio de pequenas inovações. Tudo o que elas fazem é perceber de que maneira o produto pode ser melhorado e como vai divulgar para o público.
Fazer testes
Independentemente do tipo de propaganda que a marca está criando, precisa fazer alguns testes para ver se a divulgação realmente vai funcionar.
Ao colocá-la no ar, um fabricante de pino isolador deve analisar os comentários do público, conversar com pessoas conhecidas e perguntar o que elas acham sobre a aparência da propaganda.
É interessante saber o que pensam sobre a disposição das imagens e outros elementos presentes na peça publicitária. Também é interessante saber se essas pessoas comprariam o produto depois de assistir a propaganda.
Ao fazer isso, fica muito mais fácil melhorar as divulgações e encontrar formatos que funcionam melhor.
Considerações finais
Fazer boas propagandas é essencial para divulgar os produtos e serviços da marca, alcançar um público maior e melhorar as vendas.
Existem diversas maneiras de investir nesse tipo de divulgação e seguindo o passo a passo mostrado ao longo do conteúdo, vai ficar muito mais fácil criar uma campanha de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.