Todo negócio tem como propósito conseguir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa quando começa a investir em marketing digital. Conquistar um lugar de destaque na internet é uma forma de atrair mais pessoas para os canais digitais da marca.
Só que muitos gestores e empreendedores não sabem como conquistar um bom ranqueamento nos mecanismos de pesquisa, principalmente no Google.
O maior buscador do mundo faz uma série de exigências porque seu principal objetivo é oferecer a melhor experiência para os usuários. Na hora de indexar as páginas, ele leva em consideração uma série de fatores para que os primeiros resultados sejam de qualidade.
Na busca constante por conseguir um bom posicionamento, as empresas investem em estratégias pagas e orgânicas. As estratégias pagas são, de fato, muito mais rápidas e cumprem o prometido, por outro lado, não ajudam a conquistar autoridade de marca.
Se uma empresa quiser se tornar referência na internet, precisa estar bem posicionada nos resultados de pesquisa por meio das estratégias orgânicas.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar a importância de estar bem posicionada nos resultados de pesquisa e o que pode ser feito para conquistar esse posicionamento.
Índice do Conteúdo
Importância de estar bem posicionado nos sites de busca
Estar bem posicionado nos resultados de pesquisa dentro dos buscadores, como o Google, é importante por diversas razões. A primeira delas é porque as estratégias de SEO trazem resultados até mesmo quando a empresa para de investir.
O segundo motivo para investir nas práticas orgânicas é o custo zero, visto que não é necessário investir quantias significativas, como acontece com as estratégias pagas, para obter um bom retorno sobre os investimentos.
Para uma empresa de painel backdrop para eventos, um bom posicionamento também é importante porque é assim que a marca consegue superar seus concorrentes.
Quando o usuário faz uma busca na internet e não encontra a empresa, vai procurar os concorrentes dela. O resultado é que a marca acaba perdendo oportunidades de negócios e a tendência é que isso se torne cada vez mais comum.
Também existe o fato de que ocupar as primeiras posições do Google é a melhor forma de ser percebido como autoridade pelas pessoas.
Dificilmente o usuário vai olhar o que tem na segunda página de resultados do buscador. Ele sabe muito bem que os links que aparecem entre as primeiras posições são mais confiáveis e oferecem as respostas que procura.
Além disso, é importante lembrar que as primeiras posições recebem uma quantidade muito maior de visitas, por essa razão, as chances de vender são muito maiores.
Mas para que uma empresa especializada em pintura automotiva localizada possa alcançar todos os benefícios de um bom posicionamento, precisa saber como conquistá-lo.
Melhorando o posicionamento do site institucional
Estar bem ranqueado no Google é um desafio para as empresas que querem alcançar um bom posicionamento de maneira orgânica, ou seja, sem precisar investir nos anúncios pagos.
Mas é importante lembrar que esse processo não é rápido e depende de alguns cuidados para que o posicionamento alcance o topo dos resultados e possa disputar a atenção dos usuários como outros links, inclusive com anúncios pagos.
A companhia precisa trabalhar com boas práticas para que o Google compreenda que a plataforma usada por ela é realmente relevante e entrega as respostas que as pessoas procuram. Dentre as principais ações estão:
Investir em SEO
É impossível falar sobre bom ranqueamento de maneira orgânica sem falar sobre SEO (Search Engine Optimization). Em português, este nome significa utilização para os motores de busca e é um conjunto de práticas que ajudam a alcançar o topo dos resultados.
Quando um fabricante de martelete de 20kg investe em SEO, melhora as páginas do seu site e os conteúdos criados por ela e isso ajuda a mostrar para o Google a relevância desses materiais e da própria plataforma.
Ele entende a importância do canal e o valor que entrega para os usuários. Um estudo realizado pela ProteFuse mostrou que cerca de 90% dos cliques orgânicos nas plataformas são provenientes do Google.
Se o material estiver realmente bem trabalhado, vai aparecer nos primeiros resultados de pesquisa e destacar a marca, gerando mais visitas para o site institucional, colaborando com a conversão de leads e elevando o engajamento da audiência.
Escolher as palavras-chave do conteúdo
A palavra-chave nada mais é do que o termo usado pelo usuário para fazer determinada pesquisa. Ela precisa ser cuidadosamente escolhida e estar diretamente relacionada com a ação que a marca deseja realizar.
Esses termos são muito relevantes para o público e a melhor forma de descobri-los é por meio de ferramentas como a SEMrush e Google Trends e Google Keyword Planner.
Ao usar essas plataformas, um fabricante de portão automático pivotante consegue obter uma análise da taxa de cliques, analisar o comportamento dos concorrentes, entre outras informações relevantes.
Depois de definir a palavra chave que vai usar no material, fica muito mais fácil elaborar os conteúdos e garantir sua relevância.
Investir em marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital porque está totalmente de acordo com as mudanças no comportamento do consumidor moderno e com os desejos das pessoas.
Antes de comprar qualquer tipo de produto ou serviço ou se eu tiver alguma dúvida em relação a uma solução ou assunto, a pessoa procura informações no Google. O marketing de conteúdo foi desenvolvido justamente por conta dessas pesquisas.
Além disso, tem como propósito produzir materiais de qualidade que vão atrair as pessoas naturalmente para as plataformas da marca, esclarecer suas dúvidas, ajudá-las a resolver um problema, entre outras possibilidades.
Quando uma empresa de inspeção interna em vasos de pressão investe em marketing de conteúdo, está trabalhando com Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.
Os materiais precisam ser relevantes e de qualidade, além de possuírem diferentes formatos para agradar todos os públicos. São eles:
- Textos;
- Vídeos;
- Áudios;
- Infográficos;
- Imagens.
O Google gosta muito de conteúdo relevante, podendo ser uma publicação no blog, e-book para download, entre outros tipos e ele prioriza plataformas que oferecem esses materiais nos resultados de pesquisa.
Mas para criar materiais realmente relevantes, a marca precisa considerar as características de sua persona, ou seja, do seu tipo de cliente ideal. Dessa forma, saberá quais pautas devem ser abordadas e de que maneira.
Desenvolver bons títulos
Os títulos precisam ser tão bons quanto os materiais desenvolvidos pela marca, isso porque quando alguém procura alguma informação no Google, visualiza milhares de resultados na tela do computador ou de seu celular.
Por exemplo, se alguém pesquisou sobre abraçadeira em u com rosca, antes de clicar em qualquer link que apareceu nos resultados, vai visualizar o título desses links e aí sim decidir onde vai clicar.
O ideal é que o título possua entre 50 e 65 caracteres e esteja otimizado de acordo com as exigências de exibição de títulos presentes nos resultados de buscas orgânicas.
É fundamental incluir a palavra chave no título e pensar em maneiras de chamar a atenção do usuário para que realmente queira clicar no link e visitar o site da companhia.
Em outras palavras, além de usar a palavra-chave que será trabalhada em todo o conteúdo também no título, é preciso pensar em algo que chame a atenção das pessoas e instigue sua curiosidade.
Otimizar as imagens
Antes de fazer o upload das imagens de seus produtos, um fabricante de guardanapos personalizados de papel precisa pensar muito bem sobre a qualidade desses materiais e outros fatores importantes.
Por exemplo, é muito importante que as fotos estejam nomeadas com a palavra-chave para que possam ser indexadas pelo Google Imagens.
Esse recurso traz muitos benefícios para o material, pois se estiver no corpo do texto, serve como descanso para a leitura e faz uma boa separação entre intertítulos e parágrafos.
É fundamental fazer o upload de imagens otimizadas para que sejam carregadas rapidamente, algo que favorece a velocidade do site e proporciona boas indexações, tendo como base as otimizações de navegação.
Quando a pessoa procurar, por exemplo, sobre piso laminado comprar, vai visualizar imagens, preço, estabelecimento e outras informações relevantes, mas tudo isso só vai valer a pena se as páginas da plataforma carregarem rapidamente.
Pensar em maneiras de aumentar a velocidade do site é fundamental para as estratégias de SEO e colabora com o posicionamento no Google.
Considerações finais
Estar bem posicionado nos resultados de pesquisa é o objetivo de qualquer empresa, mas é fundamental investir nas práticas certas e ter paciência para esperar os resultados aparecerem quando as estratégias forem orgânicas.
Trabalhar com essas ações é fundamental para que a empresa conquiste um bom posicionamento e construa sua autoridade digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.