QR-Code-como-criar-QR-Code

Tudo o que você precisa saber sobre QR Code está neste artigo.

A internet e o constante desenvolvimento da tecnologia, transformaram os  meios de comunicação, as mídias digitais e trouxeram mudanças exorbitantes para o entretenimento, a educação, acesso a informações, a comunicação direta e instantânea, e até mesmo os meios de trabalho e sustento de muitos indivíduos. 

A cada passo a mais que a tecnologia atravessa, a internet abrange  maiores espaços, além de facilitar muitas ações, desenvolve novas práticas e  cria novos horizontes para serem trabalhados e aproveitados.  

O marketing digital foi um dos setores que atualmente possuem inúmeras  vertentes, mas, que teve sua iniciação com a criação das primeiras mídias  digitais (rádio, televisão, computadores…) e teve sua ascensão com o  surgimento da internet nos anos 90, tendo sua popularização posteriormente nos  anos 2000, até a atualidade, no qual está acessível nas palmas das mãos,  através dos smartphones, para a maioria da população em todo mundo. 

E com  cada ampliação das ferramentas, a tecnologia tornou-se um espaço para a  publicidade, para a promoção e engajamento de empresas, profissionais e  marcas.  

A essência da internet é sempre impulsionar, engajar e tornar páginas,  sites, aplicativos, informações e mídias no geral, cada vez com mais acessos,  em um tempo cada vez menor, de maneira instantânea e acessível para qualquer usuário, com praticidade. 

A cada desenvolvimento, a internet torna a sua  movimentação maior, o desejo de estar inserido, de estar presente nas  inovações e modernidades. Devido a isso, a mesma sempre está em constante  atualização, seja para o marketing digital, ou para entretenimento dos usuários. 

A ferramenta QR Code é uma dessas inovações que prevê o engajamento e  comunicação em um “clique”. 

O que é QR Code e para que serve? 

O QR Code é uma ferramenta que foi desenvolvida em 1994 pela empresa japonesa Denso-Waveaté, mas realizando uma função diferente da que atualmente é estabelecida. 

O QR Code inicialmente foi desenvolvido para  catalogar peças no momento da produção de veículos, entretanto, com seu  constante desenvolvimento a partir do ano de 2003, obteve a função que  atualmente é estabelecida.

A função do QR Code serve como uma “resposta instantânea”, sendo um  código de barras bidimensional (sem numeração) que quando escaneado  através da câmera de smartphones, fornece uma conversão direta em um texto,  que por sua vez pode gerar uma página, URL, site, link, plataforma, blogs, ou  mesmo que textos, imagens, entre outros.

A funcionalidade de um QR Code é básica, assim como foi dito  anteriormente, é uma forma de engajar acessos e impulsionar uma praticidade  e facilidade em acessar conteúdos, sites, páginas, entre outros, com apenas uma “foto”, que na verdade, trata-se apenas da leitura da câmera no código. 

O QR  Code tem como proposta tornar o acesso mais rápido e consequentemente  impulsionar e engajar cada vez mais a página, site, informação inserida, entre outras.  

Como utilizar o QR Code? 

A utilização do QR Code é feita de uma maneira simples e prática, como foi citado anteriormente, a sua principal proposta é trazer acessos instantâneos, de maneira mais rápida que uma simples procura pela página ou através de links.

Para utilizar o QR Code, basta primeiramente atualizar o seu smartphone para que a câmera do mesmo tenha a funcionalidade de fazer a leitura, ou seja, o escaneamento do código. 

Posteriormente, basta posicionar a câmera do celular em uma disposição que possa ler completamente todo o conteúdo do QR Code, com isso, basta aguardar o próprio aparelho para acessar a página.  

Como fazer QR Code gratuito? 

A criação de um QR Code gratuito é muito prática e acessível. Existem  páginas que oferecem planos de pagamentos para que haja uma disponibilidade  ilimitada de criação das “imagens de QR Code”, ou seja, o arquivo em si, mas é  possível desenvolvê-lo de forma gratuita. 

É possível encontrar sites na página do Google que disponibilizam a criação do código, para então, ter o direito do  seu uso. Em sua maioria, basta acessar ao site que oferece a criação do QR Code gratuitamente, e então selecionar a aba que o código pode ser criado. 

Antes de  criá-lo, selecione o texto, URL, plataforma, código de imagem, ou que deseja ser  o destino do código, e então inseri-la no momento do desenvolvimento do QR  Code. 

Para finalizar, basta aguardar o encerramento da criação, que será  disponibilizando uma imagem em JPEG que irá conter o código do destino que  foi inserido. O uso então é feito compartilhando o QR Code como a finalidade do  acesso.  

Quais são as principais aplicações de um QR Code? 

As principais aplicações que utilizam o QR Code como base, são para ter  o destino á páginas de sites, blogs, arquivos publicados, plataformas, mídias que  estão disponibilizadas virtualmente, entre outros. Mas, o QR Code pode ser  usado como uma ação de marketing. 

É comum que o QR Code tenha como  destino páginas de cartões de visita digitais, ou seja, o usuário acessa a página que o QR Code gerou e tem acesso a todas as informações do profissional ou  empresa, como seu site, currículos, etc.

Entretanto, o QR Code pode ser utilizado para qualquer funcionalidade. O  Whatsapp Web é um exemplo que tem como base de uso do smartphone para  o navegador do computador, a leitura do QR Code; o acesso a todas as  conversas e mensagens do celular para o computador são disponibilizadas  através da leitura do código fornecido pelo próprio Whatsapp.

É possível que seja utilizado em cidades, capitais, metrópoles, pontos de  movimentações urbanas para fornecer informações, traduções e assim garantir  uma melhor absorção do conteúdo do local e então abranger a todos os públicos.

As funcionalidades são desde entretenimento, marketing e publicidade, até  necessidades da rotina que irão ter uma praticidade maior.

Como gerar QR Code para pagamento? 

Uma das funcionalidades que o QR Code é capaz de fornecer, é o ato de  realizar pagamentos de boletos, transferências bancárias, pix (novo sistema de  pagamento desenvolvido pelo Banco do Brasil), entre outras ferramentas  bancárias.

O banco então oferece a função de gerar um QR Code para que o  pagamento seja realizado, e então, basta aceitar e realizar a leitura do código  para que o boleto seja pago ou a transferência seja realizada.

A metodologia é  semelhante ao pagamento feito através do código de barras, mas é considerada  mais prática.  

Como o QR Code facilita a nossa vida? 

A tecnologia e a internet são criações da modernidade que são capazes  de facilitar as mais complexas e mais simples ações da rotina, e até mesmo  fornecer maiores opções de entretenimento, trabalho, educação e informações  de uma forma acessível. 

A tecnologia facilitou desde a comunicação, até  situações burocráticas como pagamentos e investimentos. Uma das criações  que poupou tempo de acesso e procura, tornou-se mais fácil e prático, foi o QR  Code. 

O mesmo pode trabalhar um maior engajamento, impulsionamento de  páginas e plataformas e ainda sim, facilitar obrigações, responsabilidades e ações. Facilitando com apenas uma “foto” e segundos de loaging…

Sugestões

Deixe um comentário