Neste artigo você encontrará tópicos com informações relevantes sobre o CNIS.
As burocracias relacionadas aos direitos do trabalhador, informações sobre documentações, títulos, atestados, contratações, entre outros, tendem a ser questões complicadas, delicadas e necessitam de atenção e cautela para que sejam organizadas e estabelecidas de maneira correta, de acordo com as solicitações.
Principalmente quando trata-se de benefícios e direitos cedidos pelo governo, é necessário ter um planejamento e estar de acordo com as legalidades, para enfim, obter o resultado.
Alguns dos direitos estabelecidos e oferecidos pelo governo, trata-se do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibilizado pelo Poder Executivo Federal Brasileiro, ele é responsável por receber as contribuições gerando os benefícios referentes a aposentadoria, salários-maternidade, pensões de morte ou acidente, auxílio-reclusão ou casos de doenças que o impedem que trabalhe e sustente suas necessidades básicas. Incluindo 40 milhões de beneficiários, com seus direitos e benefícios oferecidos.
Índice do Conteúdo
O que é CNIS e para que serve?
O CNIS, denominado Cadastro Nacional de Informações Sociais, é uma das ferramentas e diretrizes referentes à aposentadoria e suas burocracias.
O CNIS, possui relação direta com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tem como funcionalidade ser uma forma de benefício que garante qualidade de vida, necessidades diárias e aumenta a expectativa de pessoas que já prestaram serviço (ou investimento financeiro) ou contribuíram financeiramente.
A funcionalidade em si do CNIS, é auxiliar nas questões de documentação, dados e informações referentes ao beneficiado, para que o processo torne-se mais agilizado, com um maior grau de acerto, e maior garantia que o benefício seja efetuado, ou em caso de aposentadoria, seja mais rápido de acordo com a necessidade do indivíduo.
É um documento que possui as informações salvas; informações referentes aos dados básicos dos futuros beneficiários, como: nome completo, período trabalhado, remunerações, contribuições, etc. Possuindo a função de atingir a finalidade de prosseguir o cadastro do próprio INSS.
Como obter o CNIS?
Para que seja efetuado o cadastro no CNIS para então obter o documento, é possível que o mesmo seja feito através da página disponibilizada no site oficial do próprio INSS.
O site oficial está no endereço virtual (meu.inss.gov.br), ou direto no App (meu INSS, disponibilizado no Play Store ou App Store), sendo de uso opcional. Posteriormente, basta acessar a aba “login” ou caso não tenha, criar um cadastro.
Com isso, clique em: “agendamentos/solicitações”, depois “Novo Requerimento”; digite o nome do serviço (neste caso, documento do
CNIS) e siga as orientações. É possível obter também através do atendimento telefónico do próprio INSS, de forma gratuita.
O telefone para contato é 135, e com os atendentes, o cadastro é realizado, ou mesmo que o acesso é permitido, para então o CNIS ser solicitado e enviado ao fim do atendimento para o solicitado.
No site, será disponibilizado um PDF na aba “Extrato de Contribuições (CNIS)” para download, e em caso de atendimento através do telefone, será enviado por e ou de outra forma que o beneficiário preferir.
Quem tem direito a receber CNIS?
O direito em poder solicitar e receber o documento do CNIS, é disponibilizado para qualquer pessoa que realizar o cadastro do INSS, ou seja, qualquer pessoa que pretende receber o benefício, e consequentemente se cadastrar no Instituto Nacional do Seguro Social. Sendo especificamente:
- Trabalhadores CLT;
- Trabalhador Doméstico;
- Contribuintes Individuais;
- Segurados Especiais;
- Segurados Facultativos;
- Trabalhadores Avulsos.
Ou seja, qualquer um que contribui de alguma maneira com o INSS, basta apenas se cadastrar no site oficial do INSS ou através da central de atendimento, e então solicitar o seu CNIS.
Como consultar o CNIS pelo CPF?
Para consultar o CNIS pelo CPF, basta seguir o método de acesso do próprio INSS, através do site oficial.
O procedimento se assemelha ao acesso no site oficial do INSS (consequentemente, site do CNIS) com o cadastro realizado a partir do CPF do beneficiário, o acesso é disponibilizado na página de acesso ao INSS, após o cadastro, basta inserir o CPF e a senha cadastrada, para então, na aba do CNIS, o mesmo ser disponibilizado na aba “Extrato de Contribuições (CNIS)”.
Quem não tem carteira de trabalho tem CNIS?
Mesmo que o indivíduo nunca tenha trabalhado, ou não possua seus últimos trabalhos registrados na Carteira de Trabalho, é possível que seja solicitado o documento do CNIS. O método é o mesmo para todos os indivíduos, primeiramente, obter um cadastro no INSS através do site oficial ou da central de atendimento.
Com o cadastro, basta acessar com o CPF e a senha cadastrada, ir na aba “Extrato de Contribuições (CNIS)”, solicitar o documento e aguardar o PDF ser disponibilizado para download. Em cada movimentação, ou seja, novo emprego cadastrado e próximos empregos, o CNIS irá se atualizar, basta solicitar um novo documento.