CNIS: Cadastro Nacional de Informações Sociais

Por João
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Neste artigo você encontrará tópicos com informações relevantes sobre o CNIS.

As burocracias relacionadas aos direitos do trabalhador,  informações sobre documentações, títulos, atestados, contratações, entre outros, tendem a ser questões complicadas, delicadas e necessitam de atenção e cautela para que sejam organizadas e estabelecidas de maneira correta, de acordo com as solicitações. 

Principalmente quando trata-se de benefícios e  direitos cedidos pelo governo, é necessário ter um planejamento e estar de  acordo com as legalidades, para enfim, obter o resultado. 

Alguns dos direitos estabelecidos e oferecidos pelo governo, trata-se do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) disponibilizado pelo Poder Executivo Federal Brasileiro, ele é responsável por receber as contribuições gerando os benefícios referentes a aposentadoria, salários-maternidade, pensões de morte ou acidente, auxílio-reclusão ou casos de doenças que o impedem que trabalhe e sustente suas necessidades básicas. Incluindo 40 milhões de beneficiários, com seus direitos e benefícios oferecidos. 

O que é CNIS e para que serve? 

O CNIS, denominado Cadastro Nacional de Informações Sociais, é  uma das ferramentas e diretrizes referentes à aposentadoria e suas burocracias.  

O CNIS, possui relação direta com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)  que tem como funcionalidade ser uma forma de benefício que garante qualidade  de vida, necessidades diárias e aumenta a expectativa de pessoas que já  prestaram serviço (ou investimento financeiro) ou contribuíram  financeiramente.  

A funcionalidade em si do CNIS, é auxiliar nas questões de documentação, dados e informações referentes ao beneficiado, para que o  processo torne-se mais agilizado, com um maior grau de acerto, e maior garantia que o benefício seja efetuado, ou em caso de aposentadoria, seja mais rápido  de acordo com a necessidade do indivíduo. 

É um documento que possui as  informações salvas; informações referentes aos dados básicos dos futuros  beneficiários, como: nome completo, período trabalhado, remunerações,  contribuições, etc. Possuindo a função de atingir a finalidade de prosseguir o  cadastro do próprio INSS.

Como obter o CNIS? 

Para que seja efetuado o cadastro no CNIS para então obter o documento,  é possível que o mesmo seja feito através da página disponibilizada no site oficial  do próprio INSS. 

O site oficial está no endereço virtual (meu.inss.gov.br), ou  direto no App (meu INSS, disponibilizado no Play Store ou App Store), sendo de  uso opcional. Posteriormente, basta acessar a aba “login” ou caso não tenha,  criar um cadastro. 

Com isso, clique em: “agendamentos/solicitações”, depois “Novo Requerimento”; digite o nome do serviço (neste caso, documento do 

CNIS) e siga as orientações. É possível obter também através do atendimento telefónico do próprio  INSS, de forma gratuita. 

O telefone para contato é 135, e com os atendentes, o  cadastro é realizado, ou mesmo que o acesso é permitido, para então o CNIS  ser solicitado e enviado ao fim do atendimento para o solicitado.

No site, será  disponibilizado um PDF na aba “Extrato de Contribuições (CNIS)” para  download, e em caso de atendimento através do telefone, será enviado por e ou de outra forma que o beneficiário preferir.  

Quem tem direito a receber CNIS? 

O direito em poder solicitar e receber o documento do CNIS, é  disponibilizado para qualquer pessoa que realizar o cadastro do INSS, ou seja,  qualquer pessoa que pretende receber o benefício, e consequentemente se cadastrar no Instituto Nacional do Seguro Social. Sendo especificamente:  

  • Trabalhadores CLT;
  • Trabalhador Doméstico;
  • Contribuintes Individuais;
  • Segurados Especiais;
  • Segurados Facultativos;
  • Trabalhadores Avulsos. 

Ou  seja, qualquer um que contribui de alguma maneira com o INSS, basta apenas  se cadastrar no site oficial do INSS ou através da central de atendimento, e então  solicitar o seu CNIS.  

Como consultar o CNIS pelo CPF? 

Para consultar o CNIS pelo CPF, basta seguir o método de acesso do  próprio INSS, através do site oficial.

O procedimento se assemelha ao acesso  no site oficial do INSS (consequentemente, site do CNIS) com o cadastro realizado a partir do CPF do beneficiário, o acesso é disponibilizado na página de acesso ao INSS, após o cadastro, basta inserir o CPF e a senha cadastrada,  para então, na aba do CNIS, o mesmo ser disponibilizado na aba “Extrato de  Contribuições (CNIS)”. 

Quem não tem carteira de trabalho tem CNIS? 

Mesmo que o indivíduo nunca tenha trabalhado, ou não possua seus  últimos trabalhos registrados na Carteira de Trabalho, é possível que seja  solicitado o documento do CNIS. O método é o mesmo para todos os indivíduos,  primeiramente, obter um cadastro no INSS através do site oficial ou da central  de atendimento.

Com o cadastro, basta acessar com o CPF e a senha  cadastrada, ir na aba “Extrato de Contribuições (CNIS)”, solicitar o documento e  aguardar o PDF ser disponibilizado para download. Em cada movimentação, ou  seja, novo emprego cadastrado e próximos empregos, o CNIS irá se atualizar,  basta solicitar um novo documento.

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