10 ferramentas indispensáveis de marketing digital

por Pedro
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Toda empresa precisa ter a capacidade de se concentrar e direcionar seu tempo, energia e recursos para um objetivo central.

Nas mãos erradas, as ferramentas de marketing digital nada mais são do que uma distração improdutiva desse objetivo principal.

Existem mais ferramentas disponíveis do que você poderá utilizar ou mesmo tentar, com inúmeras adições lançadas todos os dias.

Nas mãos certas, no entanto, um conjunto de ferramentas pode otimizar todas as partes de seus negócios, permitindo que você concentre sua energia nesse único objetivo principal. 

Essas ferramentas podem transformar processos de uma hora em algo concluído em minutos.

Eles também podem rapidamente fornecer informações detalhadas que, de outra forma, você precisaria de muito trabalho braçal para descobrir.

É disso que trata esta lista de ferramentas, uma variedade de ferramentas de marketing digital que automatizarão, otimizarão e aprimorarão as partes suplementares do seu negócio, permitindo que você concentre seus esforços e no objetivo principal.

Por fim, você poderá gerar mais dinheiro para seus negócios.


1. Ahrefs 

Quando se trata de pesquisar backlinks, palavras-chave, concorrentes, conteúdo etc., existem cerca de cem mil ferramentas para você escolher.

Normalmente, nesses tipos de mercados saturados, você tem suas grandes e caras ferramentas corporativas e suas ferramentas menores, de função única e de baixo custo. 

Frequentemente, a principal opção de nível corporativo é uma bagunça inchada, na qual você é sobrecarregado por essencialmente uma ou duas funções de alto valor com um enorme lote de suplementos inúteis que aumentam o custo.

Este não é o caso de Ahrefs . Em um mercado lotado de ferramentas de SEO, o Ahrefs se destaca como uma oferta, talvez, as melhores ferramentas de backlink por uma taxa incrivelmente competitiva.

O painel inicial fornece uma lista completa dos principais dados de qualquer domínio que você deseja visualizar, incluindo:

  • Classificação e autoridade do domínio;
  • Perfil completo de backlink;
  • Classificações e tráfego orgânicos de palavras-chave;
  • Domínios de referência;
  • Principais conteúdos e páginas;
  • Desempenho ao longo do tempo;
  • Principais concorrentes;
  • Desempenho de tráfego pago;

Você pode monitorar seu próprio domínio em busca de menções de marcas, menções de palavras-chave de destino, novos links, classificações de palavras-chave, etc.

O Ahrefs é realmente a melhor ferramenta de pesquisa on-line e, por US $ 99 para o pacote inicial, é incrivelmente econômico também.

Além disso, com a nova ferramenta Content Explorer, eles eliminaram a necessidade de comprar algo como o BuzzSumo, essencialmente lançando essa funcionalidade em seu próprio conjunto de ferramentas e fazendo isso em alto nível.

Muitas das ferramentas desta lista são simples, de baixo preço, com uma ou duas opções de funções que nos permitem resolver um problema-chave.

No entanto, quando se trata de pesquisa e análise, recomendo que você largue a moeda do Ahrefs e faça dela a solução completa para rastrear o seu próprio progresso de SEO e a concorrência.


2. BuzzStream  


Os negócios on-line têm tudo a ver com construção de relacionamento e, se você é um negócio B2B, a construção de relacionamento é o seu negócio.

O BuzzStream  se une a uma série de ferramentas semelhantes para ajudá-lo a automatizar esse processo de construção de relacionamento, mas, diferentemente de todas as outras ferramentas, o BuzzStream realmente realiza o trabalho.

Como alguém automatiza a construção de relacionamentos? Ao buscar conexões com outros proprietários ou profissionais de marketing, há várias etapas que você deve executar:

  • Identifique os principais players do seu nicho e encontre as informações de contato corretas;
  • Enviar e-mail para esses contatos;
  • Acompanhe as respostas desses contatos.

Agora que dividimos o processo em 3 etapas, podemos potencialmente automatizar qualquer uma das etapas.

É aqui que entra o BuzzStream. Essa ferramenta incrível automatiza todas as etapas para você.

Primeiro, ele permite encontrar facilmente os principais participantes e adicionar informações de contato por meio de um plug-in do navegador.

Basta clicar em uma página para adicioná-lo à sua lista do BuzzStream, e a ferramenta verificará automaticamente o site em busca de dados importantes e informações de contato. 

Você pode fazer isso em um único site ou verificar uma lista de URLs gerados por um aplicativo como o BuzzSumo para verificar rapidamente vários sites de uma só vez.

Em seguida, segmente suas listas, selecione e personalize um modelo e envie automaticamente emails para os contatos selecionados.

Por fim, gerencie seus contatos por meio de um painel gerado automaticamente que mostra onde cada contato está no processo de conexão.

Se você já se perguntou como os profissionais de marketing conseguem se conectar rapidamente a centenas de pessoas em um curto espaço de tempo, bom é assim. 

A construção de relacionamentos é uma parte importante de qualquer campanha de marketing. Use o BuzzStream  para fazer mais com menos.


3. HubSpot CRM 

O HubSpot CRM foi construído desde o início para estar pronto para o mundo moderno.

Intuitivo e automático, onde outros sistemas são complicados e manuais.

Ele cuida de todos os pequenos detalhes, registrando e-mails, gravando chamadas e gerenciando seus dados e liberando um valioso tempo de venda no processo. 

É regularmente classificado como um dos melhores produtos de software de CRM para pequenas empresas.

Aqui estão as razões pelas quais o HubSpot CRM é a melhor opção para pequenas empresas:

  • Gerencie seu pipeline e nunca deixe um negócio escapar pelas fendas;
  • Encontre e concentre-se em fechar os leads mais quentes;
  • Use nossos comprovados modelos de e-mail ou crie seus próprios;

O HubSpot CRM é 100% gratuito e vem integrado de forma nativa com outros recursos gratuitos essenciais para pequenas empresas: email marketing (até 2000 emails/mês), agendador de reuniões, formulários, rastreamento de email, chat ao vivo, chatbot, chatbot builder, painel de relatórios, contatos e gerenciamento de pipeline.   


4. Google Analytics 

Detesto incluir isso, porque se você ainda não está usando o Google Analytics, não tenho certeza de que pode realmente afirmar estar em marketing.

Podemos fazer disso uma coisa, um teste rápido do GA que você precisa fazer para colocar “marketing” em seu currículo?

Estou brincando, mas é surpreendente quantas pessoas não aproveitam o Google Analytics ou, se o utilizam, limitam sua experiência a esta página.

O Google Analytics fornece uma riqueza incrível de informações para seu site e negócios, e TODOS os profissionais de marketing do planeta devem aproveitar ao máximo seus recursos.

Simplesmente usando o painel acima, você pode visualizar coisas como:

  • A idade, sexo e localizações geográficas do seu público-alvo;
  • O tempo gasto em seu site, número de páginas visitadas e frequência de visitantes recorrentes;
  • As fontes das estatísticas de tráfego e comportamento do site nos usuários de cada fonte;
  • Palavras-chave orgânicas sendo usadas para encontrar seu site e as páginas em que eles pousam;
  • Visualizações, usuários e informações de comportamento para todas as páginas do seu site;

Isso está apenas começando a explorar as informações disponíveis através de alguns cliques no painel. 


5. Zoho SalesIQ

Existem muitos softwares e plug-ins de bate-papo ao vivo que você pode adicionar ao seu site.

O Zoho oferece uma versão gratuita que vem com muitos recursos, incluindo respostas pré-programadas, informações do visitante e pontuação de leads, rastreamento em tempo real e possui uma interface web e móvel onde você pode interagir com os visitantes do seu site. 

O layout e o design do front-end e back-end deste bate-papo ao vivo são nítidos e intuitivos.

Apenas outra maneira de interagir com seus visitantes e convertê-los em clientes.


6. MailChimp

O MailChimp é essencial para qualquer equipe de marketing que procura aumentar as conversões e alcançar efetivamente sua base de consumidores com uma campanha de email. 

Ele também torna as campanhas publicitárias mais fáceis e eficazes, além de criar páginas de destino mais atraentes.

A ferramenta de marketing fácil de usar ajuda a criar uma campanha de e-mail flexível que prova ser significativamente mais bem-sucedida do que seus esforços anteriores. 


7. Google Trends

Ele pode ajudar a rastrear as tendências do seu nicho e ver as tendências antes de iniciar ou investir em uma campanha. Você também pode verificar interesses em regiões específicas. ”


8. Moz Pro

A análise da otimização do mecanismo de pesquisa é essencial para entender e acompanhar, desde o aprendizado sobre novas oportunidades e avanços de palavras-chave até o rastreamento de perfis de backlink e a criação de links para aumentar a autoridade do domínio. 

Usando várias ferramentas de SEO, a Moz se destacou por causa de suas ferramentas algorítmicas de rastreamento de autoridade de página e SERP.

Você pode pesquisar uma palavra-chave e encontrar a dificuldade genérica, mas pode dar um passo adiante e observar as pontuações de autoridade da página dos principais resultados da classificação orgânica. 

Moz ajuda a determinar quais páginas você deve enfatizar e quais palavras-chave segmentar.

É a ferramenta completa de SEO, ajuda o roteiro exatamente o que você precisa fazer e mostra os resultados ao longo do caminho.


9. Moz Open Site Explorer

O desenvolvimento de links é uma prática essencial de SEO que precisa ser praticada continuamente para garantir o sucesso na criação de uma presença digital para o seu site.

Ele permite inserir o URL da página que está rastreando e fornece um relatório extenso sobre todos os sites vinculados.

Essa ferramenta faz todo o trabalho, fornecendo uma análise sobre o edifício da ligação e garantindo que os usuários possam te encontrar em uma variedade de sites diferentes. 

Os benefícios específicos que essa ferramenta fornece estão gerando uma visão geral dos links de entrada e saída da URL inserida. Também permite criar um arquivo CSV para exportar todos esses links. 

O arquivo CSV fornece um relatório detalhado dos links encontrados para esse domínio, bem como a autoridade do domínio, a autoridade da página e se o link é dofollow ou nofollow. 

Essas métricas são importantes a serem seguidas ao determinar a relevância dos links conectados ao domínio que você está analisando.

Com a ferramenta Link Explorer da Moz, sua empresa é capaz de seguir com êxito os backlinks e os efeitos que ela tem no site.


10. SEMRush

Essa é uma ferramenta paga e ajuda o profissional de marketing digital a auditar um site, analisar o tráfego, analisar concorrentes na mesma categoria/setor, analisar anúncios de concorrentes e encontrar suas páginas que geram tráfego.

A ferramenta de palavras-chave SEMRush ajuda a gerar palavras-chave específicas da intenção de compra.

Em nossa análise, o retorno do gasto com anúncios por palavras-chave geradas por meio do SEMRush foi 2X das palavras-chave geradas por meio do Google Adwords.

O SEMRush também ajuda no marketing de conteúdo, gerando tópicos com o volume de pesquisa para palavras-chave específicas. 

Ele fornece um modelo para a geração de conteúdo com diretrizes específicas sobre palavras-chave a serem incluídas no conteúdo e nas fontes de referência que podem ser revisadas antes da gravação do conteúdo. 

Adeus à pesquisa de tópicos! Os criadores de conteúdo podem economizar muito tempo devido a essa ferramenta.

Conclusão

Aí está! Nossa lista de ferramentas indispensáveis de marketing digital. Acha que deixamos uma ferramenta fora da lista? Tem uma sugestão para uma nova ferramenta?

Sabemos que o marketing se move rapidamente. Ajude-nos a manter essa lista atualizada, deixando um comentário se descobrir uma ferramenta que acha que deveria estar nessa lista!

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