Foi-se o tempo em que ganho de notoriedade na internet correspondia à utilização de táticas tradicionais de publicidade. Atualmente, para se obter visibilidade, é interessante ter domínio sobre estratégias de alcance on-line.
Contudo, exercê-lo implica, de entre tantas coisas, às vezes, conhecimento de ferramentas e terminologias que, muitas vezes, parecem alheias à realidade de um comerciante virtual de prótese capilar feminina micropele que intenciona obter mais clientes, por exemplo.
Uma vez que os conhecimentos acerca dessas ideias lhe pareçam de difícil compreensão e acesso, há a chance de que ele as negligencie antecipadamente.
O que esse comerciante do exemplo perde, neste caso, é a possibilidade de conhecer os impactos que esses métodos e recursos tecnológicos podem exercer sobre o seu negócio.
Além disso, ele incorre em um dos erros mais comuns de quem se obstina a se estabelecer ou se figurar no topo dos mecanismos de busca: achar que o emprego de métodos para alcançar notoriedade na internet é difícil.
Se há uma exemplificação que serve bem a esse postulado anterior, certamente é esta de que o artigo tratará, a qual diz respeito a táticas de fortalecimento de domínio de sites.
Ao longo deste conteúdo, será possível desmistificar a ideia de que o ganho de notoriedade on-line exige a recorrência a processos extremamente complexos e alheados da realidade de um comerciante simples, por exemplo.
Além disso, dará dicas de que mesmo uma empresa de órtese articulada para joelho poderá se servir em suas estratégias.
Para isso, entretanto, é fundamental compreender o que é o domínio de um site e por que ele é tão essencial a quem se pretende ser reconhecido na internet.
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Domínio de site: o que ele é e para que serve?
Sucintamente, pode-se dizer que ele é um nome que é associado a um site. Em termos práticos, ele, o domínio, opera como uma espécie de endereço virtual que serve à localização do site.
Ele permite aos seus visitantes a capacidade de acessar o website sem que eles precisem do endereço protocolar específico (IP) de direcionamento ao conjunto de páginas dele.
Comumente, em um erro metonímico, isto é, em que se troca uma palavra pela outra erroneamente, veem-se usuários da internet utilizando URL como sinônimo de domínio de site.
Entretanto, é extremamente crucial compreender que Uniform Resource Locator (URL) e domínio eletrônico não significam a mesma coisa, ainda que estejam imbricados um no outro.
Intentando maior especificidade, diz-se que este último, domínio, é parte integrante e essencial da estrutura da URL; esta, por sua vez, é constituída pelos seguintes elementos:
- Protocolo;
- Subdomínio;
- Nome do domínio;
- Path/page (caminho da página).
Desse modo, obtêm-se coisas diferentes, visto que a primeira pertence a uma macroestrutura, enquanto a segunda é parte incrementada ao corpo dessa estrutura.
Para esclarecer mais as suas diferenças, pega-se, neste caso, a título de exemplo, um negócio que oferece plano família internet e o seu domínio eletrônico: https (protocolo), www (subdomínio), internetfamiliar.com (domínio).
Nota-se que, no exemplo anterior, o item “path/page” não foi inserido na disposição de que se serviu o negócio. Isso ocorre devido à variabilidade dos endereços das páginas, que se diferenciam à medida que levam a caminhos diferentes.
Ou seja, a função do item “path/page” é localizar páginas específicas, como FAQ’s, seção sobre, artigos e, portanto, a sua identificação raramente corresponde a um mesmo local específico.
Por que ter um domínio de site relevante?
Não há quem subestime a importância de, por exemplo, ter-se um negócio com bases em um endereço acessível, seguro e, preferencialmente, situado nos pontos de referência mais buscados pelas pessoas, que são, a saber, centros comerciais, shoppings e afins.
Ora, ainda que a comparação possa soar forçosa, a verdade é que esse peso do endereço também incide sobre sites de conteúdo, e-commerces e outros tipos de estabelecimentos que se alicerçam no terreno da internet.
Desse modo, o local on-line no qual se faz presente uma empresa de adaptação veículo deficiente físico, por exemplo, também é extremamente relevante para o fortalecimento do alcance de reputação dela.
Uma vez que ela esteja bem localizada, haverá um fluxo maior de visitantes à beira do seu site, o que lhe permitirá, obviamente, uma maior visibilidade e, por consequência, maior angariação deles.
No caso referido anteriormente, por sua vez, uma boa localização diz mais precisamente à ideia de bom posicionamento, visto que os mecanismos de busca, responsáveis pelo perfilamento dos sites que merecem ocupar o topo, ordenam-nos numericamente.
Alcançar um bom posicionamento nos buscadores e, à mesma maneira, ter um domínio de site (que corresponde a um endereço on-line) visível e acessível, significa se alinhar às práticas exercidas por quem já tem fortes domínios de website.
Para que isso seja possível, então, este artigo dará, agora, dicas e conselhos práticos que fortalecem o domínio de um website e que o impulsionam à notoriedade na internet.
Como fortalecer e impulsionar o domínio de um site
Ao invés do que se pensa, o fortalecimento e o impulsionamento de um domínio pode ocorrer facilmente e sem muitos pormenores.
É possível notar que, de entre tantos processos, alguns demandam mais tempo, e outros são passíveis de serem adotados imediatamente por uma empresa de caminhões que oferece tomada para reboque automotivo, por exemplo.
Adotar um website responsivo e leve
Estes dois são os guias sumários de qualquer marca, indivíduo ou empresa que almeje por um domínio mais plenamente reputado.
A sua adoção concerne a duas ideias: o site tem de carregar rápido e ele deve ser adaptado a todas as plataformas, vide celular, chromebooks, computadores e outros dispositivos eletrônicos.
A acessibilidade aos recursos e aos conteúdos dos quais o site dispõe deve ser clara e facilmente realizável a fim de que o visitante encontre aquilo que deseja.
Há muitas maneiras de se fazer isso, e vários fornecedores de domínio incluem no seu montante de layouts experimentais a possibilidade de adesão a um modelo leve e intuitivo.
Nesses layouts experimentais, uma empresa de injeção de plásticos empresas pode encontrar um modelo que se adeque perfeitamente às suas necessidades.
Ter conteúdo de qualidade
Imprescindível ao impulsionamento e fortalecimento, a produção de conteúdo implica a criação de textos bem-feitos, vídeos criativos e outros formatos de que se pode servir os que os produzem.
Deve-se notar que conteúdo de qualidade não significa uma difusão desmedida de, por exemplo, artigos que fogem à temática do negócio. Portanto, é recomendável produzi-los seguindo o eixo temático que corresponde ao nicho de atuação da marca.
Além disso, a linguagem deve ser adaptada ao público que se objetiva atingir. Não é razoável que, por exemplo, uma empresa que atende a uma parte do mercado que prima por uma linguagem formal cometa, em seus artigos, “erros” gramaticais.
Caso não haja a possibilidade de fazer conteúdo abundantemente, é possível, ainda, fazê-lo bem, que é melhor do que postar dezenas de conteúdos mal feitos.
Usar palavras-chave
Este é um clichê das táticas de SEO, mas certamente a sua validade não é exígua ou pouco prestativa.
A utilização de palavras-chave precede, às vezes, mesmo à concepção de um artigo ou de uma ideia acerca de uma postagem.
Por exemplo, um pet shop pode, a partir de uma palavra-chave como “pet shop mais próximo”, dar à luz um artigo sobre telemedicina veterinária.
Entretanto, a função primordial dessa keyword não é essa, visto que a sua utilização permite, sumariamente, que mecanismos como Google e Bing incorporem a página que a utiliza a seus índices de avaliação de desempenho.
Sendo assim, elas servem diretamente à obtenção de alcance e de fortalecimento de domínio dos sites.
Apesar do apelo a esse recurso metódico sugerir a utilização de alguma ferramenta que forneça palavras-chave, como o SEMrush, é possível encontrar algumas palavras-chave nos índices dos buscadores, as quais geralmente são feitas como perguntas.
Manter o site constantemente ativo e atualizado
Um site abandonado às escuras e às traças representa um domínio em vias de remissão ou, ainda pior, rumo ao esquecimento total.
Por isso, se uma empresa que fornece entrepostos e depósitos para retirada de entulho ensacado quer alçar vôos mais altos na internet e fortalecer-se, ela terá de preservar o seu website de modo a mantê-lo sempre atualizado.
São desnecessárias as mudanças abruptas e repentinas no site, que mais cooperam à ruptura da imagem da empresa e à indecisão em torno do seu próprio branding.
Para tomar esse passo adequadamente, é sugerida a adesão a ciclos sucessivos de pequenas postagens ou mudanças minorizadas, as quais se mostrarão ao público como um sinal de esmero e cuidado com o negócio.
Considerações finais
O fortalecimento de um domínio, como se pôde ver, não necessariamente sugere a avaliação de tomadas de decisão difíceis que procedem a uma aplicação custosa e dispendiosa de tempo e dinheiro.
Pelo contrário, existem atos simples que concedem a qualquer site a possibilidade de obter um prestígio ante as páginas iniciais de mecanismos como Google, Bing e DuckDuckGo, por exemplo.
É evidente que é mais fácil performá-los quando se pode aplicar dinheiro, esforço e pessoas na sucessão desses processos; que, se levados ao limite da boa execução, são capazes de trazer resultados gigantescos.
No entanto, os pontos fortes dessas táticas não concernem ao seu resultado imediato, e sim à sua acessibilidade e à ausência de percalços relativos à sua execução.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.