Hoje, mais do que nunca, o início no digital é um caminho que toda a empresa precisa percorrer se quiser que seus negócios se ampliem pelo mundo virtual, já que cada vez mais o “novo normal” se aproxima rapidamente e a passos largos.
Começar no ambiente digital tornou-se uma das mais poderosas estratégias de contato com o público quando se trata da venda de produtos e serviços em qualquer nicho, independentemente do porte da empresa.
Desde um pequeno negócio de cabeça de impressão datacard sd260, até grandes empreendimentos a internet tem sido a melhor forma de veicular propagandas recheadas de informações sobre qualquer coisa que o consumidor pretenda adquirir.
Os consumidores se tornaram com o passar do tempo cada vez mais exigentes, adquirindo um imenso poder de escolha e não se deixam mais ludibriar e enganar por nenhum tipo de empresa que tende a não colocá-lo sempre em primeiro lugar.
Nesse sentido, mesmo quando a empresa se adentra no mundo digital, desde o começo seu único objetivo é ter bons resultados não apenas nas vendas de etiqueta adesiva brilhante, mas também em conseguir destaque no mercado atuante.
A concorrência é feroz. Muitos já estão se preparando e investindo há um bom tempo na era digital, porém para alguns o trabalho ainda é lento, pois demanda muito conhecimento e recursos financeiros imediatos, que nem sempre estão disponíveis.
Antes de entrar no assunto de como obter bons resultados no ambiente digital, a lista abaixo vai mostrar algumas ferramentas gratuitas, que podem ser utilizadas em uma empresa de terceirização de copa, por exemplo, que está iniciando suas atividades:
Citar essas ferramentas não é por acaso, pois pelo fato delas serem disponibilizadas gratuitamente, as empresas que não possuem muitos recursos financeiros imediatos para investir, podem começar a dar vida aos seus negócios.
Cada uma dessas ferramentas é explicada em detalhes, para um melhor entendimento por parte do empreendedor, para que seja um caminho mais fácil para um negócio de laudo ergonômico esocial atingir o sucesso logo no começo da inserção no mundo digital:
Índice do Conteúdo
Trello
O Trello é uma ferramenta capaz de agilizar o trabalho básico de uma empresa e auxiliar a aumentar a produtividade, criando listas e cartões para os participantes de um projeto ou de uma tarefa.
Dessa forma, o líder e o time de vendas podem ficar alinhados sobre todas as etapas da área comercial e, aproveitando a versão gratuita da ferramenta, ela pode ser utilizada para desktops e dispositivos móveis.
Canva
O Canva é uma plataforma que pode criar banners e templates para as redes sociais (onde normalmente a grande maioria dos clientes se encontram), apresentações e a logomarca de uma empresa de limpeza pós obra, por exemplo.
Ela também oferece a opção de editar vídeos e fotos e é uma boa alternativa para pessoas que não possuem recursos para investir em ferramentas mais complexas e que possuem um custo mais elevado.
Essa ferramenta possui uma parte paga, mas com a gratuita é possível realizar um bom trabalho para uma loja virtual de bolsa personalizada professora, por exemplo.
Linktr.ee
Obviamente, mesmo que uma empresa esteja começando, ela vai se utilizar das redes sociais para veicular seus produtos e serviços assim como identificar exatamente seu público-alvo.
Então, com o uso do Linktr.ee é possível impulsionar o posicionamento da empresa junto às mídias sociais e nesse sentido essa ferramenta é uma ótima opção.
Basta apenas realizar o cadastramento e com a disponibilização de links, inserir o nome da empresa, imagens e o ícone, sendo possível também customizar a página com cores que identificam a logomarca da loja virtual.
Gerador de link para WhatsApp
Essa ferramenta facilita o contato com clientes, criando um link que direciona a empresa para um diálogo entre ela e o consumidor.
Nessa era digital o Whatsapp é um dos aplicativos que está sendo mais utilizado. Portanto, ainda que uma empresa de exame toxicológico esteja no início, ela pode cadastrar os seus clientes e manter contato com eles.
Através do link enviado para o contato registrado no Whatsapp, ele pode ser disponibilizado no Linktr.ee e ser divulgado nas redes sociais.
MailChimp
Trata-se de uma ferramenta popular para disparar e-mail e é de fácil uso para quem está iniciando no universo digital. Quase todos os usuários inseridos no mundo digital possuem um endereço eletrônico.
Com essa ferramenta é possível criar e-mails marketing do zero e essa versão gratuita permite a comunicação com uma base bem grande de usuários, que vai sendo construída ao longo do tempo.
Para quem está dando os primeiros passos no marketing digital, o MailChimp é uma das melhores ferramentas que podem contribuir com o posicionamento de uma loja virtual no mercado.
Google Analytics
Esta ferramenta consegue disponibilizar uma infinidade de dados sobre o comportamento dos visitantes no site de uma empresa, e é importante que seja criado um site para divulgar a empresa e seus produtos e serviços.
Atualmente a força do ambiente online é imensa e ficar fora dele não vai ajudar em nada nas futuras vendas, ainda que sejam demoradas.
A plataforma do Google Analytics indica a quantidade de visualizações que ocorreram na página, mostra qual é a localização dos acessos, assim como informações de idade e gênero do usuário.
Munido desses dados, um estúdio de ensaio e gravação pode medir o desempenho do seu site, através dos cliques orgânicos como do resultado de campanhas de mídia paga, que também podem ser feitas quando a marca já estiver melhor posicionada no mercado.
Clipchamp
A ferramenta permite criar vídeos gratuitos rapidamente porque possui um editor online, podendo ser produzido ótimos conteúdos gratuitamente, sem a necessidade da instalação de programas.
Estratégias digitais para iniciantes
Para que os resultados de uma empresa que está iniciando no ambiente digital sejam positivos, algumas estratégias devem ser aplicadas, tais como:
- Publicar anúncios pelo Google Adwords;
- Veicular propagandas por meio do Facebook Ads;
- Criar promoções atrativas para o cliente;
- Publicar textos no Publieditorial – serviço pago;
- Fazer parceria com um influenciador.
Essas estratégias citadas vão desde soluções gratuitas até pagas, e o uso vai de acordo com a necessidade de cada empresa como também em conformidade com o seu orçamento para investir.
Dicas para bons resultados no ambiente digital
Algumas dessas dicas são:
- Elaborar um bom planejamento de marketing;
- Utilizar-se das redes sociais;
- Enviar mensagens pelo E-mail marketing;
- Criar site e blog, com informações interessantes de produtos e serviços;
- Produzir vídeos;
- Utilizar-se do aplicativo Whatsapp;
- Adotar o áudio marketing.
Investir em estratégias de marketing digital é, mais do que nunca, um trabalho certeiro que deve ser realizado por uma empresa, mesmo que ela esteja apenas no começo, pelas seguintes razões:
- É possível coletar dados importantes sobre os potenciais clientes;
- Favorece uma comunicação mais humanizada;
- Dá maior visibilidade à empresa na internet;
- É de baixo investimento, com alto retorno no futuro;
- A análise dos resultados é mais precisa;
- Cria maiores oportunidades de conversão.
Estratégias como essa ajudam uma marca a construir sua imagem e identidade diante do mercado e dos consumidores, além de auxiliar na conversão e fidelização de clientes que irão influenciar nos lucros futuros.
Impactos das estratégias digitais em curto prazo
Para consolidar uma empresa no mundo digital ou fazer com que ela se torne referência no segmento em que atua, é necessário desde o início desenvolver um compilado de metas a serem atingidas a curto prazo.
As ações utilizadas são de grande impacto na divulgação da marca, seja através de publicações em sites de terceiros ou pela parceria com influenciadores, na atração dos consumidores por um produto e serviço ou por meio dos conteúdos oferecidos.
Elas impactam ainda, no aumento de potenciais clientes que possam surgir por meio das mensagens de e-mail marketing, como também no aumento das respostas positivas dos consumidores, que podem ser mostradas nas redes sociais.
Considerações finais
O caminho digital já não é mais um mistério para a grande maioria das empresas que iniciam o seu negócio pela internet.
Ainda que a empresa não disponha de recursos financeiros em sua fase inicial, uma boa pesquisa referente ao segmento em que atua, como o conhecimento das estratégias que os concorrentes estão utilizando é uma das formas de começar.
O caminho é longo, mas a curto prazo, quando as estratégias aqui elencadas são realizadas com responsabilidade dando sempre enfoque aos clientes, os resultados financeiros logo aparecem, iniciando então, as primeiras e tão esperadas vendas.
Por isso, é muito importante que as empresas iniciantes conheçam bem o mundo digital, informando-se de todos os diversos recursos que estão disponíveis, bem como aliarem-se a outras estratégias que podem auxiliar nesse processo de conquista futura.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.