Analistas e o próprio mercado de negócios vem percebendo mudanças positivas quanto à implementação de um sistema home office como um modelo de trabalho eficiente para todos os envolvidos
O futuro pensado para o home office foi acelerado por causa da pandemia global, a partir de 2020, em escala global, com arranjos voltados à colaboração em nuvem, via tecnologia avançada, propostas de trabalhos flexíveis e reuniões utilizando a videoconferência.
Pelo lado dos funcionários, é possível entender os diversos benefícios, como evitar deslocamentos utilizando transporte público ou enfrentando o trânsito das grandes cidades, e a troca de guarda-roupa profissional por roupas mais confortáveis no dia a dia.
Os benefícios por parte dos empregadores que precisam de acompanhante para idosos
podem não ser óbvios, por exemplo, mas eles existem e aumentam a produtividade, de maneira geral.
Índice do Conteúdo
O que é home office?
O modelo de trabalho voltado ao home office pode ser definido como o trabalho que é feito fora de um escritório formal.
Dessa forma, os funcionários contam com a flexibilidade para a realização dos trabalhos, podendo produzir valor aos empregadores enquanto estão conectados à equipe virtual e aos gestores diretamente de casa, ou mesmo de um hotel ou uma estrada.
No auge da pandemia de COVID-19, grande parte do fluxo de trabalho passou por uma mudança abrupta e repentina, exigindo de muitos funcionários a adaptação do escritório para o home office.
Entretanto, antes mesmo dessa mudança, muitas empresas e profissionais se prepararam para esse novo cenário, com uma mentalidade de nômade digital e o home office como um estilo mais livre de se produzir e trabalhar.
Ou seja, muitos já trabalham de onde querem para empresas de equipamentos médicos hospitalares, viajando por diferentes destinos e aproveitando a liberdade que o home office pode proporcionar.
Com isso, a popularidade do home office vem crescendo, ainda mais com a melhoria de novas tecnologias, ferramentas de colaboração, canais de comunicação e soluções eficazes quanto ao gerenciamento de projetos.
As equipes de trabalho não estão mais limitadas pela geografia.
Além de beneficiar os trabalhadores, reduzindo o deslocamento diário e proporcionando a economia de tempo, as empresas passaram a enxergar uma oportunidade de capitalizar e contar com mão de obra especializada de qualquer ponto do globo.
Como o home office pode auxiliar o desempenho da sua empresa?
Com muitos funcionários trabalhando no sistema home office, como sua empresa pode garantir que eles estejam trabalhando de forma produtiva?
A seguir estão 7 maneiras que o home office pode auxiliar na produtividade dos funcionários e que reflete no desempenho da sua empresa.
- Estabeleça um home office dedicado ao trabalho
Os funcionários que trabalham em home office precisam contar com um espaço dedicado para as tarefas profissionais.
Uma abordagem significativa é ajudar e incentivar os funcionários de óticas em são bernardo do campo a criar espaços de home office dedicados dentro de casa.
Considere fornecer notebooks e impressoras próprias para o trabalho, e assim os funcionários possam usar dispositivos com segurança dentro dos parâmetros da sua empresa.
Caso seja necessário, vale até comprar ou subsidiar dispositivos de home office para aqueles que, de uma forma ou de outra, estariam trabalhando no seu escritório.
- Forneça uma solução para gestão de documentos
Quem trabalha no modelo home office, ou mesmo de forma híbrida, precisa ter acesso aos arquivos e documentos principais, como dentro de um escritório tradicional.
A solução para o compartilhamento de arquivos online está à disposição de um sistema de gerenciamento de documentos, com softwares próprios que estabelece um espaço digital para documentos em nuvem.
Assim, fica mais fácil acessar tais documentos sobre fisioterapia home care preço tanto por quem está trabalhando em home office, quanto aqueles que estão em um escritório físico.
As equipes podem compartilhar documentos com total segurança e, melhor, em tempo real, o que promove a colaboração e ajuda na produtividade.
O emprego de um sistema de gerenciamento de documentos com acesso remoto, em tempos de home office, é essencial para manter o pleno funcionamento da sua empresa.
- Disponibilize ferramentas de colaboração online
Além do sistema sólido de gerenciamento de documentos é uma parte de tantos softwares que podem ser aplicados na sua empresa que permite o trabalho home office.
Para incentivar e habilitar a colaboração remota para uma equipe, é preciso fornecer aos funcionários uma variedade de ferramentas de colaboração, como:
- E-mail baseado em cloud computing;
- Gerenciador de tarefas;
- Mensagens em grupo;
- Planner de grupo;
- Reuniões por videoconferência.
Essas soluções podem ser encontradas na internet, de forma gratuita, ou por meio de softwares pagos, com ferramentas mais robustas.
- Mantenha-o organizado
Independente das ferramentas colaborativas utilizadas, não se pode deixar que projetos antigos atrapalhem a implementação do home office.
Para isso, vale manter os calendários e listas de tarefas de todas as equipes de uma empresa de segurança do trabalho devidamente organizados por projetos, com objetivo de dar andamento nos trabalhos da melhor forma possível.
A ideia é aprimorar a produtividade remota, com a exclusão de mensagens antigas e tarefas devidamente finalizadas.
- Promova discussões informais
No modelo tradicional de trabalho, a formalidade tem espaço em reuniões, e a informalidade durante o almoço ou na pausa para um café.
Os funcionários que trabalham em home office não contam com as mesmas oportunidades para discussões informais que ajudam no desenvolvimento do trabalho e que, por vezes, melhoram a produtividade.
A dica é proporcionar uma maneira para que eles interajam informalmente online, fora de videoconferências formais do grupo.
Isso pode ser realizado em reuniões informais, chats de texto e outros formatos de comunicação.
- Amplie a comunicação com a equipe
A interação pessoal não é uma possibilidade para os funcionários que estão em home office. Você pode até pensar que passou uma informação, mas isso pode ser colocado em dúvida.
Talvez até tenha passado, mas pode haver ruído na comunicação. Ou podem até ter compreendido, mas deixam passar uma etapa por causa de uma situação específica dentro do home office.
Dessa maneira, é preciso se comunicar continuamente com os funcionários remotos que atuam como cuidador de idosos Itajaí, desde uma reunião por videoconferência e o reforço com um e-mail.
As mensagens importantes devem ser registradas, para assim garantir que o funcionário em home office realmente receba as atividades que devem ser realizadas.
- Acompanhe o desempenho do funcionário
Os funcionários que trabalham em home office podem ajustar melhor o trabalho junto às agendas pessoais.
Aqui, para não haver conflito com a empresa, é preciso acompanhar o desempenho do funcionário, e o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Pode haver a necessidade de ajustes, mas o melhor é manter a comunicação aberta para que todas as tarefas direcionadas a fornecedores de materiais cirúrgicos sejam cumpridas com padrão de qualidade da sua empresa.
Benefícios do home office para as empresas
O desgaste de um funcionário pode ser um problema quanto aos resultados financeiros de uma empresa.
Trabalhadores felizes e saudáveis são mais eficientes e produtivos, melhorando a moral geral e a reputação da sua empresa.
Para mudar o ritmo do trabalho dentro de um cenário novo, como o home office, sua empresa precisa atender a requisitos físicos e tecnológicos, assim como atualizar aplicativos de colaboração, atualizar ferramentas e fornecer hardware e software dedicados ao trabalho.
Outro ponto a se observar é que todas essas mudanças levam a benefícios sobre as políticas de trabalho, e a uma comunicação mais transparente, o que garante um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de talentos que não podem ser desperdiçados.
Os investimentos iniciais podem ser elevados, mas o home office também reduz custos indiretos, o que permite que sua empresa possa economizar valores substanciais em determinados casos.
O lado comercial da equação também se mostra benéfico.
As despesas com imóveis podem ser reduzidas, mantendo apenas funcionários essenciais dentro do escritório, ou mesmo com a implementação de funcionamento híbrido entre o espaço físico e o home office.
Isso se reflete em custos indiretos menores, como conta de luz, climatização, locação, entre outros fatores complementares.
Os funcionários em home office que cuidam de laudo de segurança do trabalho costumam estar mais descansados, sem precisar se deslocar e, assim, menos propensos a cometer erros.
Outro benefício em relação ao home office é que o banco de talentos se amplia, com pessoas que podem se comunicar em uma mesma língua e que podem encontrar oportunidades de emprego em todo o mundo, e as empresas podem encontrar profissionais altamente talentosos.
Conclusão
Há uma percepção comum de que empresas e funcionários ainda encontram desafios quanto ao home office, mas todos precisam lidar com isso nesse novo cenário empresarial e corporativo.
Compreender os desafios que os funcionários em home office enfrentam é necessário, para que sua empresa possa trabalhar para resolver possíveis problemas.
Não existe uma solução que pode ser estabelecida para todos e, por isso, é preciso levar em consideração aspectos individuais que se encaixem na sua empresa e cultura organizacional.
O home office pode aumentar a produtividade da sua empresa, desde que haja a possibilidade de adaptar ferramentas necessárias e estabelecer orientações práticas com base no que é adequado e o que precisa de ajustes.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.