E-mail marketing é uma estratégia importante para o planejamento de marketing digital de qualquer negócio, tendo em vista que se trata de uma comunicação direta por e-mail, entre a marca e a base de clientes.
Para alcançar os objetivos estabelecidos pela equipe, a estratégia costuma ser feita por meio de ferramentas de automação.
E-mail marketing é uma das principais estratégias digitais porque ajuda a estreitar o relacionamento, gerar vendas e nutrir leads, além de apresentar bom retorno sobre os investimentos.
Mesmo diante de tanto potencial, existem gestores que não utilizam essa estratégia e ainda existem aqueles que não conseguem obter bons retornos.
É importante dizer que a tecnologia e as estratégias avançaram muito nos últimos anos, e por conta disso ficou mais fácil alcançar o propósito do e-mail, que é estabelecer uma comunicação, informar e se relacionar.
Hoje em dia, toda e qualquer empresa possui pelo menos um endereço de e-mail para se comunicar com os clientes, e tudo isso acontece de maneira personalizada e próxima.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, entenda a importância do e-mail marketing para diversos segmentos e veja algumas dicas para potencializar essa estratégia.
Índice do Conteúdo
Importância do e-mail marketing
Não faltam razões para uma empresa investir em e-mail marketing, isso porque, mesmo diante do fato de que o site institucional é praticamente unânime e as redes sociais imprescindíveis para a comunicação, nada substitui o e-mail.
Ele estabelece uma comunicação direta com as pessoas, sem nenhum tipo de interferência, como acontece nas redes sociais e nos buscadores. Além disso, traz muitas outras vantagens, como:
- Amplo alcance;
- Alcance previsível;
- Formato flexível;
- Bons retornos financeiros;
- Canal próprio.
Uma empresa de instalação de pelicula consegue expandir sua comunicação com o e-mail marketing porque, atualmente, existem cerca de 4 bilhões de usuários que utilizam esse canal no mundo todo.
Mais da metade da população usa essa ferramenta porque ela concentra todas as outras ações realizadas na internet. Por exemplo, para criar uma conta nas redes sociais é necessário cadastrá-la em um endereço de e-mail.
Por falar em redes sociais, quando uma marca faz uma publicação nessas plataformas, nem todos os seus seguidores vão visualizar a postagem. Isso acontece por conta dos algoritmos que determinam o que é relevante para cada usuário.
Não é possível prever alcance orgânico nas redes sociais, mas no e-mail, a previsibilidade é garantida. Se a empresa enviar conteúdos para 50 pessoas, todas elas vão receber a mensagem, a menos que exista algum problema técnico com o e-mail.
Outra característica desse canal é que se trata de uma página em branco que pode ser preenchida de várias maneiras. Não existe limite de caracteres e uma funilaria porto seguro pode inserir GIFs, imagens, dentre outros recursos.
O e-mail pode ainda ser feito com templates e contar com elementos gráficos, ou simplesmente um texto com características pessoais para os contatos. Além disso, a marca pode incluir links para suas páginas na internet, melhorando o tráfego.
O retorno sobre os investimentos do e-mail marketing são os melhores entre todos os outros canais de marketing digital. Ele costuma ser 40 vezes maior do que o valor inicial investido e existem vários fatores que explicam esse potencial.
Um deles é o fato de que se trata de uma estratégia de baixo investimento, mas com altas taxas de conversão. Tudo o que a empresa precisa é de um domínio, uma ferramenta de envio e alguém que cuide da ação.
Existem várias ferramentas no mercado que podem ser usadas e muitas delas são gratuitas. Portanto, ele se torna uma estratégia acessível para qualquer tipo de negócio.
Também é possível gerar um grande volume de receita, tanto por meio da nutrição de leads quanto para e-mails promocionais, focados diretamente na venda.
Por fim, o e-mail usado por uma empresa de reparo mangueira ar condicionado é um canal próprio do negócio, e sua lista de contatos é ativa.
Não existem algoritmos definindo o quando, como e por que de enviar mensagens aos assinantes, e mesmo usando uma ferramenta, a estratégia não depende dela.
As ações nas redes sociais, por sua vez, dependem das plataformas e são os algoritmos que decidem se determinada publicação é relevante ou não para os usuários.
As redes sociais podem simplesmente mudar ou acabar ao longo do tempo, por isso, depender exclusivamente delas pode colocar em risco as estratégias de marketing do negócio.
O e-mail, por sua vez, é um canal mais seguro e garantido e a própria organização constrói uma lista de contatos que vai se valorizando com o tempo.
Como aumentar o sucesso do e-mail marketing
Para aproveitar todos os benefícios dessa estratégia, elevar a taxa de abertura e melhorar as vendas, uma empresa de entrega motoboy precisa investir nas seguintes práticas:
Segmentar o público
Antes de enviar qualquer mensagem para os contatos, é muito importante segmentá-los, tendo em vista que as pessoas se encontram em etapas diferentes de seu relacionamento com a marca.
Aquele conteúdo que faz sentido para um grupo, talvez não seja interessante para outro. Por isso, se quiser iniciar uma boa campanha, é necessário separar os contatos em grupos específicos, de acordo com os seus interesses, localização e etapa de compra.
Enviar e-mail para novos assinantes
Geralmente, a estratégia de e-mail marketing se inicia quando o usuário se cadastra para receber uma newsletter, baixar o material e ficar por dentro das novidades da marca.
Depois que ele faz o cadastro, o primeiro conteúdo deve ser enviado em até 24 horas para que a marca permaneça na mente de seu potencial cliente.
É indispensável produzir conteúdos que despertam a atenção, o desejo, o interesse e a curiosidade de quem vai recebê-los.
Para começar a dialogar com o contato, um fabricante de cabo de força para notebook Samsung pode enviar um e-mail de boas-vindas e envolver o cliente para os próximos passos. Quanto mais atraente for o conteúdo, maior será o engajamento.
Permitir a saída da lista de contatos
Embora as pessoas só vão receber as mensagens porque se cadastraram e por opção própria, em algum momento, alguém pode querer se descadastrar e é muito importante oferecer essa possibilidade para os usuários.
É importante disponibilizar um botão fácil e visível para essa finalidade, pois isso mostra que a marca é confiável e respeita a vontade dos consumidores. Além disso, vai evitar que seus conteúdos sejam enviados para a caixa de spam.
Manter a lista atualizada
Mesmo tendo uma boa base de contatos, não se deve segmentá-los uma única vez. O negócio precisa estar constantemente atento às interações e qualquer mudança na jornada de compras.
A estratégia de um pet shop de banho e tosa delivery precisa ter foco no cliente, portanto, atender aos desejos e expectativas das pessoas.
Isso só é possível se o negócio fizer uma revisão constante de suas listas e ver quais usuários já podem migrar para outra segmentação.
Incluir imagens
O uso de imagens aumenta o engajamento por parte do público, e isso acontece porque elas tornam o conteúdo mais dinâmico, fácil de compreender e interativo.
O equilíbrio entre as peças gráficas e os textos deve ser bem planejado, evitando excessos que sobrecarregam a mensagem. Verifique se as fotos têm boa resolução e se estão demorando muito para carregar.
Incluir um bom CTA
CTA é uma sigla em inglês para Call To Action (chamada para ação), e que induz o usuário a realizar uma ação esperada pela companhia.
Uma empresa de aluguel de escorregador de plástico deve usar palavras breves e convincentes, capazes de gerar impacto nos contatos. Também é muito importante investir em um design chamativo.
Para se certificar de que o CTA vai trazer os resultados esperados, recomenda-se o teste A/B, pois assim a marca pode testar duas variáveis de uma mesma estratégia e ver qual delas trará os melhores resultados.
Usar vídeos e GIFs
As imagens são excelentes recursos para aumentar a interatividade e o engajamento, mas os GIFs e vídeos são ainda melhores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Campaign Monitor, o audiovisual nas mensagens aumenta a taxa de abertura em 19%.
Uma clínica de estética especializada em bronzeamento natural no inverno deve usar os GIFs para ilustrar seus textos, da mesma forma como usaria as imagens.
Os vídeos, por sua vez, ajudam a compor as mensagens e aprofundar ainda mais os temas abordados no conteúdo.
Considerações finais
O e-mail marketing é uma estratégia barata, inteligente, acessível e flexível para qualquer tipo de negócio, e por meio de algumas estratégias simples, é possível potencializar seus resultados.
Com as dicas apresentadas neste conteúdo, o negócio terá mais facilidade para estabelecer uma comunicação promissora com seus contatos e aumentar as taxas de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.