A Black Friday é um dos momentos mais importantes do ano para boa parte das empresas, pois é nesse evento que se torna possível realizar o maior número de vendas em massa e em um espaço de tempo recorde de modo a compensar boa parte do ano.
Em virtude desse fato, é necessário tomar consciência de um aspecto que poucas companhias estão usando atualmente, mas que consiste em uma arma poderosa para impulsionar as transações comerciais de um modo que destaque quem sabe utilizá-la.
Seja vendendo persianas automáticas, seja vendendo aparelhos do segmento de computação, a produção de conteúdo é, tanto nesse período de vendas aquecidas quanto em qualquer outro momento de campanha de vendas, um pilar fundamental.
É justamente por esse motivo que o marketing de conteúdo não pode ser negligenciado. A Black Friday é um momento de grandes ofertas e, em virtude disso, é necessário que o público tome conhecimento dela.
Até mesmo quem vai tirar uma cnh b carro precisa de, de uma forma ou de outra, ter contato com algum tipo de conteúdo (seja digital, seja um simples folheto) de uma auto-escola qualificada à consumação do seu desejo.
Não deve haver dúvidas de que, em todos os momentos do ano, e principalmente na Black Friday, as instituições que se colocam ao fronte da produção de conteúdo pegam de mão cheia boa parte da clientela que está buscando o que comprar.
Por essa razão e para que até mesmo um piso vinílico industrial possa ser melhor vendido neste período, este texto terá o objetivo de ilustrar os melhores tipos de conteúdo para se veicular durante esse tipo de campanha de vendas.
Além disso, também serão dados alguns argumentos em prol da importância de se produzir conteúdos de valor nesta época do ano.
Índice do Conteúdo
Melhores conteúdos para a Black Friday deste ano
Para que seja possível divulgar, aos consumidores, conhecimentos acerca de todos os aspectos que cercam e penetram um processo de compra ou de venda, a produção de bons conteúdos é indispensável.
Como já foi dito, o conteúdo é um pilar fundamental de todo o processo de vendas, de modo que, sem ele, todo o resto do esquema funciona como se estivesse faltando uma perna. O projeto simplesmente não anda.
Da mesma forma como a pessoa que pede um kit de colchas sob medida ou um conjunto de pesca artesanal pela internet, boa parte dos consumidores que fazem os seus pedidos, seja presencialmente ou pelas plataformas digitais, tiveram contato com algum conteúdo.
Por essa razão e para que as pessoas que estão começando agora possam ter uma ideia do tipo de conteúdo que é conveniente para a ocasião da Black Friday, é possível apresentar uma lista com onze itens. São eles:
- Conteúdos com games;
- Vídeos de comidas;
- Tutoriais de maquiagem;
- Decoração doméstica;
- Polêmica com os concorrentes;
- Perrengues da Black Friday;
- Antecipação do período de BF;
- Vídeos de dúvida Compro Ou Não Compro;
- Vídeos shorts;
- Temas da moda geração Z;
- Vídeos estilo challenge.
Acerca desse assunto, é possível começar dizendo que, dentre os principais criativos de marketing da internet, os vídeos saltam de muito longe na frente, de modo que é possível afirmar que eles são o futuro.
Atualmente, quase todas as plataformas digitais investem em vídeos. Se anteriormente o forte eram as imagens e os textos, aqueles que desejam vencer o algoritmo no atual momento do cenário digital precisam focar na produção dos vídeos.
É evidente que cada marca possui um público específico. Entretanto, de uma forma geral, o público que está se engajando mais com os conteúdos desse período promocional do ano ainda é relativamente jovem, desde os clientes de lojas até os de editorial fotos.
A maioria dessas pessoas são homens e mulheres entre vinte e cinco e trinta e quatro anos. E em segundo lugar, homens e mulheres entre dezoito e vinte e quatro anos.
Além disso, também é possível apresentar um recorte notável da sociedade. É possível afirmar que os jovens da chamada geração Z já representam vinte por cento da população brasileira, conforme aponta a consultoria McKinsey.
Na representação geral, quarenta e nove por cento de mulheres e cinquenta e um por cento de homens brasileiros estão se engajando com os conteúdos de Black Friday e da temporada de compras.
O YouTube e o Facebook são as melhores ferramentas para falar desse tipo de evento. No entanto, é muito válido pensar a respeito de quais são as plataformas que a marca já faz uso e já possui alto engajamento.
O vlog é um tipo de diário virtual, em que os produtores de conteúdo se comunicam com sua audiência quase que de forma direta.
Eles mostram os bastidores de suas vidas diárias, os momentos de compras, passeios e viagens, bem como as histórias com o público.
Além do mais, o primeiro vídeo feito no YouTube foi um vlog, em cujo formato se inspiraram diversos outros criadores de conteúdo.
Já o tour é destinado a mostrar os detalhes de uma casa, um restaurante, ou mesmo uma atração turística, de modo que, seja trabalhando com microagulhamento masculino ou com design de sobrancelhas, é possível se valer desse tipo de abordagem.
Entretanto, quando o assunto é compras de temporada, é possível fazer uma adaptação do formato para comunicar sobre outros temas, a exemplo do tour para os seguidores, que tem como objetivo fazê-los conhecer a preparação de uma loja ou site para o momento da BF.
O compilado é uma união de diversos vídeos em um único. Em geral, ele é composto por vídeos de cuja performance se obteve uma notoriedade.
Além do mais, é possível criar conteúdos e depois fazer um compilado dos melhores momentos. Desse modo, quem não assistiu a todos os vídeos, pode assistir tudo de uma só vez.
Atualmente, as pessoas estão procurando novas formas de fazer uma melhor economia do seu dinheiro. Por esta razão, os conteúdos inspirados pela chamada educação financeira estão extremamente em alta.
Muito embora a Black Friday consista em um evento em que o consumo é bastante estimulado, ainda é possível achar formas de falar sobre o consumo consciente e constituir parcerias estratégicas com marcas que se posicionam bem a respeito desse tema.
É justamente aqui que entra a abordagem que se vale do uso dos vídeos no modelo short. Os vídeos com menor duração são tendências que chegaram ao mercado para ficar.
Além de ser o formato que apresenta o maior retorno, ele é o que possui os conteúdos com maior número de visualizações. E é justamente dessa forma que se torna possível encontrar espaços para transmitir conteúdos importantes em pouco tempo.
Apesar de os jovens que mais faz consumo de conteúdos voltados para compras, é preciso estar sempre de olho em outra geração que também está ascendendo.
A chamada geração Z não para de crescer e precisa ser atraída da melhor forma o quanto antes. Em razão disso, é necessário buscar novas formas de conectar esses dois mundos a partir dos conteúdos em vídeo.
Os vídeos são úteis a toda e a qualquer espécie de consumidor, ainda que estejam buscando por uma simples oficina de injeção eletrônica mais próxima podem ser úteis.
Os criadores de conteúdo estão fazendo uso dessa temática para tecer críticas ao evento de modo cômico e satirizado, mas as marcas que dão descontos reais podem entrar na brincadeira, se vendendo como o lado oposto dos golpes e das propagandas enganosas.
O real valor da produção de conteúdo nessa época
Por fim, a consciência da importância da prática da produção de conteúdo nesta época é a coisa mais importante de ter consigo, sendo dono de pequenos, médios ou grandes negócios, independentemente do segmento comercial que for.
O que mais se espera de um comércio eletrônico quando o assunto é marketing de conteúdo é que ele proporcione informações confiáveis acerca dos produtos que vende.
Desse modo, essas informações são desde características técnicas dos produtos vendidos até a sua aplicabilidade. Mas também é importante deixar claro que isso é o básico e não um diferencial. Em outras palavras, é possível dizer que é apenas um pré-requisito.
O uso da produção de conteúdo é uma tática que a cada ano que passa se mostra mais importante para as lojas virtuais e para os sites de outros segmentos. E a verdade é que isso se mostra assim até para quem vende, por exemplo, agulha acupuntura 18×8.
Considerações finais
O período da Black Friday é um momento de forte pressão comercial, que impulsiona o mercado de todos os lados.
Diante dessa realidade, aqueles que estão bem informados a respeito de como engajar o seu público possuem uma vantagem concreta mediante a concorrência. E essa vantagem deve se consolidar pode ser consolidada por meio da produção de conteúdo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.