O SEO (Search Engine Optimization), conta com várias técnicas, como a otimização para os mecanismos de busca que conta com o conceito de autoridade de domínio.
Se manter atento a essa métrica e como ela contribui para uma estratégia de marketing digital efetiva é importante, pois ajuda a dar mais relevância a uma marca na web.
O artigo a seguir, esclarecerá o que é autoridade de domínio e o porquê dela ter uma grande importância para as vendas em uma estratégia de SEO.
Além disso, apresentará algumas dicas essenciais para quem deseja melhorar a autoridade de domínio do seu site, seja ele sobre a venda de calandra de perfil ou qualquer outro item.
Índice do Conteúdo
Conceito de autoridade de domínio e sua importância
Conhecida como Domain Authority ou apenas DA, a autoridade de domínio nada mais é que uma métrica essencial para ajudar no ranqueamento de um site nos buscadores.
O DA calcula a relevância que um domínio tem em relação aos outros. Essa autoridade de domínio precisa de mais de uma ação para ser alcançada.
É necessário um conjunto específico de medidas, por exemplo, o número de links que levam até as mídias de uma empresa de fabricação de molas de suspensão automotiva.
O valor apresentando na avaliação dessa métrica obviamente nunca é exato, ele pode variar de 0 até 100, e sempre é feito por empresas ou consultores independentes que fornecem serviços de SEO.
Além dos já mencionados links que levam para o site ou blog de empresas de vários segmentos como uma companhia de aluguel de dirigíveis ou uma autorizada de reparo de impressora, a idade do domínio é levada em conta.
Com isso, quanto mais antigo um domínio é melhor, desde que ele esteja sempre buscando se atualizar com novas informações.
Ter a autoridade de um domínio é o resultado de manter boas práticas que tornam um site referência no segmento em que atua, como no caso de um que dê dicas de como ter o laudo pericial cautelar aprovado.
Por isso, essa métrica veio se tornando cada vez mais importante ao longo do tempo, à medida que produz conteúdo aumenta a credibilidade do site.
Os links nos sites e blogs de outras empresas que levam para a sua, ajudam no processo, mas também são um reflexo de um bom e sólido trabalho
Até porque a única forma de ter links de um negócio em outros lugares é fazendo parcerias que são motivadas por meio de um trabalho de alta qualidade.
A autoridade de domínio de um site virá com o tempo, portanto, é um trabalho a longo prazo, e se dá pelo conteúdo de qualidade que deve ser postado sempre.
A consequência disso é que ela ajuda muito nas ações estratégicas de marketing digital, pois consegue oferecer os resultados que se espera.
A autoridade de um domínio é importante também para ranquear os buscadores, e essa é uma ótima solução para empresas de rede laminada eletrificada, por exemplo.
Isto porque o site pode acabar aparecendo no topo das páginas de busca e ser avisado por uma grande quantidade de pessoas que estão dentro do público-alvo dele.
Como melhorar a autoridade de domínio do meu site?
Depois de entender melhor o que é a autoridade de domínio, como ela funciona e a sua importância, é a hora de conhecer algumas dicas essenciais que vão ajudar a melhorar a autoridade de domínio de um site.
Esteja à frente dos concorrentes
É muito comum as pessoas acabarem se perdendo quando estabelecem como objetivo uma pontuação de 100 na autoridade de domínio do site.
Isso acontece por ser algo que muitas vezes acaba ficando extremamente distante da realidade do site de dicas para trabalhar em um escritório virtual, por exemplo.
Por isso, também é importante estar de olho na concorrência e buscar alcançar o mais rápido possível a ideia principal, que é superá-la.
Até porque a meta não precisa ser a de 100 pontos, mas já basta ter uma pontuação maior do que a deles para garantir que a sua posição seja superior e que seu site tenha mais visitas.
Portanto, antes de qualquer etapa é preciso conhecer os principais concorrentes do ramo em que você atua e saber qual é a autoridade do domínio de cada um deles.
Para ajudar nisso, existe uma série de ferramentas gratuitas que medem a autoridade de domínio de sites, essas ferramentas podem proporcionar resultados muito assertivos.
São exemplos:
- MOZ Link Explorer;
- The Alpha Team;
- SiteChecker;
- Website SEO Checker.
Apesar dessas serem as mais conhecidas existem muitas outras tão eficazes quanto para fazer a medição da autoridade de domínio dos sites concorrentes.
Analise os backlinks do site
É essencial fazer também a análise do próprio site para quem quer aumentar a autoridade do seu domínio. Até porque fazendo isso será mais fácil achar erros que te fazem perder pontos.
Os backlinks são os principais fatores relacionados ao aumento de autoridade de um domínio, por isso, é indicado estar sempre fazendo uma varredura neles para traçar melhores estratégias.
A maneira de encontrar os sites que têm links para o seu domínio é usando ferramentas gratuitas como o Google Search, nele você encontra as URLs que contém links que apontam ao seu site de serviços de lavagem de cadeiras.
Depois de analisar esses backlinks é necessário testar a qualidade deles, o alto índice de SPAM em um site pode abaixar a pontuação do seu site e a posição dele nos buscadores.
Elimine backlinks de má qualidade
Depois de fazer a análise e identificar que existem sites de má qualidade associados ao seu, é necessário eliminá-los o mais rápido que puder.
É necessário analisar cada um dos domínios encontrados com a ajuda do Google Search ou outra ferramenta da sua preferência.
Além de levar em conta a autoridade de cada um dos domínios é importante ver se a qualidade dos conteúdos que ele produz é boa e se contém um alto índice de SPAM.
Depois de descobrir os backlinks de má qualidade é a hora de mostrar ao Google que você está rejeitando os links dos domínios selecionados.
No próprio Google Search existe a opção “Rejeitar links”, é só clicar nela e os links selecionados não serão levados em consideração e o seu site não será penalizado pelo Google.
Faça parcerias com sites que tenham grande autoridade de domínio
É importante remover esses links e também ir atrás de sites relevantes com altos índices de autoridade de domínio para fechar parcerias.
O Google irá reconhecer cada vez mais o seu site, porque os que ele já confia estarão mostrando que você também é confiável, e a sua pontuação aumentará.
Para conseguir essas parcerias coloque os links do site com quem deseja fazer parceria no seu site e em artigos do seu blog de dicas sobre o melhor box vidro fumê para sua casa.
Com isso, após analisar o seu site e ver que ele é efetivo, o site parceiro colocará links do seu site no dele, como uma via de mão dupla.
É necessário garantir que essas parcerias não são links no follow porque vale ressaltar que esse tipo de links nunca são aceitos pelo Google.
Elabore conteúdos de qualidade
O mais importante de todos, mesmo que esteja sendo citado por último, é produzir conteúdos de qualidade para aumentar a autoridade do seu domínio.
Uma das razões dessa necessidade é que quando conteúdos únicos, relevantes e de valor são produzidos, as chances de conseguir bons backlinks naturalmente aumentam muito.
Isto porque os outros sites irão usar seus textos como referência para a complementação de algum assunto ou informação que eles não tenham no seu próprio site.
Uma outra razão é a experiência do usuário, que é o que o Google mais presa. Se as dúvidas deles estão sendo respondidas de maneira objetiva, ele certamente te dará mais pontos.
Considerações finais
Sendo assim, depois de entender o conceito de autoridade de domínio, qual a sua importância para um site e algumas dicas para ajudar a melhorar a utilidade de domínio do seu site, é a hora de usá-las para melhorar seus resultados.
Como vimos podem parecer ações difíceis, mas existe uma série de ferramentas gratuitas que podem ajudar a auxiliar ele processo e facilita-lo muito.
Mas, existe também a possibilidade de contratar uma empresa especializada em técnicas de SEO que irão facilitar ainda mais esse processo.
Basta escolher a forma que fará essa otimização, seguir boas dicas e aproveitar as inúmeras vantagens que ela pode trazer ao seu site.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.