A realidade aumentada é um dos grandes avanços do mundo. A cada novo passo que a tecnologia e a internet dão para o futuro, novas ferramentas e funcionalidades são desenvolvidas e entram em uma popularização mundial, trazendo uma maior possibilidade de entretenimento, aparatos para atividades rotineiras, novas capacidades e trazendo um avanço entre o espaço do mundo virtual e do mundo real.
Fatos que acontecem desde o período pós Revolução Industrial e ascensão da internet nos anos 90 em diante. Alguns desenvolvimentos tornam a junção do mundo virtual e do mundo real cada vez mais entrelaçados, inseridos em um campo no qual relacionam-se diretamente.
A internet e a tecnologia desde a sua popularização, estão cada vez mais inseridas no dia a dia, necessidades, trabalho, entretenimento e afazeres da maioria da população. Com isso, estabelecem novas funções e aumentam as possibilidades de seu uso. A realidade aumentada é uma das funcionalidades advindas da tecnologia.
Índice do Conteúdo
O que é realidade aumentada?
A realidade aumentada é uma ferramenta desenvolvida posteriormente aos anos 90, criada pelo pesquisador e cientista Thomas Caudell, durante o sistema Virtual Fixtures do laboratório Armstrong, para a força aérea.
Desde então, vem desenvolvendo-se ao ponto de atingir as funcionalidades que hoje já estão disponibilizadas em muitos aparelhos tecnológicos.
A sua funcionalidade é inserir componentes presentes no mundo virtual, ou seja, do mundo digital, em um espaço presente no mundo real, na realidade humana.
De uma maneira simplificada, a realidade aumentada é uma tecnologia que torna capaz a sobreposição de elementos que estão presentes em aparelhos tecnológicos e páginas virtuais, para uma visão em uma realidade real, uma realidade que está visualmente presente para as pessoas.
É uma ferramenta capaz de expandir a fronteira entre o mundo digital e o mundo real, incorporando as duas realidades em uma só.
A ideia é aumentar a visão que um computador, smartphone, ou qualquer dispositivo tecnológico, expandindo informações, conteúdos e a visão do aparelho.
Permitindo maior interação, maiores conteúdos disponibilizados e execução de tarefas, desde digitais, até tarefas da realidade.
Para que serve a realidade aumentada?
A realidade aumentada é uma ferramenta desenvolvida para qualquer necessidade tecnológica do usuário, desde funcionalidades básicas de entretenimentos, até funcionalidades para informações, ações, entre outras.
Uma das suas primeiras manifestações populares mundialmente foi durante a popularização do aplicativo de jogo, Pokemon Go; no jogo, os personagens eram capturados através do aparelho smartphone, mas, suas localizações estavam em ambientes externos, na realidade, como por exemplo:
- ruas;
- nas praças;
- pontos turísticos da cidade, etc.
A tecnologia proporciona essa imersão. Mas, existem inúmeras aplicabilidades dessa ferramenta, podendo ser utilizada para:
- exportar a dimensão de informações;
- para acessar conteúdos;
- lições e projetos acadêmicos;
- mapas para extrair trajetos e caminhos;
- e até mesmo para realizar funções na medicina em cirurgias remotas, estudos, visão expandida de inúmeras visões do corpo, entre outros.
A realidade aumentada serve como uma sobreposição no mundo real, dos benefícios da tecnologia, sem que seja necessário tocá-la.
Como usar a realidade aumentada?
O uso da realidade aumentada é disponibilizada através do aparelho ou dispositivo no qual a mesma está inserida.
Em caso de aplicativos, seu uso deve ser compatível com o aparelho, posteriormente, basta realizar o download do aplicativo, cadastrar-se caso necessário, e para que a realidade aumentada seja acionada, posicione a câmera do aparelho, para que o mesmo forneça a realidade aumentada.
Em caso de computadores e outros aparelhos tecnológicos, para que a realidade aumentada seja realizada, é necessário o download do software que oferece a ferramenta da realidade.
Posteriormente, basta posicionar o aparelho e solicitar a funcionalidade da realidade aumentada no que for oferecido pelo aparelho.
Quais os principais aplicativos disponíveis para usar a realidade aumentada?
Alguns dos principais aplicativos que oferecem essa ferramenta são alguns que já estão popularizados e outros que são de uso profissional. São eles:
- Pokemon Go (entretenimento);
- Yelp (publicidade);
- ZooKazam (educação infantil e juvenil);
- Google Goggles (turismo, arte, educação);
- Google Maps (localização e GPS);
- Wanna Kicks (vestuário), o próprio Google Imagens em pesquisas referentes a animais;
- Google Arts & Culture (visualização de museus, artes e pontos culturais), entre outras opções disponibilizadas.
Existem empresas que desenvolvem seus próprios sistemas softwares para realizar uma melhor performance dos setores, garantindo maior agilidade, qualidade e resultados.
É uma maneira de expandir a tecnologia em um olhar mais avançado e mais tecnológico, melhorando os resultados de apenas uma tecnologia ou apenas o olho humano, mas sim, sua junção.
Qual a diferença entre realidade virtual e a realidade aumentada?
A diferença entre a realidade virtual e a realidade aumentada é objetiva e simples. A realidade virtual trata-se do processo de criar uma realidade inteiramente no mundo virtual, ou seja, sem que haja uma relação ou imersão com o mundo real, seja para qual funcionalidade for.
Enquanto a realidade aumentada trata-se da função de expandir os mecanismos e visões disponíveis virtualmente, para a realidade humana, para a visão humana.
Como é usada a realidade aumentada no Google Maps?
O Google Maps é um aplicativo que já teve sua criação com base em uma realidade que trata da imersão do real no virtual, com a função de trazer rotas, localizações e caminhos através de um sensor de GPS disponibilizado no aparelho.
Com o surgimento da função de realidade aumentada, a mesma foi disponibilizada no aplicativo Google Maps.
Seu uso é semelhante a qualquer função do aplicativo, mas, para ter acesso a realidade aumentada, basta acessar a aba “Live View”, no qual será disponibilizada toda a visão de qualquer obstáculo, ruas, placas, entre outros, que estarão na rota.
Como fazer um vídeo de realidade aumentada?
Para fazer um vídeo com a funcionalidade de realidade aumentada, basta primeiramente ter acesso a aplicativos ou softwares que são capazes de realizar essa ferramenta.
Alguns dos aplicativos que oferecem essa tecnologia são:
- filtros do Instagram e Snapchat;
- Paint Space (permite desenhos sobre a tela em ambientes reais);
- WallaMe (que fornece a criação de desenhos, vídeos e qualquer manifestação artística em qualquer localização);
- Transparent Earth (que fornece a opção de desenvolver vídeos referentes ao planeta Terra e qualquer modificação de escolha do usuário);
- Holo (capaz de fornecer a criação de vídeos com personagens e elementos em realidade aumentada), entre outros aplicativos.
Basta acessá-los, conferir a disponibilidade do aparelho, e utilizá-los.