Realidade Aumentada: o que é, para que serve e como criar

Por João
0 Comente
Realidade Aumentada: o que é, para que serve e como criar

A realidade aumentada é um dos grandes avanços do mundo. A cada novo passo que a tecnologia e a internet dão para o futuro, novas ferramentas e funcionalidades são desenvolvidas e entram em uma popularização mundial, trazendo uma maior possibilidade de entretenimento,  aparatos para atividades rotineiras, novas capacidades e trazendo um avanço entre o espaço do mundo virtual e do mundo real. 

Fatos que acontecem desde o período pós Revolução Industrial e ascensão da internet nos anos 90 em diante. Alguns desenvolvimentos tornam a junção do mundo virtual e do mundo real cada vez mais entrelaçados, inseridos em um campo no qual relacionam-se diretamente. 

A internet e a tecnologia desde a sua popularização, estão cada vez mais inseridas no dia a dia, necessidades, trabalho, entretenimento e afazeres da maioria da população. Com isso, estabelecem novas funções e aumentam as possibilidades de seu uso. A realidade aumentada é uma das funcionalidades advindas da tecnologia. 

O que é realidade aumentada? 

A realidade aumentada é uma ferramenta desenvolvida posteriormente aos anos 90, criada pelo pesquisador e cientista Thomas Caudell, durante o sistema Virtual Fixtures do laboratório Armstrong, para a força aérea. 

Desde  então, vem desenvolvendo-se ao ponto de atingir as funcionalidades que hoje já estão disponibilizadas em muitos aparelhos tecnológicos.

A sua funcionalidade é inserir componentes presentes no mundo virtual, ou seja, do mundo digital, em um espaço presente no mundo real, na realidade humana.

De uma maneira simplificada, a realidade aumentada é uma tecnologia que torna capaz a sobreposição de elementos que estão presentes em aparelhos tecnológicos e páginas virtuais, para uma visão em uma realidade real, uma realidade que está visualmente presente para as pessoas. 

É uma ferramenta capaz de expandir a fronteira entre o mundo digital e o mundo real, incorporando as duas realidades em uma só. 

A ideia é aumentar a visão que um computador, smartphone, ou qualquer dispositivo tecnológico, expandindo informações, conteúdos e a visão do aparelho. 

Permitindo maior interação, maiores conteúdos disponibilizados e execução de tarefas, desde digitais, até tarefas da realidade. 

Para que serve a realidade aumentada? 

A realidade aumentada é uma ferramenta desenvolvida para qualquer necessidade tecnológica do usuário, desde funcionalidades básicas de entretenimentos, até funcionalidades para informações, ações, entre outras.  

Uma das suas primeiras manifestações populares mundialmente foi durante a popularização do aplicativo de jogo, Pokemon Go; no jogo, os personagens eram capturados através do aparelho smartphone, mas, suas localizações estavam em ambientes externos, na realidade, como por exemplo: 

  • ruas;
  • nas praças;
  • pontos turísticos da cidade, etc. 

A tecnologia proporciona essa imersão. Mas, existem inúmeras aplicabilidades dessa ferramenta, podendo ser utilizada para:

  • exportar a dimensão de informações;
  • para acessar conteúdos;
  • lições e projetos acadêmicos;
  • mapas para extrair trajetos e caminhos;
  • e até mesmo para realizar funções na medicina em cirurgias remotas, estudos, visão expandida de inúmeras visões do corpo, entre outros. 

A realidade aumentada  serve como uma sobreposição no mundo real, dos benefícios da tecnologia, sem  que seja necessário tocá-la.  

Como usar a realidade aumentada?

O uso da realidade aumentada é disponibilizada através do aparelho ou dispositivo no qual a mesma está inserida. 

Em caso de aplicativos, seu uso deve ser compatível com o aparelho, posteriormente, basta realizar o download do aplicativo, cadastrar-se caso necessário, e para que a realidade aumentada seja acionada, posicione a câmera do aparelho, para que o mesmo forneça a realidade aumentada.  

Em caso de computadores e outros aparelhos tecnológicos, para que a realidade aumentada seja realizada, é necessário o download do software que oferece a ferramenta da realidade. 

Posteriormente, basta posicionar o aparelho e solicitar a funcionalidade da realidade aumentada no que for oferecido pelo aparelho.

Quais os principais aplicativos disponíveis para usar a realidade aumentada? 

Alguns dos principais aplicativos que oferecem essa ferramenta são alguns que já estão popularizados e outros que são de uso profissional. São eles:

  • Pokemon Go (entretenimento);
  • Yelp (publicidade);
  • ZooKazam (educação infantil e juvenil);
  • Google Goggles (turismo, arte, educação);
  • Google Maps (localização  e GPS);
  • Wanna Kicks (vestuário), o próprio Google Imagens em pesquisas  referentes a animais;
  • Google Arts & Culture (visualização de museus, artes e pontos  culturais), entre outras opções disponibilizadas. 

Existem empresas que desenvolvem seus próprios sistemas softwares para realizar uma melhor performance dos setores, garantindo maior agilidade, qualidade e resultados. 

É uma maneira de expandir a tecnologia em um olhar mais avançado e mais tecnológico, melhorando os resultados de apenas uma tecnologia ou apenas o olho humano, mas sim, sua junção. 

Qual a diferença entre realidade virtual e a realidade aumentada? 

A diferença entre a realidade virtual e a realidade aumentada é objetiva e simples. A realidade virtual trata-se do processo de criar uma realidade inteiramente no mundo virtual, ou seja, sem que haja uma relação ou imersão com o mundo real, seja para qual funcionalidade for. 

Enquanto a realidade  aumentada trata-se da função de expandir os mecanismos e visões disponíveis virtualmente, para a realidade humana, para a visão humana. 

Como é usada a realidade aumentada no Google Maps? 

O Google Maps é um aplicativo que já teve sua criação com base em uma realidade que trata da imersão do real no virtual, com a função de trazer rotas, localizações e caminhos através de um sensor de GPS disponibilizado no aparelho. 

Com o surgimento da função de realidade aumentada, a mesma foi disponibilizada no aplicativo Google Maps. 

Seu uso é semelhante a qualquer  função do aplicativo, mas, para ter acesso a realidade aumentada, basta acessar  a aba “Live View”, no qual será disponibilizada toda a visão de qualquer obstáculo, ruas, placas, entre outros, que estarão na rota.

Como fazer um vídeo de realidade aumentada? 

Para fazer um vídeo com a funcionalidade de realidade aumentada, basta primeiramente ter acesso a aplicativos ou softwares que são capazes de realizar essa ferramenta. 

Alguns dos aplicativos que oferecem essa tecnologia são:

  • filtros do Instagram e Snapchat;
  • Paint Space (permite desenhos sobre a tela em  ambientes reais);
  • WallaMe (que fornece a criação de desenhos, vídeos e  qualquer manifestação artística em qualquer localização);
  • Transparent Earth (que fornece a opção de desenvolver vídeos referentes ao planeta Terra e  qualquer modificação de escolha do usuário); 
  • Holo (capaz de fornecer a criação  de vídeos com personagens e elementos em realidade aumentada), entre outros  aplicativos.

 Basta acessá-los, conferir a disponibilidade do aparelho, e utilizá-los.

Sugestões

Deixe um comentário