Carteira de trabalho digital: como funciona?

Por João
0 Comente
como-funciona-a-Carteira-de-trabalho-digital

A Carteira de Trabalho Digital é um dos avanços presentes na atualidade, advindo da evolução da tecnologia e disponibilidade de ferramentas oferecidas  pelo acesso à internet. 

A cada nova evolução, novos aplicativos são desenvolvidos e disponibilizados com ferramentas e funções que além de serem acessíveis em qualquer situação, garantem serviços em qualquer aparelho e tornam as atividades diárias mais práticas. Tornam as burocracias cada vez mais simples.  

A tecnologia desde sua ascensão com a internet, desenvolve ferramentas  e funções para além de trazer mais entretenimento, comunicação rápida e fácil, mas trazer também formas de necessidades da rotina, ações que envolvem  inúmeros processos, tempo gasto e prioridades diárias, mais fáceis, acessíveis  e ainda em um menor tempo e por caminhos mais práticos. 

A internet e a tecnologia cada vez mais pretendem tornar as ações embaraçadas mais simples. A criação de aplicativos que oferecem atividades relacionadas a burocracias de documentações, são cada vez mais comuns, entre eles, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. 

Primeiramente, o que é a Carteira de Trabalho? 

Desenvolvida a partir de um Decreto de Lei número 926, na data de 10 de  outubro de 1969, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, veio como uma  forma de deixar registrado todos os trabalhos formais, seja em empresas, comércio, home office, empregados rurais, empregados domésticos, entre  outros em um documento oficial. 

Esse registro fornece uma formalização para o trabalhador para que o mesmo tenha uma comprovação das suas contribuições trabalhistas, para que posteriormente, possa além de solicitar os direitos do trabalhador, garantir benefícios de auxílios e uma aposentadoria. 

Para que serve a Carteira de Trabalho Digital? 

A funcionalidade da Carteira de Trabalho Digital é de ser uma versão digital e virtual do principal documento de empregabilidade e compromissos  referentes ao trabalhador CLT. 

É uma maneira de acessar o documento de maneira digitalizada, acessível em qualquer aparelho smartphone Android ou iOS, para identificar registro do trabalhador, seus empregos que já estão registrados e solicitações básicas referente ao documento. Possuindo seu uso oficializado como um complemento em 23 de setembro de 2019, mesmo já  existindo desde 2017.

Além de informações de registros de empregabilidade, férias e todo o histórico, é possível fazer a solicitação de documentos referente a Carteira de Trabalho, como por exemplo: 

  • abono salarial;
  • seguro desemprego;
  • benefícios de emergência;
  • auxílios, entre outros. 

É uma maneira desenvolvida para evitar a burocracia, aglomerações em instituições e diminuir o tempo gasto, caso feito  em uma localização física.  

Qual aplicativo para Carteira de Trabalho Digital?

 

O aplicativo que fornece e disponibiliza o acesso ao documento da Carteira de Trabalho, é denominado “Carteira de Trabalho Digital”, inserido em qualquer aparelho Android e iOS, para ser baixado através do Play Store e  App Store. 

É um aplicativo oficializado pelo governo do Brasil, não possui cópias e outras versões, é o único referente a todos os serviços já citados acima, para  o trabalhador ter acesso ao seu documento de trabalho, histórico e solicitações de serviços.  

O que precisa para tirar Carteira de Trabalho Digital? 

Para usufruir do documento virtual da Carteira de Trabalho Digital, primeiramente é importante saber que é necessário que o usuário já tenha sua documentação retirada e acessível de maneira física, para que então possa  acessar o documento digital. 

Para retirar a Carteira de Trabalho, basta ser um indivíduo maior de 14 anos, e realizar o início da documentação em qualquer Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, além de Postos de  Atendimento (PAT) do município do residente.  

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital? 

O acesso da Carteira de Trabalho Digital primeiramente necessita de um  cadastro, para que então seja disponibilizado. Antes de acessar o aplicativo, é  importante cadastrar o usuário, através do site acesso.gov.br, ir em “Criar sua  Conta”, preencher os campos necessários e confirmar o cadastro. 

Enfim o aplicativo, basta baixá-lo em qualquer aparelho Android e iOS em seu Play Store e App Store, fazer login com o número do CPF e senha cadastrados, e pronto, usufruir do aplicativo e das suas ferramentas.  

A Carteira de Trabalho Digital substitui a Carteira de Trabalho Física?

O documento digital da Carteira de Trabalho não deve ser validado como um substituto do documento original, mas sim, um complemento, uma acessibilidade de algumas informações e solicitações referente ao documento.  

A Carteira de Trabalho Digital não pode ser utilizada como um documento de identificação. Qualquer dúvida, basta acessar ao site acesso.gov.br, ou através do atendimento gratuito no telefone 158.

Sugestões

Deixe um comentário