Chega o fim do ano e as empresas, sobretudo as lojas e e-commerces, começam a mudar suas rotinas e intensificar toda a operação a ponto de fazer suas vendas online crescerem.
E não é à toa. Milhões de pessoas no Brasil esperam a Black Friday e o Natal para fazerem suas compras grandes, curiosamente ambas as datas nos últimos dois meses do ano.
Onde a demanda chega, os negócios incorporam e, se quiserem crescer de forma exponencial, precisam aproveitar quando a necessidade vem e atender os clientes da melhor maneira e com a melhor qualidade de serviço.
Para isso, funcionários temporários são contratados para suprir a demanda e, assim, vários gargalos da operação são preenchidos por profissionais que sabem atender e vender justamente em uma época que precisa disso.
Mas, na verdade, as marcas que fazem, por exemplo, calibração de equipamentos médicos precisam de outro atributo para aproveitarem ainda mais o fim de ano: um sistema de vendas completo em que o negócio é visto por meio de um panorama 360 graus.
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Por que ter um sistema de vendas online?
Geralmente, pagamentos, jornada do cliente, pedidos, estoque, vendas, automações são divididas em áreas onde cada pessoa tem seu próprio computador e faz o gerenciamento. No entanto, isso já mudou de cara faz tempo.
Ter burocracia com várias pessoas gerenciando algumas dessas etapas já virou coisa do passado. Hoje em dia, há ferramentas, principalmente com o Enterprise Resource Planning (ERP), que fazem essa gestão totalmente integrada.
Um bom negócio tem milhares de informações para gerenciar. Muitos dados, que às vezes acabam se perdendo sem um sistema de gestão, são extremamente relevantes para os planos de marketing e vendas de uma companhia.
E quando esses dados são usados a favor, sabendo cada vez mais os passos do cliente e facilitando a operação em si, sem dúvidas as expectativas de lucro aumentarão muito.
Afinal, a jornada de um cliente nunca é tão óbvia e linear. Apesar das tendências e dos padrões, cada um consome de uma certa maneira e opta por caminhos diferentes.
Ou seja, os leads de um negócio enfrentam facilidades e dificuldades que aparecem conforme o uso, o entendimento e o envolvimento com a marca.
É bom ter isso em mente para entender que um sistema de vendas para um negócio deve ser usado justamente para angariar esses dados de uma forma que faça sentido.
Os dados históricos, específicos dos clientes e da empresa em si, podem ser usados para dimensionar as necessidades do negócio como um todo.
Por exemplo, saber qual é o ciclo de compra, o que se costuma gastar e qual frequência que os clientes adquirem produtos e serviços de uma determinada empresa que faz limpeza de bico automotivo.
É impossível saber isso, hoje, anotando em um papel porque tudo isso é feito online, de forma muito rápida e, às vezes, sem atendimento. Então, para ter registro de tudo isso, um sistema de vendas é altamente necessário para fazer essa gestão.
Acompanhar o comportamento dos clientes e todos os números que a empresa precisa são etapas essenciais para continuar oferecendo um bom serviço aos clientes que querem, por exemplo, aluguel de impressora para escritório.
Com isso, um sistema de vendas que integre todos esses dados costuma gerar bastante aumento na produtividade das empresas.
Ao integrar o sistema com as estratégias de marketing e vendas, é possível garantir o acesso a esses dados essenciais em tempo real, fornecendo informações confiáveis para cada departamento e, de quebra, mantendo a comunicação aberta em todo o negócio.
E isso é importante e de grande relevância no mundo corporativo porque os dados ajudam a definir as necessidades atuais dos clientes.
Por exemplo, se uma empresa que faz projeto elevador monta carga vê pelos dados que um certo horário tem reinado em relação a outros, as ofertas e os esforços de marketing podem mudar nessa direção.
Sem um sistema de vendas, isso e diversos outros dados poderiam ficar no ar, sem uma definição e isso, provavelmente, teria que vir de algum “feeling” de negócio de alguém muito experiente. E, mesmo assim, não daria para ter certeza.
E há quem pense que o investimento em um sistema de vendas gere retornos de longo prazo para uma empresa que faz, por exemplo, aluguel de lavadora e secadora de piso, puramente e simples por causa da automação da operação.
Na verdade, isso permite também que haja uma antecipação e previsão das necessidades dos clientes.
A cada cliente novo que a companhia conquistar, cada vez mais ficarão satisfeitos porque pelo próprio sistema de vendas a companhia já foi capaz de oferecer a melhor experiência de compra baseada em dados e no que realmente os clientes gostam.
Sem um sistema de vendas, as expectativas dos clientes precisam ser mais no olho a olho, e seria impossível saber o que realmente faria a diferença na jornada de consumo.
Sistema de vendas: o que cada marca precisa?
Naturalmente, saber o que cada empresa necessita diz respeito à gestão particular de cada companhia, conforme as necessidades diferentes de cada setor e tipo de negócio.
No entanto, há quatro módulos dentro de um sistema de vendas que são extremamente necessários e que devem, sim, integrar a estratégia de automação e de digitalização de um negócio:
- Compras;
- Vendas;
- Financeiro;
- Controle de estoque.
O sistema de gestão abarca as compras porque, dentro da balança comercial de uma empresa, é preciso contabilizar tudo o que sai de dinheiro, que geralmente está relacionada à parte de compras de material, maquinário, de insumos e de produtos.
Obviamente, se as compras de uma companhia que vende fresa topo para madeira estão sendo monitoradas dentro desse sistema, as vendas também precisam estar, sobretudo integradas com o sistema de compras.
Em muitas empresas, esse sistema precisa estar tão azeitado porque os produtos que elas compram são os mesmos que elas vendem. O que muda é o preço e o lucro em si.
Agora, quando se fala de controle financeiro, um sistema de gestão de vendas também precisa contabilizar a parte do dinheiro. Ou seja, o quanto essa questão de compras e vendas e o cruzamento desses dados se reflete no orçamento do negócio.
Fora isso, nem todo tipo de empresa possui, mas normalmente quando se fala em vendas, se fala em produtos, como tela macbook a1278, e, logo, algum estoque precisa ser monitorado.
E um sistema de gestão de vendas, principalmente na internet, necessita desse acompanhamento do que está em espera, do que ainda não foi nem tocado, do que já está separado.
É só com a organização de um sistema como esse que os estoques ficam, de fato, controlados, permitindo assim maior previsibilidade e, claro, dando a visibilidade correta de quando o cliente terá seu pedido em casa.
E o quanto esses módulos farão parte de um sistema de vendas integrado dependerá muito da constituição de cada negócio, basicamente de demanda.
Por exemplo, será que uma empresa precisa, dentro de um sistema de gestão completo, de um módulo focado em gestão de pessoas? Se os funcionários, majoritariamente, trabalharem com as vendas, provavelmente poderá ser um bom negócio.
Porque o desempenho de cada atendente poderia estar relacionado a como eles se inserem dentro da lógica empresarial.
De repente, um colaborador que trabalha com as vendas de produtos tem um perfil mais analítico e não vendeu tão bem. Isso pode ter a ver com a área em que ele está.
Um bom sistema de gestão dirá pelos dados se outra área está precisando de um perfil como esse, deixando o espaço da venda para outra pessoa que tenha um perfil mais de atendimento.
É tudo uma questão de percepção em cima de fatos demonstrados pelos números do próprio sistema de gestão de vendas. O foco, sem dúvida, é muito simples: como está o crescimento nas vendas.
Porém, o que muitas marcas ainda não incorporaram em suas operações e em suas mentalidades de negócio é que não há venda se não houver um processo muito claro e se não houver pessoas boas e comprometidas como funcionárias.
Considerações finais
Com uma melhor compreensão dos diversos sistemas de vendas online e o quanto mais integrado forem, em relação não só as vendas mas do que o negócio de fato precisa, mais fácil será o dia a dia da empresa que, por exemplo, vende portão garagem basculante.
Quando se trabalha com os dados a favor da prosperidade do negócio, tudo flui da melhor forma.
A digitalização de uma companhia por meio de um sistema de vendas tem o poder de transformar o negócio em algo muito maior por causa das maiores chances de crescimento que o meio online fornece.
E, considerando que as companhias estão pensando em um sistema de vendas para o fim de ano, realmente não há época melhor para isso. A grande demanda nos últimos meses do ano já demonstra a necessidade disso para qualquer tipo de negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.