A garantia de obter um bom posicionamento nas pesquisas realizadas pelo Google, assim como melhorar a experiência dos usuários, faz com que o uso de um site responsivo seja primordial para a empresa alcançar resultados.
As maneiras que os visitantes podem acessar um site é pelo desktop ou através de dispositivos móveis, como o celular ou tablet. E o site em si, deve estar adaptado o suficiente para ser visualizado nesses tipos de dispositivos.
Conforme esses aparelhos vão evoluindo, torna-se cada vez mais necessário trabalhar com um site responsivo, para que essa adaptação possa ser realizada em qualquer formato.
A grande verdade é que de uma a cada três pessoas fazem acesso a um site de portas de aço para banheiro através dos dispositivos móveis. É um volume bem alto, com relação ao fluxo total de visitantes.
Por isso, contar com páginas responsivas é essencial para que a demanda dessa audiência seja atendida e a responsividade é vantajosa no sentido do desempenho e resultados da empresa.
O público que utiliza os dispositivos móveis é muito comum hoje em dia e por isso atendê-los nesse tipo de acesso é muito importante, porque pode influenciar positivamente um negócio de manutenção poço semi artesiano, por exemplo.
Portanto, é importante para a empresa considerar que a maioria das pessoas atualmente navegam por meio de aplicativos ou através de sites adaptados para dispositivos móveis e o negócio também precisa ser adaptado para os usuários.
Caso isso não ocorra, a possibilidade do usuário sair do site e ir para um site da concorrência é bem grande, e é por esse motivo que um site responsivo é recomendado.
Índice do Conteúdo
O que é um site responsivo?
Um site responsivo é aquele projetado de forma inteligente, para que possa se adaptar a qualquer tipo de resolução, sem que o design sofra distorções e a largura possa ser ajustada em cada tipo de dispositivo, assim como o espaço e apresentação da página.
Um site responsivo também faz o ajuste na dimensão das imagens de torre pinça para vidro inox 304, das fontes e dos textos explicativos para que esses elementos não fiquem desproporcionais quando visualizados na tela de um celular.
Por serem inteligentemente projetados, os sites responsivos são aqueles cujo layout pode se ajustar a qualquer tipo de resolução de tela, de maneira harmoniosa.
Isso faz com que a experiência de leitura do usuário seja adequada, independentemente do tipo de dispositivo utilizado.
Site responsivo ou versão mobile
O site responsivo é adaptado para qualquer tipo de tela, porque funciona por meio de uma estrutura de códigos em diferentes resoluções. Já a versão mobile é um segundo site, separado, que pode ser aberto em determinados tipos de dispositivos.
Se a empresa estiver com um projeto de estúdio para ensaio musical em andamento, por exemplo, uma versão mobile ou um plugin é uma opção interessante para que seja feita a adaptação.
Vantagens de um site responsivo para as empresas
Existem diversas vantagens para a adaptação de um site responsivo para as empresas utilizarem esse recurso, tais como alguns, citados abaixo:
- Melhorar a experiência do usuário;
- Crescimento no acesso via mobile;
- Atendimento ao Mobile First Index;
- Aumento da velocidade da página;
- Diminuição da taxa de rejeição;
- Aumento da taxa de conversão de leads;
- Mais compartilhamentos nas redes sociais;
- Acesso em qualquer tipo de navegador.
Quando o usuário possui uma boa experiência em uma página de instalação hidraulica de banheira de hidro os resultados para a empresa são concretos, no sentido de deixá-lo satisfeito e as chances dele adquirir um produto ou serviço se tornam mais altas.
Agora, ao acessar uma página de outro comércio por meio de um dispositivo móvel, e não encontrar as informações que procura, as chances de desistência são maiores e ele procura a concorrência.
Portanto, é necessário que o site pelo celular seja aberto sem qualquer tipo de desalinhamento, onde as letras e as imagens sejam fáceis de compreender, para que o usuário não fique insatisfeito.
Atualmente, uma experiência agradável no acesso via dispositivos móveis é primordial para que a empresa atinja os resultados das estratégias de SEO.
O acesso a um site ou página de coleta de resíduos de postos de combustíveis, pelo celular, tem crescido cada vez mais, mostrando que o tráfego pela internet é feito por smartphones ou tablets, e os laptops e desktops ficam em segundo lugar.
O percentual dessa modalidade aumenta a cada ano e essa tendência deve permanecer ainda nos próximos anos, principalmente por causa da velocidade de conexão desses aparelhos.
O Google favorece os sites responsivos, principalmente se as pesquisas forem realizadas por meio de dispositivo móvel, aumentando dessa forma o tráfego orgânico.
Em março de 2018, o Google passou a dar preferência a versão mobile de um site no momento da indexação da página em seus resultados e essa mudança foi chamada de Google Mobile First Index e para isso o uso de um site responsivo tornou-se obrigatório.
Depois disso o Google determinou que se o site tivesse apenas uma versão para desktop, ele não mais apareceria nos resultados de busca.
Isso significa que ter um site responsivo para recuperação de piso de concreto polido é obrigatório para que ele possa aparecer nos resultados de busca, gerando assim resultados orgânicos.
Um site responsivo deve gerar um carregamento completo e rápido de uma página, mas isso acaba não sendo viável quando uma versão desktop é feita em um dispositivo móvel.
A velocidade no carregamento de uma página é um fator de ranqueamento para o Google e, caso o site demore a carregar, o usuário acaba fechando a janela e desiste daquilo que está procurando e vai para outra página.
Portanto, um site responsivo deve ser leve e otimizado para os dispositivos móveis, cujo carregamento acaba sendo mais rápido e natural do que acontece em um versão desktop.
Possuir um site responsivo gera a diminuição da taxa de rejeição, isso porque se o usuário não for bem recebido ao navegar em uma página, ele parte para outra pesquisa em um site de raspagem de tacos preço otimizado.
Essa taxa de rejeição pode ser interpretada pelo Google como um sinal de que o conteúdo não é relevante para o usuário e, quando isso ocorre, as chances da página perder a posição nas pesquisas do Google são muito grandes.
Outro ponto a considerar, quando se tem uma aplicativo ou um site responsivo, é o aumento no volume de vendas, porque a grande maioria dos usuários utilizam os dispositivos móveis para concluir uma compra.
Da mesma forma que as vendas aumentam, um site responsivo também gera o aumento da taxa de conversão de leads, através dos dispositivos móveis.
Se a empresa utiliza as redes sociais para promover produtos, é essencial que as páginas sejam responsivas para que os usuários possam navegar por elas, mas se a página estiver desalinhada, as chances de conversão de leads é bem menor.
Como a grande maioria dos acessos às redes sociais acontecem por celulares e tablets, nada melhor do que ter um site responsivo, porque as chances de compartilhamento das páginas pelos usuários é bem maior.
Uma das maiores vantagens de um design responsivo é o fato dele ser feito para diversas resoluções, mas não para diferentes dispositivos.
Então, não importa qual é a resolução da tela do dispositivo que o usuário está utilizando. De qualquer forma o layout da página irá se adaptar e isso abre campo para que novos dispositivos sejam lançados com resoluções diferentes.
Outro motivo substancial para adotar um site responsivo é que as páginas podem ser acessadas por qualquer navegador, de forma rápida, facilitando a experiência do usuário, deixando-os decidirem em qual navegador preferem navegar.
Considerações finais
Um site responsivo é criado para que imagens e fontes de textos possam se ajustar a diferentes tamanhos de telas de dispositivos móveis, sem que ocorra o desalinhamento da largura, tampouco do layout do site da empresa.
De forma simplificada, quando ocorre a alteração da largura do navegador, seja ao fazer o redirecionamento da página ou visualizar um produto por meio de um dispositivo móvel, o layout é alterado automaticamente.
Quando isso acontece, não há prejuízos na experiência de navegação do usuário, ele se sente satisfeito e por consequência não desiste da pesquisa e não tem interesse em procurar outro concorrente.
Um site responsivo gera mais vendas, uma taxa de conversão de leads bem maior e faz com que a empresa consiga atingir resultados financeiros positivos.
O uso de sites responsivos em aparelhos móveis tem sido cada vez mais utilizados, porque é uma das maneiras mais populares de efetuar compras e pesquisas de produtos ou serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.