Ter sucesso no Instagram é uma necessidade para empresas dos mais variados portes e segmentos, tendo em vista a grande quantidade de usuários que possui.
O Brasil é o segundo país do mundo que mais usa a rede social, portanto, é sinônimo de oportunidades para negócios de vários nichos. Entretanto, é necessário conhecer a plataforma e saber explorá-la para divulgar a marca.
Muitas empresas estão presentes no Facebook, e de fato, ele é muito importante para a comunicação e a interação com a audiência, mas o Instagram alcançou igual importância e precisa fazer parte do planejamento de marketing da organização.
A plataforma é totalmente voltada para o compartilhamento de conteúdos visuais, como vídeos e fotos, e isso por si só já é muito vantajoso porque a empresa consegue mostrar visualmente o valor de seus produtos e serviços.
Além disso, conta com um recurso que ajuda a organização a vender diretamente pelo Instagram, o que potencializa as vendas e melhora os lucros.
Neste artigo, entenda a importância de investir nas redes sociais, mais precisamente no Instagram e de que maneira fazer com que o perfil do negócio tenha mais sucesso na plataforma.
Índice do Conteúdo
Importância de investir nas redes sociais
Antigamente, as redes sociais eram ferramentas secundárias, mas que ao longo do tempo se tornaram importantes meios de comunicação.
As pessoas estão conectadas o tempo todo, interagindo, engajando, elogiando, criticando e consumindo conteúdos em diversos momentos e locais.
Com a chegada dos smartphones, o acesso às redes sociais se tornou ainda mais intenso e isso fez com que as empresas percebessem a necessidade de estar presente nesses canais.
Para um negócio especializado como o de uma distribuidora de chaves automotivas, o Instagram é a oportunidade perfeita de mostrar, na prática e visualmente para várias pessoas ao mesmo tempo, o valor de seus serviços.
Cada rede social possui suas próprias características e o foco do Instagram é o compartilhamento de conteúdos visuais, por essa razão, investir nessa plataforma traz vários benefícios que explicam sua importância. São eles:
- Aproximação;
- Conhecimento;
- Custo-benefício;
- Fidelização;
- Novos clientes.
Investir nas redes sociais é uma maneira de estabelecer uma relação mais próxima com os consumidores, aproximando os produtos e serviços do feed de notícias das pessoas.
Quando chegar o momento da compra, elas vão se lembrar da marca e dos conteúdos oferecidos por ela nas redes sociais. Sem falar no fato de que os usuários podem comprar as soluções oferecidas diretamente pelo Instagram.
A plataforma também é ótima para entender um pouco mais sobre o perfil dos clientes e de que maneira os concorrentes se comportam no ambiente virtual.
Por meio de processos de pesquisas, fica mais fácil identificar os desejos, necessidades e opiniões das pessoas, além de seus gostos, comportamentos e hábitos.
Com essas informações, um fabricante de bateria estacionária 70 amperes consegue elaborar estratégias que otimizam as vendas.
Ter uma página no Instagram não exige nenhum investimento para a marca, mas de nada adianta criar um perfil se não houver uma estratégia bem definida.
Manter o perfil sempre atualizado e interagir com o público são ações que trazem resultados expressivos ao longo do tempo. Aliás, é justamente essa interação que fideliza os consumidores.
Por meio do Instagram, é possível se aproximar do público e ir além de uma mera relação de compra e venda. As pessoas se sentem mais próximas da companhia nesse canal e isso acaba por fidelizar os compradores.
Mas além de fidelizar quem já compra com o negócio, o Instagram também é uma ótima plataforma para conquistar novos clientes, e isso acontece porque existem muitas pessoas conectadas no aplicativo todos os dias.
A marca pode aparecer para elas e despertar o interesse por meio de seus conteúdos. Mas para alcançar todos esses benefícios, um fabricante de andaime tubo roll locação precisa investir em algumas estratégias.
Dicas para ter sucesso no Instagram
Como já se sabe, o Instagram é uma plataforma voltada para o compartilhamento de conteúdos visuais, mas além de fazer esse tipo de postagem, é fundamental investir em algumas estratégias para aumentar o sucesso da marca.
É por meio delas que o negócio vai conseguir aumentar o engajamento e melhorar o número de vendas. Algumas dicas são:
Fotos
É importante começar pelo principal elemento de postagem no Instagram: as fotos. Mas quando se trata de uma empresa, é fundamental que elas sejam bem produzidas, afinal, o foco é o apelo visual.
Mesmo que os produtos sejam interessantes e de boa qualidade, ainda assim é importante caprichar nas fotos, mas elas não devem ser postadas apenas no perfil.
Um fabricante de porta de acm branca deve considerar as características de sua persona, antes de publicar alguma coisa. É necessário considerar o que os seguidores gostariam de ver e investir em estratégias compatíveis com seu estilo de vida.
No caso desse fabricante, ele pode divulgar imagens com seu produto sendo usado em ambientes inspiradores, fazer referências a casas famosas, usar paletas de cores diferenciadas e tudo com foco nas características de sua persona.
É necessário lembrar que as redes sociais não são um espaço comercial, por isso, ninguém vai acessar essas plataformas com a intenção de comprar alguma coisa.
Tudo o que é postado precisa entregar entretenimento e valor, e é a partir disso que o usuário vai se sentir interessado pelos produtos.
As imagens devem ser acompanhadas de uma boa legenda, e a marca deve ser criativa para que elas não fiquem muito longas e cansativas.
Além das fotos, outra excelente opção são os vídeos, visto que esse formato agrada os usuários da plataforma e atrai a atenção do público. Mas assim como no caso das fotos, os vídeos também precisam ser bem produzidos.
Interagir com os seguidores
Um açougue que vende kit carne semanal deve enxergar o Instagram como um canal de comunicação, por isso, deve interagir com os seguidores o tempo todo.
Comentários nas publicações, mensagens no direct, menções em outras postagens, reações aos stories, dentre outras ações por parte dos seguidores precisam de uma resposta.
A interação faz com que as pessoas percebam que a marca está realmente interessada em manter uma comunicação com o público, e isso acaba gerando mais engajamento.
Isso é muito importante para que os posts do seu negócio continuem aparecendo para uma boa quantidade de seguidores, uma vez que o algoritmo avalia quem são os usuários que estão interagindo com seu perfil.
A hashtag é um elemento muito importante para uma boa estratégia no Instagram, pois atua como um tipo de hiperlink que ajuda os usuários a encontrarem mais imagens sobre determinado assunto.
Com base na persona de seu negócio, um fabricante de grua manual deve fazer uma lista de tudo aquilo que atrai essas pessoas e que esteja relacionado com a marca.
Por exemplo, uma confecção de roupas de academia possui um público que gosta de assuntos relacionados a exercícios físicos, alimentação saudável, dentre outros temas do tipo.
Basta pesquisar quais são as hashtags mais usadas por esses usuários e colocá-las nas fotos postadas no perfil da marca, lembrando que os termos podem ser tanto em português quanto em inglês.
Postar conteúdos relevantes
Estar no Instagram não significa publicar qualquer foto do produto ou serviço e achar que já está bom. A relevância também é indispensável nesta plataforma e as imagens postadas por uma empresa de adestramento avançado devem ser condizentes com seus valores.
Ao publicar conteúdos e imagens realmente interessantes, o perfil da empresa vai receber visitas de maneira orgânica. Além disso, pessoas que seguem a marca e gostam das postagens podem marcar amigos e expandir o alcance.
Fazer promoções
Outra estratégia que aumenta consideravelmente o engajamento no Instagram são as promoções no perfil da marca. Mas para criar uma boa estratégia, não é necessário investir muito dinheiro de uma vez.
Se uma loja de pedra de construção está fazendo isso pela primeira vez, deve começar aos poucos, fazendo testes com formatos diferentes e acompanhar como a conversão das publicações acontece.
Ao descobrir que determinada ação está trazendo bons resultados, pode adicionar mais dinheiro e tentar entender o que fez com que a ação trouxesse resultados tão positivos.
Vários elementos podem causar esse efeito, como um texto, uma foto, um vídeo ou até mesmo o produto que está bem relacionado com a persona.
Considerações finais
As redes sociais vieram para ficar e cada uma delas possui suas próprias características e foco em determinadas postagens.
O foco do Instagram são as imagens, por isso representa uma excelente oportunidade de mostrar o valor dos produtos e serviços de uma marca para o público.
Para aproveitar todo o seu potencial, a empresa só precisa seguir algumas estratégias simples e suficientes para aumentar o número de engajamento e as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.