Qualquer empresa que visa ter resultados positivos, independentemente de seu segmento, necessita realizar e executar um plano de ação para atingir seus objetivos com consistência.
No entanto, estruturar esse plano estratégico tem sido um desafio para muitos gestores. Afinal, existem muitas coisas a serem levadas em consideração ao planejar essa estratégia.
Portanto, um guia com o passo a passo e com cronogramas, tarefas específicas, metas e outros elementos deve sempre ser criado de acordo com o método escolhido.
Para facilitar no auxílio dos gestores e donos de empresa que desejam escalar seu negócio, o presente artigo vai exemplificar o que é um plano de ação, qual sua importância para as organizações, independentemente de seu segmento, e dar dicas de como montar um.
Índice do Conteúdo
O que é um plano de ação?
Um plano de ação é uma forma organizada que parte de uma metodologia definida para estabelecer metas e objetivos, atividades que devem ser executadas, designar os responsáveis de cada atividade e acompanhar o andamento do projeto.
Tudo isso com o objetivo de desenvolver um plano de ação para um melhor planejamento do trabalho em equipe, ele é uma atividade que todos os gestores precisam realizar em algum momento.
Um plano de ação é uma ferramenta usada para planejar e executar as tarefas necessárias para atingir um objetivo.
Por exemplo, pode ser um documento que contextualiza e detalha ações para corrigir um problema ou alcançar um resultado positivo dentro de uma loja de locação de video game.
Também é conhecido como plano de atividades ou plano de trabalho, e serve como uma importante ferramenta de gestão para a produtividade da equipe e otimização do tempo.
Portanto, o objetivo de um plano de ação é descrever as ações que cada departamento deve realizar e listar os recursos necessários para isso. Assim seus principais pontos são:
- Ter um objetivo principal;
- Estabelecer metas;
- Listar ações e tarefas que precisam ser feitas;
- Estabelecer uma data de início e fim para atividades;
- Definir os responsáveis para cada tarefa;
- Definir quais recursos serão necessários;
- Listar possíveis riscos;
- Criar planos para lidar com possíveis imprevistos.
É extremamente importante ressaltar que esses são alguns dos pontos mais gerais do plano de ação, mas imprescindíveis. Isso significa que, para ser aplicável a qualquer negócio, é preciso adaptá-lo de acordo com a realidade do mesmo.
Assim como a instalação de um outdoor, todo projeto deve receber a atenção que merece. Dessa forma, as chances de sucesso da estratégia aumentam bastante e com isso a moral da equipe também é elevada, o que aumenta as chances de atingir bons resultados.
Qual a importância de ter um plano de ação?
Uma meta ou objetivo é a expressão do caminho pretendido por uma organização. Por sua vez, uma estratégia é o projeto final para chegar lá, ou seja, é o plano de ação da organização.
Como as estratégias são bem definidas para serem bem-sucedidas, elas são uma parte importante de qualquer plano de ação.
As tendências atuais no mundo dos negócios exigem a criação de um plano de marketing eficaz para evitar o fracasso iminente. Uma das melhores formas de anunciar, e até uma das mais antigas, é colocar uma placa de propaganda em pontos estratégicos.
Os altos custos de produção, a concorrência acirrada junto a demanda de criar novos perfis de consumidores levaram à necessidade de uma visão sólida no planejamento de qualquer campanha de marketing.
Isso ocorre porque os consumidores sabem quais produtos já estão disponíveis e quais eles não querem. Alguns aspectos que essas tendências causam são o aumento da demanda por consumidores mais fiéis, menos exigentes e um grande número de opções de perfil.
Para realizar qualquer tipo de planejamento, é necessário ter informações confiáveis. Isso só pode ser alcançado através do desenvolvimento de opções de execução viáveis.
É exatamente por isso que empresas de sucesso são aquelas que seguem rigorosamente seu plano de ação, como uma que trabalha com aluguel de ônibus para passeio escolar, detalhando todas as ações necessárias para atingir um objetivo específico.
Com o crescimento natural do negócio, o número de funcionários envolvidos em cada iniciativa e a complexidade da função, torna-se ainda mais importante gerenciar adequadamente o plano de ação.
Isso ocorre devido ao inevitável processo de delegação, e se não há roteiro comunicando a equipe, é provável que ela fique à deriva sem saber para onde ir. Por isso, os gestores precisam ter planos bem alinhados e devem compartilhá-los com funcionários.
Quais os benefícios de um plano de ação?
As vantagens de estruturar um bom plano de ação são diversas, pois se trata de uma variedade de pontos que podem ser melhorados com a ajuda de pequenos passos que as empresas podem seguir para atingir seus objetivos.
Para facilitar a compreensão dos benefícios de um plano de ação bem definido, vamos aprofundar um pouco mais sobre como esses pontos podem ajudar desde uma clínica veterinária especializada em eletrocardiograma cachorro até uma grande indústria.
Tempo otimizado
O melhor aproveitamento do tempo no dia a dia é um dos benefícios de usar um modelo de plano de ação.
Por exemplo, uma grande empresa com vários departamentos. Se cada departamento optar por desenvolver seu próprio plano de ação, isso exigiria muitas horas de trabalho. Sem contar que estabelecer e comparar métricas de desempenho também será mais difícil.
Portanto, se os gerentes e suas equipes querem vender mais bipap bilevel e outros tipos de equipamentos, precisam dar muitos passos à frente ao escolher um modelo que funcione em todos os domínios e possa ser personalizado para cada setor.
Decisões mais objetivas
Ter uma estrutura bem definida facilita a definição do escopo de qualquer operação. Por exemplo, mesmo com a prática que uma fabricante de box blindex de canto tem em seu método de trabalho, com um plano de ação, ele acabará se tornando mais ágil.
Até porque, com o tempo, é provável que se estabeleça a padronização de processos que muitas vezes são vistos no cotidiano.
Assim, toda a equipe desenvolveu conhecimento suficiente para se familiarizar com o modelo de planejamento de ações escolhido. Então, é possível tomar decisões mais assertivas e definir soluções mais rapidamente.
Isso afetará o planejamento estratégico e a execução da resolução de problemas em si. Afinal, as atividades envolvidas em um workflow são interdependentes, e quanto mais objetivo o passo anterior, mais simples será a conclusão do próximo passo.
Metodologias bem definidas
Ao escolher um plano de ação como 5W2H, PDCA ou outros, o método de utilização já está definido. Portanto, alguns membros da equipe precisam possuir ou adquirir o conhecimento necessário para aplicá-lo.
Isso porque, um entendimento geral de como funciona o modelo de planejamento de ações escolhido fornecerá melhores resultados e ajudará a identificar erros na aplicação.
Nesse sentido, em uma área específica todo o processo de avaliação do início ao fim é válido.
Assim, é possível ajustar o conteúdo que não está perfeitamente alinhado e expandi-lo para uso em toda a empresa.
Como montar um bom plano de ação?
Para desenvolver um plano de ação adequado, existem diversas metodologias e ferramentas que auxiliam nesse quesito.
Para isso, serão abordados alguns pontos importantes que servirão como um guia para a implementação de um plano de ação dentro de um empreendimento.
Entender qual o objetivo deseja atingir
O primeiro passo no desenvolvimento de um plano de ação é considerar o plano estratégico da empresa. Como líder, é preciso orientar as ações com objetivos corporativos.
Começar listando as contribuições que a equipe fez para atingir as metas da empresa é uma boa maneira de iniciar o plano de ação.
Como resultado, a equipe entenderá como sua atitude no dia a dia pode ajudar a atingir os objetivos da empresa. Por exemplo, um Pet Shop pode usar esses objetivos para ajudar pessoas que pesquisam por banho e tosa próximo a mim a encontrarem seu negócio.
Isso ajudará a equipe a se envolver e ter uma visão de seu papel de forma mais clara e assim conseguir executar suas tarefas com mais eficiência.
Ter metas que possam ser mensuradas
Depois de ter uma ideia clara do que precisa ser realizado dentro da empresa, o próximo passo é desenvolver metas que possam ser mensuradas.
Os objetivos do plano de ação precisam ser claramente definidos, afinal o plano de ação é criado para auxiliar a atingir o que foi proposto da melhor forma.
É preciso definir metas para que a equipe visualize os objetivos que já foram concluídos. Assim, eles terão tempo para corrigir desvios e atingir os resultados esperados. Dessa forma, é possível cobrar e avaliar o desempenho de profissionais e equipes.
Acompanhar tudo que precisa ser feito
Depois que seu plano é desenvolvido e compartilhado com a equipe e as conquistas são agendadas, o próximo passo é simples: criar o hábito de acompanhar com frequência.
Essa etapa abrange aqueles que são responsáveis por garantir que todos estejam fazendo o seu melhor para atingir o que precisa ser cumprido.
Por exemplo, é possível criar um cronograma para enviar relatórios ou apresentações de resultados individuais ou de equipe. É impossível desenvolver um plano de ação sem a clareza de como fazer esse acompanhamento.
Considerações finais
Um plano de ação bem estruturado pode ajudar qualquer tipo de negócio a se sobressair em seu ramo de atuação, proporcionando um direcionamento detalhado de como melhorar pontos necessários.
Portanto, investir em desenvolver um plano de ação eficaz ajuda a bater metas, aumentar vendas, conseguir mais clientes e muito mais. É importante que um empreendedor utilize dessa estratégia em sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.