Teste vocacional medicina: confira se o curso combina com você!

por webtrends
0 Comente
teste-vocacional-medicina

A carreira em medicina exige uma enorme responsabilidade, pois além de salvar vidas os médicos são essenciais para ajudar as pessoas em melhores tratamentos, auxiliá-los a manter mais qualidade de vida e melhorar a prevenção de doenças. 

Tanto para prestar o vestibular para medicina, como o curso em si, exige muito foco e dedicação.  

Então veja agora se medicina é o curso ideal para você e conheça as diferentes especialidades que existem, e quais delas seriam as mais adequadas para o seu perfil! 

Teste Vocacional Medicina

Para cursar medicina é essencial que você goste muito de estudar. Diante de  novos estudos, avanços científicos e tecnológicos, é fundamental que o profissional se atualize constantemente. Além disso, é importante que o estudante tenha interesse no campo das ciências biológicas. 

O curso tem duração de seis anos e mais dois anos de residência.  Ou seja, após a conclusão da graduação, é preciso trabalhar na área de especialização desejada para seguir carreira.  

Dentre as principais habilidades que o estudante deve ter para se dar bem no curso de medicina e no decorrer de sua carreira é ser prestativo, gostar de ajudar os outros, ter facilidade para trabalhar sob pressão e ser flexível. A carga horária dos médicos é bastante extensa e cansativa, principalmente por conta dos plantões em hospitais. 

Com isso, é importante que mesmo após o resultado do seu teste vocacional para medicina ter sido realizado, você tenha consciência dos enormes desafios que a profissão apresenta. Tanto em questão da ampla concorrência para o vestibular, como dos investimentos que são necessários ao longo do curso. 

A rotina é bastante cansativa, uma vez que o curso é oferecido no período integral durante toda a duração, o que dificulta a possibilidade de trabalhar durante a faculdade.  Todavia, é uma profissão muito bem reconhecida, tradicional e necessária para toda a sociedade! 

Por que fazer um teste vocacional para medicina? 

Durante o período dentro da faculdade, é importante refletir sobre qual especialidade você deseja seguir carreira. No entanto, essa decisão pode não ser uma tarefa tão simples. 

Por isso, fazer um teste vocacional direcionado para a sua área de atuação pode facilitar seu processo de decisão para entender qual área de atuação combina mais com o seu perfil e com a carreira que pretende progredir. 

Com isso, existem ferramentas de grandes universidades que podem ajudar o médico em processo de formação a decidir sua especialidade. Confira só: 


Principais habilidade e competências 

Como dito anteriormente, a área de medicina passa por constantes avanços científicos, novas vacinas, tratamentos e remédios são descobertos ao mesmo tempo que novas doenças também aparecem. 

Com isso, gostar de estudar é  indispensável, pois  o profissional deve participar ativamente de congressos, cursos e se atualizar de novos estudos acadêmicos que são realizados. 

Além disso, ter disponibilidade, equilíbrio emocional, curiosidade, atenção ao detalhe, franqueza e comunicação são habilidades valiosas tanto para o médico, como para garantir o bem estar e a saúde de seus pacientes. 


A carreira do profissional

Tanto no Brasil, como ao redor do mundo, a carreira médica é essencial, sendo assim muito promissora.  O salário de forma geral é elevado, podendo chegar a até R$ 6.000,00 durante o período de residência. Pode variar muito dependendo da especialização e o local onde o profissional trabalha. 

Existem diversas opções de áreas e locais de ocupação, como; hospitais, clínicas, consultórios, postos de saúde, entre outros.

Além disso, também é possível exercer atividades direcionadas a melhorias de políticas públicas, trabalhar na área acadêmica e concorrer a uma vaga em concursos públicos, que normalmente carecem de profissionais em diversas especializações. 

Então, se você já decidiu que quer seguir carreira em medicina, busque realizar o teste vocacional específico e pesquise mais sobre as áreas de atuação e especialidades.

You may also like

Deixe um comentário