O e-commerce é um modelo de negócio que, por definição, necessita do bom desempenho das plataformas que a ele servem na internet para, através de uma comunicação eficaz e da publicidade bem construída, vender bem e ter lucros.
É justamente por isso que, sendo empreendedor de primeira viagem, não se pode achar que o comércio eletrônico, sendo ele uma loja que vende artigos como bomba pressurizadora residencial ou eletrodomésticos, pode fazer sucesso de qualquer forma.
É necessário, antes de qualquer coisa, ter atenção a uma série de critérios que, caso não sejam levados em consideração, poderão inutilizar todo um projeto voltado para o mercado digital.
A verdade é que, independente do segmento de atuação, as vendas pela internet não param de crescer, sendo possível trazer qualquer nicho do mercado físico presencial para dentro das redes, podendo, assim, multiplicar o sucesso e os ganhos.
Porém, caso não haja planejamento e intencionalidade em cada ação, nenhuma das grandes práticas do marketing digital poderá surtir efeito nas vendas. E isso funciona até mesmo para as lojas de construção que vendem ponteira imantada parafusadeira.
Por essa razão e para que seja possível otimizar ao máximo o sucesso de um comércio eletrônico, este artigo terá como objetivo abordar este assunto da melhor maneira, fornecendo algumas sugestões práticas para aplicar o quanto antes.
Além do mais, se falará a respeito de como as vendas podem ser potencializadas tanto no curto como no médio prazo. Para finalizar, ainda será possível dar algumas dicas de como trabalhar na internet de forma realmente eficaz.
Índice do Conteúdo
Dicas para otimizar um comércio eletrônico
Abrir e manter a todo o vapor uma loja virtual é uma missão que possui inúmeros desafios. Lidar com as despesas é uma das grandes dores de cabeça de todo bom empreendedor.
Realizar cortes pode ser necessário, mas é preciso ser engenhoso para não comprometer o processo como um todo, ainda que se trate daquelas lojas que distribuem painel para TV quarto planejado, mesmo que se tenha migrado o negócio do presencial para o digital.
Ademais, o e-commerce vem crescendo bastante no Brasil. De acordo com um estudo da Ebit, do ano de 2020, as lojas virtuais tiveram a maior alta de número de vendas e faturamento dos últimos vinte anos, e ainda há projeção de crescimento para os próximos.
Isso tudo aponta para o fato de quão competitivo está o mercado atual, mostrando que para se destacar, é preciso apresentar aos consumidores o melhor custo benefício possível no momento do cliente efetuar a compra.
Desse modo, dentre as principais sugestões que poderiam ser feitas, é possível citar cinco dicas práticas de como otimizar um comércio eletrônico. São elas:
- Escolher uma plataforma apropriada;
- Fazer um planejamento financeiro;
- Potencializar os acordos com fornecedores;
- Fazer uma boa gestão de estoque;
- Apostar na fidelização dos clientes.
Antes de mais nada, só é possível diminuir os custos dentro de um e-commerce se for possível contar com uma boa plataforma de vendas digitais, ainda que seja para uma loja que vende lavanderia sob medida.
Essa plataforma precisa ser capaz de fornecer as ferramentas necessárias para possuir o controle financeiro e a gestão de todas as áreas que são mais estratégicas do comércio eletrônico.
Por esse motivo, antes de escolher em qual plataforma fazer a hospedagem da loja virtual, é imprescindível analisar bem e estudar os prós e contras de cada uma, sempre trazendo para a realidade concreta do próprio negócio.
É preciso sempre pensar em como isso tudo vai implicar no dia-a-dia da empresa. Pois, caso seja feita a escolha errada, isso pode ter grandes custos inegociáveis posteriormente.
Após fazer a escolha de uma plataforma que possa trazer boas ferramentas de suporte e de manutenção, é chegado o momento de planejar tudo, para conseguir enxergar todos os custos e criar estratégias e alternativas para diminuí-los, ou até mesmo cortá-los.
Assim, é crucial manter rigorosamente esse controle e fazer uma reunião ao fim de cada mês para fazer um levantamento de cada ciclo, para analisar o que pode ser cortado, ainda que se trate de uma empresa que fornece buffet de casamento para 200 pessoas.
É importante possuir um conhecimento claro de toda operação para fazer a aprovação de um corte, pois ele vai representar alguma coisa que precisará ser feita de outro modo. Por isso, nunca se deve cortar gastos indiscriminadamente.
É sempre bom fazer uma diversificação dos fornecedores, para possuir mais opções, ter mais segurança de conseguir os produtos de que se necessita, e poder negociar melhor os preços.
Cultivar boas relações com os fornecedores poderá ajudar a negociar melhores preços e condições, que podem representar vantagens para a empresa e os seus clientes.
A partir do momento que se consegue reduzir custos com os fornecedores, pode-se ampliar a margem de lucro, proporcionando a entrega dos mesmos produtos, sem que seja preciso aumentar o preço.
Ademais, uma das formas mais práticas de otimizar os custos de um comércio eletrônico é se atentar aos cuidados relacionados à gestão do estoque, seja de um restaurante para almoço de casamento ou de uma distribuidora de bebidas no varejo.
Possuir um estoque atualizado evita a perda de clientes que vão até o site da loja e solicitam um produto que já se esgotou, ou mesmo ainda não foi encomendado.
Como elevar as vendas no curto e no médio prazo
Diante do cenário do mercado dos dias de hoje, é possível afirmar que elementos como páginas com design profissional e recursos básicos de lojas online já são itens esperados pelos consumidores que nelas navegam.
Por tal razão, uma experiência personalizada de atendimento pode ser o grande diferencial que faltava para uma loja conquistar mais clientes, tanto no curto quanto no médio prazo.
Desse modo, é importante oferecer opções de atendimento digitais para tornar a experiência do cliente e sua jornada de compra muito mais agradável, de forma que ele possa optar, de fato, por aquela empresa em específico, em não uma outra do mercado.
Assim, o negócio poderá aproveitar o canal de atendimento preferido do cliente digital, que é o chat online, e que é tão importante para uma campanha de marketing digital quanto um busdoor criativo para as campanhas feitas nas ruas.
As redes sociais são uma grande plataforma para a geração de engajamento com o público-alvo, e podem fazer com que mais pessoas conheçam o negócio.
Além do mais, elas apresentam uma grande versatilidade na sua utilização, servindo desde ferramentas para difundir conteúdo até uma vitrine virtual da empresa.
Como trabalhar na internet de modo eficaz?
Por fim, ainda é possível fornecer algumas orientações fundamentais para aquelas pessoas que desejam fazer sucesso vendendo na internet. Para tanto, quatro dicas são úteis:
- Examinar as métricas do site;
- Fazer uso das estratégias de SEO;
- Personalizar a loja online;
- Apostar na otimização da experiência do usuário.
Aqueles que mexem com comércio eletrônico há mais tempo podem estar familiarizados com essa estratégia, mas não são todos que a dominam.
Tal como uma placa cimentícia 3D fachada, as coisas feitas na internet precisam de uma certa consistência para funcionar adequadamente, apesar de toda a velocidade que faz parecer que tudo é feito de qualquer modo.
Assim, o uso da tática de SEO, ou Search Engine Optimization, que é um conjunto de táticas usadas para otimizar o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca, é apenas um dos exemplos de abordagens fundamentais ao sucesso.
Além disso, a personalização é um elemento cada vez mais importante para as lojas virtuais, constituindo outro fator essencial para a otimização do comércio eletrônico.
No contexto das lojas virtuais, a personalização é utilizada para exibir ofertas e conteúdo relevante para cada um dos clientes.
A finalização da compra é a etapa em que todos desejam chegar e, por isso, deve ser muito bem estruturada.
Sendo assim, também é possível otimizar um negócio fazendo ajustes nessa etapa. Desse modo, se evitam frustrações e abandono de carrinho por parte dos possíveis clientes.
Considerações finais
Como foi visto, a tendência dos comércios eletrônicos está cada dia crescendo mais rápido, de maneira que não se pode mais esperar ter um lugar de destaque no mercado presencial, vendendo produtos físicos sem, de alguma forma, ter um nível de atuação no digital.
Por essa razão, este artigo trouxe algumas orientações práticas bastante úteis para aqueles que estão começando agora nesse ramo e desejam iniciar com o pé direito, evitando as principais dores de cabeça iniciais e obtendo o maior nível de lucro possível.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.