Novos modelos de página na web têm chamado a atenção de quem trabalha com marketing digital, que são os mini sites, os quais possuem uma série de benefícios para quem deseja divulgar, na internet, o conteúdo, com maior otimização e assertividade.
Com características similares aos sites comuns, essa ferramenta gera uma grande visibilidade às empresas no meio digital e agrega valor à experiência do usuário, além de trazer para o empreendimento maior quantidade de leads, que é o que eles almejam.
Podendo ser utilizado pelos mais diversos segmentos, como empresa de portaria virtual, por exemplo, os mini sites são extremamente funcionais e também muito mais ágeis que as páginas de web convencionais.
Índice do Conteúdo
O que é mini site?
Como o seu nome já é bastante claro, infere-se que um mini site é um site menor, cuja ideia é ter menos páginas, as quais possuem um gerenciamento mais descomplicado.
Este, por sua vez, tem como objetivo atingir um determinado público, convertendo-o em consumidor de algo.
Assim, quem deseja vender um determinado produto, como reforço estrutural em pilares, ou conquistar a assinatura de diversas pessoas em uma newsletter, ou, melhor ainda, aumentar o faturamento por meio do marketing de afiliados, pode fazer uso da ferramenta.
Dividido em quatro tipos, as principais características de um mini site são: de duas a três páginas, uso de práticas de SEO, velocidade e responsividade.
Apesar de ter objetivos diferentes dos sites comuns, aqueles velhos conhecidos, o mini site requer os mesmos cuidados e atenção para que ele tenha um bom funcionamento na web e conquiste o seu principal objetivo: visibilidade.
Esses cuidados de que eles necessitam vão desde boa hospedagem até segurança e usabilidade. O diferencial desse tipo de página está apenas no seu tamanho e também no uso da quantidade de recursos que são necessários para que ele funcione.
Quem optar pelo desenvolvimento de um mini site poderá escolher alguns tipos de páginas entre quatro destes, que são:
- Carta de vendas;
- Showcase de afiliados;
- Boletim informativo;
- Sobre o proprietário.
Cada tipo acima possui uma particularidade e uma forma diferente de atingir o público que o acessa.
- Carta de vendas
O primeiro modelo de mini site é aquele que possui uma única página e que, como o próprio nome já diz, tem o intuito de realizar a venda de algum produto, como serviço de acompanhante de idoso noturno ou um e-book de marketing digital, por exemplo.
Nessa página, terá informações convincentes sobre o produto, de forma que o potencial cliente seja persuadido a realizar a compra.
- Showcase de afiliados
Cada vez mais o marketing de afiliados tem crescido, tanto que, hoje, é um negócio rentável para quem o pratica, principalmente por meio de um mini site, que, neste caso, nada mais é que uma página com um catálogo de diversos produtos que podem ser comprados.
Esses produtos, que pertencem às mais variadas empresas, quando são vendidos, fornecem uma porcentagem para o dono do site que trabalhou na sua divulgação, o que pode gerar uma grande quantia.
Assim, um mini site voltado para serviços do nicho de gestão integrada de recursos humanos, por exemplo, gera faturamento sem precisar utilizar grandes recursos.
- Boletim informativo
Tendo como principal foco a criação de autoridade dentro do mercado em que atua, o profissional que tiver um mini site voltado para a postagem de boletim informativo simples irá criar conteúdos semanais sobre um determinado tema, dando dicas e informações.
Por meio desse tipo de ferramenta, o outro profissional também irá conquistar inscritos, seja na sua newsletter, seja em uma página específica, como uma rede social voltada para robô assistente virtual, por exemplo.
- Sobre o proprietário
O último tipo de mini site disponível é aquele que irá destacar o perfil do empreendedor ou da empresa por meio de relatos sobre a história, objetivos, conquistas, serviços e produtos oferecidos e muitos outros tópicos.
Utilizando o mini site sobre mim, o desenvolvedor poderá inserir links que encaminham o usuário para as páginas de interesse do empreendedor, como para outros mini site de carta de vendas ou de boletim informativo, tudo depende do objetivo final.
Desenvolver um mini site é um processo ágil, descomplicado e que pode ser feito sem a contratação de grandes empresas tecnológicas, desde que haja um estudo prévio sobre o que será desenvolvido e quais serão os conteúdos criados para alimentá-lo.
As vantagens de um mini site
Como dito anteriormente, é muito fácil criar e investir em um mini site, pois ele é uma ferramenta que exige poucos recursos, mas que, mesmo assim, promove grandes vantagens para quem o coloca em prática.
Porém, antes de sair procurando o que é preciso para criá-lo, é importante que o desenvolvedor saiba se realmente essa é a opção correta para atingir o seu objetivo final. Alguns pontos mostram que o mini site é a escolha certa são:
- Há o objetivo de rankear o site mais rápido;
- Intensificar o nome da marca no mercado de atuação;
- Para quem tem um pequeno conteúdo;
- Capturar leads para o empreendimento.
Esses são os principais motivos que levam empresas a investirem em um mini site, que dá aos usuários informações relevantes e objetivas sem precisar de longas páginas para destrinchar o assunto.
E é justamente por ter esse caráter de agilidade que o recurso tem um grande papel dentro do funil de vendas, mais especificamente dentro do funil de conversão, pois com suas informações claras, é mais fácil capturar os dados dos leads e transformá-los em clientes.
Dessa forma, empresas que pretendem vender qualquer material, como batedor sorvete, mentoria de negócios e muitos outros podem e devem investir nessa rica ferramenta. Além disso, os mini site ainda possuem outras vantagens, como:
- Não requer atualizações recorrentes;
- Prepara o caminho para o marketing digital;
- Estimula as vendas;
- É fácil de ser localizado na internet.
Tendo um grande poder no mundo digital, esse recurso tem sido cada vez mais procurado por empresas, especialmente aquelas que estão iniciando no mundo dos negócios, pois ele estimula um quesito fundamental dentro da internet: tráfego.
Ou seja, por ser mais fácil de ser rankeado dentro das plataformas de pesquisa, como o Google e Yahoo, por exemplo, o mini site consegue ter um maior número de acessos, que podem levar os usuários para outras páginas e mídias sociais do empreendimento.
Um exemplo disso é uma loja de chapa perfurada de alumínio que cria um mini site e, lá, não apenas oferece o produto, mas também disponibiliza um formulário para que quem está do outro lado da tela preencha com os seus dados.
Nesse caso, o mini site assumiu um papel diferente, mas que também pode ser colocado em prática por meio dele, que é a função de uma landing page, página de conversão que visa a captar dados dos usuários para convertê-los em clientes.
Como montar um mini site
Apesar de ser fácil, antes de montar um mini site é preciso estudar bem os elementos que fazem parte dele, de forma que o processo de desenvolvimento seja ágil e também assertivo. Assim, para montar um mini site é preciso:
- Pensar na estrutura
Para desenvolver uma boa estrutura é preciso pensar nas palavras-chave, no desenvolvimento das personas, criação de conteúdo para alimentar o mini site, criação do design da página e execução dos conceitos de SEO.
- Domínio
O domínio é uma parte essencial, pois ele irá facilitar que o mini site seja encontrado com maior simplicidade dentro da internet. Assim, escolher um bom nome para o domínio irá fazer uma grande diferença no tráfego da página.
- Hospedagem
Onde o site será hospedado também precisa de atenção, pois é a hospedagem que fará com que a página possa ser acessada sem problemas, de forma funcional e com um bom desempenho.
Um site que é bastante procurado e escolhido pelo público que desenvolve não apenas mini site, mas também grandes páginas, é o WordPress, que possui uma série de recursos que facilitam a hora de manusear a ferramenta criada, assim como a constituição de seu layout.
Para o mini site ser melhor consumido pelo público, é indicado que ele possua os seguintes recursos: menu de navegação, ícones que levam para as redes sociais, barra de pesquisa, contato, seção de depoimentos e comentários, e formulários.
Considerações finais
Criar um mini site é uma prática muito importante para quem deseja alavancar a presença do empreendimento no meio digital, conquistando mais clientes e também aumentando o faturamento dos produtos, como aluguel de geladeira expositora, por exemplo.
Sendo um recurso de fácil utilização, desenvolver essa página é agregar valor à experiência dos usuários com bons conteúdos e, também, melhorar o posicionamento da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.