Como você pode tornar sua empresa a mais inovadora do mundo? Isso é possível?
Sua empresa pode se tornar mais inovadora do que as que você mais admira?
Não importa quem você seja, em que setor se encontra, quaisquer que sejam os possíveis disruptores existentes, com as ações corretas você pode transformar sua empresa para se tornar a empresa mais inovadora do planeta.
Mas não será fácil e nem acontecerá da noite para o dia. É por isso que você deve parar imediatamente de usar as ofertas de inovação de “solução rápida” que você lê sobre ou está sendo vendido. Eles nunca funcionam.
Criar a empresa mais inovadora do mundo não é implementar programas de inovação.
Trata-se de mudanças culturais em larga escala que transformam toda a sua força de trabalho em um mecanismo de inovação.
Trata-se de uma organização inteira aprendendo a inovar, não apenas um punhado de pessoas sequestradas em um departamento de inovação ou agência externa.
Se você é uma empresa grande ou pequena. Se você faz parte da economia “nova” ou da “velha”.
Se você é um disruptor ou está sendo interrompido, há algumas coisas que você precisa fazer, e muitas coisas que você precisa parar de fazer, para criar a empresa mais inovadora do mundo.
Aqui estão os primeiros passos para começar e, embora todas essas etapas sejam necessárias, elas não são uma solução completa de inovação.
Índice do Conteúdo
1. Desenvolva sua abordagem de inovação
Tornar-se a empresa mais inovadora do mundo deve começar com a disposição de sua liderança de tomar as medidas certas (que geralmente envolvem grandes mudanças), pois a inovação é o efeito cumulativo de muitas decisões.
O primeiro passo é desenvolver sua própria abordagem, única para a inovação, melhor para você e para mais ninguém.
Apple, Amazon, Google, Microsoft, Toyota, consideradas por muitos como as empresas mais inovadoras do mundo em um determinado momento, cada uma fez o que queria.
Cada organização desenvolveu uma abordagem única que funcionou para eles e se adequa à sua cultura.
A abordagem da Amazon gira em torno da obsessão do cliente, trabalhando de trás para frente e alguns outros princípios bem documentados. A Apple é famosa por sua inovação através da abordagem de design.
A abordagem da Toyota historicamente tinha sido em torno da melhoria contínua do processo e do kaizen.
Essas abordagens funcionam para eles, elas podem não funcionar para você.
Muitas empresas tentam copiar o que a Apple, a Amazon ou o Google fazem. Não é provável que funcione.
Você precisa desenvolver a abordagem que funciona para sua empresa.
Se você não conseguir fazer isso, a inovação sempre será um tiro no escuro: pode acontecer, mas não é provável.
Você precisa deixar claro o que inovação significa para você, porque significa algo diferente para todos.
“Inovação é uma série de etapas que começam com a imaginação e a criatividade humanas e resultam na criação de algo de valor para a sociedade desfrutar”, Forbes.
Se você está criando algo novo que aprimora o valor social, está inovando.
Então, naturalmente, o primeiro passo para criar a empresa mais inovadora do mundo é um foco singular na criação de ofertas que criam valor e melhoram as experiências de seus clientes.
Para que a inovação prospere, você precisa esquecer as palavras de ordem em que vivemos, como monetização, tamanho de mercado endereçável, criação de fossos, sinergias com as principais ofertas ou outros termos semelhantes.
Em vez disso, faça a si mesmo estas perguntas fundamentais: você está realmente aprimorando o valor para um usuário? Você está criando algo que melhoraria sua vida ou a de seus entes queridos? Se sim, prossiga. Se não, retorne à prancheta.
Embora ganhar dinheiro com ideias seja importante, para que a inovação real ocorra, o foco deve estar na criação de valor para o cliente.
Você precisa acreditar que, se criar valor para a sociedade, ela encontrará uma maneira de recompensá-lo.
O cenário dos negócios está repleto de empresas sendo muito ricamente recompensadas, às vezes da maneira que menos exigem, pela criação de valor social.
3. Fazer da inovação o trabalho de todos
Você não pode criar a empresa mais inovadora do mundo, tornando a inovação o trabalho de poucas pessoas.
Infelizmente, é isso que acontece na maioria das empresas.
A empresa Fortune 500 média possui cerca de 50.000 funcionários.
Na maioria das empresas, não mais de um a três por cento dos funcionários acreditam que a inovação faz parte de seu trabalho.
Todo funcionário tem a capacidade de inovar, mas muitas vezes desperdiça a oportunidade, ou tem medo de fazê-lo, ou acredita que é o trabalho de outra pessoa.
A inovação tem que ser o trabalho de todos. Não pertence a uma única pessoa ou departamento.
Vem de toda parte. Vem de pessoas que lidam com clientes todos os dias e sabem como as coisas podem ser melhoradas. Vem de pessoas que constroem e vendem produtos, ou pessoas que simplesmente pensam em uma maneira incomum de fazer as coisas.
As empresas mais inovadoras do mundo extraem e buscam as melhores ideias de toda a organização. Se você não está fazendo isso, está fazendo um desserviço a si mesmo.
Existem tantas atividades envolvidas na obtenção de um ótimo produto novo para os clientes que todos têm a oportunidade de fazer algo inovador no processo.
Se você não estiver trabalhando em um produto, ainda poderá inovar em vendas, parcerias, marketing, distribuição, embalagem ou qualquer outra coisa.
A embalagem do iPhone (na caixa em que ele vem) é uma inovação patenteada. A caixa não é tratada simplesmente como algo que será aberto e descartado.
É a primeira interação que um cliente tem com o produto. Para a Apple, a caixa é uma parte importante da experiência que define o tom de como o cliente percebe o produto.
Quando é a última vez que você pensa no grupo de embalagens de uma empresa como um impulsionador da inovação? Isso só acontece dentro de uma cultura em que a inovação faz parte do que todos fazem.
4. Entenda que você não pode terceirizar a inovação
Quase todos os consultores de inovação venderão sua solução para a inovação. Poderia se engajar em sprints de inovação, trazendo pensamento de design ou técnicas.
Pode ser a construção de um centro de inovação interno ou externo, a implantação de uma plataforma de software ou a aquisição de startups promissoras.
A verdade simples é que, se houvesse uma solução única que funcionasse, todos já a estaríamos usando.
Pense nas empresas mais inovadoras do mundo: quais dessas técnicas você associa ao sucesso delas? Nenhum.
Toda empresa que você admira criou um ambiente em que a inovação prospera e acontece o tempo todo.
Nunca é conduzido por software ou consultores ou pela implantação de métodos populares. É sempre impulsionado por uma cultura que faz da inovação parte do cotidiano de uma empresa.
Para tornar sua empresa a mais inovadora do mundo, esqueça as técnicas pontuais.
Concentre-se na construção de uma abordagem em que cada funcionário tenha o poder de contribuir com ideias e melhorar as coisas sempre que puder.
A inovação acontece quando milhares de pessoas fazem pequenas ou grandes melhorias e trazem novas ideias.
Isso nunca acontece quando você tenta implementar um programa para aproveitá-lo.
Conclusão
As poucas coisas que destaquei neste artigo são etapas iniciais. Para criar a empresa mais inovadora do mundo, há muito mais coisas que você precisará fazer.
O principal a lembrar é que a inovação deve ser algo que você faz internamente e aprende a fazer bem. Apenas algumas empresas lançaram consistentemente inovações que mudam o mundo.
Cada um deles construiu o ambiente certo que permite a inovação prosperar. Esse deve ser seu único foco se você quiser se tornar a empresa mais inovadora do mundo.