A imobiliária digital é um tipo de negócio que tem foco em oferecer serviços ligados à área de imóveis de modo totalmente virtual.
Isto é, mesmo que se tenha um escritório físico, essa imobiliária digital vai funcionar e operar online, ou seja, todas as reuniões e vendas são feitas on-line.
Sabe-se que hoje isso é muito comum. Até uma empresa que vende estrutura metálica para garagem residencial, por exemplo, pode trabalhar de modo totalmente digital sem que seja necessário fazer atendimentos físicos. A empresa recebe o pedido e entrega.
Há inúmeros benefícios em um modelo de negócio como esse, como o fato de que ele é muito mais enxuto, os gastos são menores, a quantidade de funcionários é menor.
E, de fato, essa evolução tecnológica trouxe para as empresas opções de funcionar sem gastar muito.
O cliente pode simplesmente ir ao site de um negócio que trabalha com sala planejada para apartamento pequeno, por exemplo, fazer todo o pedido, e a empresa já pode começar os trabalhos de modo rápido, o que evita burocracias e atrasos desnecessários.
E, de acordo com a Revista Exame, 83% dos empresários gostam de fechar negócios com empresas de suporte digital. Nesse sentido, o ramo de imóveis também está mudando e se adaptando ao mundo digital pelas chamadas imobiliárias digitais.
A tendência da transformação digital é um lugar sem volta e todas as áreas econômicas estão passando por grandes mudanças. E nesses setores, é impossível que se olhe para algum empreendimento que deixe de fora o uso dessas tecnologias que tem ajudado tanto.
Quem monitora as tendências do ramo de imóveis, com toda certeza já ouviu falar na imobiliária digital, visto que esse novo modelo tem a capacidade de otimizar todos os serviços que uma imobiliária comum pode prestar atuando de forma física.
O maior foco é desburocratizar o processo de compra e venda de imóveis, deixando tudo mais prático e rápido tanto para as imobiliárias quanto para todos os clientes. É por isso que surgiram os e-commerces que vendem tinta para demarcação de estacionamento.
A organização, produtividade e flexibilidade são só algumas das grandes vantagens que esse modelo de gestão, que tem como impulsão os avanços tecnológicos para melhorar a experiência dos usuários, ou seja, deixar o cliente mais satisfeito com a empresa.
O objetivo do presente artigo é mostrar a definição desse modelo de negócios e como os empresários podem usá-lo. Para isso, serão mostrados diversos pontos essenciais do processo de uma imobiliária digital, vantagens e diversos outros pontos importantes.
Caso uma empresa que trabalha com tratamento de piso porcelanato deseja entender tudo, para talvez aplicar em sua empresa, esse é o melhor artigo.
Índice do Conteúdo
Imobiliário digital: o que é?
A imobiliária digital é um formato de negócio guiado para a digitalização de todos os processos, que passam a ser feitos por meio de plataformas digitais.
São elementos como a automatização da parte burocrática e a utilização da inteligência de dados para melhorar a gestão e a experiência do cliente. Essas são partes importantes desse modelo de negócio.
Ao concorrer contra a burocracia e ter processos mais ágeis e exatos via site e aplicativos, as imobiliárias digitais simplificam a vida de quem quer comprar, alugar ou vender algum imóvel.
Esse modelo de serviço se encaixa de modo perfeito às demandas das gerações mais recentes, que estão acostumadas com os benefícios que a tecnologia proporciona a eles.
Como funciona uma imobiliária digital?
Para não estar na contramão das necessidades do mercado, as imobiliárias do modelo antigo devem reformular uma grande parte de seus fluxos de trabalho.
A prioridade tem que ser a experiência do cliente, que agora está sempre com um celular no bolso ou um computador à sua frente. Usar sites com foco em anúncios de imóveis é a primeira medida tomada por negócios que querem se tornar uma imobiliária digital.
Fazer o cadastramento de imóveis e adicionar fotos deles com uma descrição de seus aspectos já é algo que faz parte da rotina das imobiliárias, mas isso não é o suficiente.
Para, de fato, se destacar em meio aos concorrentes, a imobiliária também necessita ser digital na gestão dos documentos. E o contrato digital é um exemplo de funcionalidade que reduz de modo considerável o tempo exigido para as transações burocráticas.
Esse formato de documento tem validade legal e é muito simples de usar. Essas são algumas das formas de como funciona uma imobiliária digital.
O que é preciso para uma imobiliária ser digital?
O que as imobiliárias digitais oferecem não é muito diferente de uma imobiliária clássica. Entre todos os serviços fornecidos estão:
- Agendamento de visitas;
- Negociação e propostas entre compradores e os proprietários;
- Fazer as vistorias;
- Apresentação de contratos e geração de boletos;
- Site ou aplicativo que cataloga e permite visualizar imóveis disponíveis.
Esse processo digital é o modo de funcionamento do negócio. É necessário ter um site intuitivo e realizar ótimas práticas para ser mostrado entre os primeiros colocados nos resultados dos mecanismos de buscas.
Também é preciso se atentar à qualidade das imagens dos imóveis e até aos tours virtuais, visto que o cliente vai olhar uma por uma sem falar com o corretor.
Por isso, é essencial que uma empresa que vende protetor de pia inox 1 20 mostre boas fotos no site de vendas.
A imobiliária digital também possibilita que o próprio cliente realize a sua curadoria. Se ele aprovar o imóvel, vai entrar em contato com o agente imobiliário, que o monitora em todo o decorrer da visita.
Vantagens de uma imobiliária digital
No decorrer do artigo, é perceptível o fato de que ter uma imobiliária digital é vantajoso. O digital em si é vantajoso, ainda mais para um negócio de uma fabricante de guarda corpo, por exemplo. E por isso, foram elencadas 4 vantagens das imobiliárias digitais:
1. Simples automatização e inteligência de dados
Um dos maiores benefícios da imobiliária digital é a chamada automatização e a inteligência de dados. Com uma plataforma que controla os recursos, os acessos e os dados fica mais fácil ter um perfil do consumidor, entrar em contato com ele e otimizar o espaço digital.
Além disso, a plataforma virtual da imobiliária digital permite o trabalho com a realidade virtual, assim como a otimização dos processos internos dos próprios colaboradores, facilitando todas as fases e a burocracia, deixando documentos e protocolos prontos.
As imobiliárias digitais são uma facilitadora das maneiras de engajamento e gestão. Além da individualização para o cliente e a facilidade do acesso, os dados e a inteligência artificial permitem uma catalogação mais dinâmica de todos os imóveis.
2. Incrementa ao relacionamento com o cliente
A imobiliária digital possibilita trabalhar de modo veloz e estratégico com o consumidor, gerando ótimas experiências.
Isso se torna mais simples pela plataforma online, pois, a partir da própria curadoria e dos dados oferecidos pelo cliente, o agente imobiliário pode individualizar o serviço, tendo recursos para fazer captações e fechamentos de vendas e também aluguéis.
3. Permite o gerenciamento eficaz de contratos
A possibilidade de assinar contratos de forma eletrônica aperfeiçoa o gerenciamento e as estratégias das imobiliárias. O locatário pode enviar documentos de modo virtual, e o contrato pode ser programado de forma rápida.
Com uma assinatura eletrônica, o contrato é fechado no conforto da casa do agente imobiliário e do cliente, dando a garantia da satisfação do cliente com a imobiliária digital e tornando os processos mais rápidos.
4. Reduz o tempo de trabalho
Controlar os processos e contratos de venda e de aluguel de imóveis de forma eletrônica faz o trabalho de uma imobiliária digital ser mais rápido e eficiente.
Em vez de fazer atividades burocráticas ou ir a cartórios para assinar termos e contratos, as partes podem realizar tudo por assinatura eletrônica.
Além disso, por meio de um sistema de armazenamento de dados, é possível encontrar com facilidade os dados dos clientes, o catálogo da imobiliária e os próprios recursos de forma mais ágil, tornando o atendimento da imobiliária digital ainda mais eficaz.
Considerações finais
A imobiliária digital fornece uma forma mais rápida e simples de lidar com as burocracias. Ao permitir visitar imóveis, assinar contratos e fazer pagamentos de modo eletrônico, o negócio está investindo na rapidez e no conforto para os clientes.
Por isso, uma empresa que trabalha com tratamento de piso de concreto deve investir para que se torne mais digital e possa ter em mãos essas vantagens que uma imobiliária digital tem.
E outro investimento da imobiliária digital para o futuro do setor é investir na autonomia do público mais jovem. O cliente mais jovem, adepto às lojas virtuais, costuma fazer as suas transações, realizar compras e controlar a sua vida por plataformas digitais.
Com uma imobiliária digital, tudo pode ser solucionado pelo próprio smartphone desde o agendamento de visitas até a realização do negócio. Isso atrai mais um tipo diferente de cliente, o jovem adulto, que procura a praticidade e a inovação.
Sendo assim, é perceptível o quão importante é esse avanço da tecnologia para uma empresa que trabalha com a venda de fachada em ACM com LED e, muito mais, para as atuais imobiliárias digitais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.