Ideias para colocar em prática e conseguir renda mesmo na crise

Por João
0 Comente
Ideias para colocar em prática e conseguir renda mesmo na crise

Em tempos de crise econômica e na saúde, como a que estamos vivendo atualmente, muitas pessoas vêem seus negócios serem afetados e precisam buscar maneiras de se reinventar em um cenário nem tão positivo e com poucas oportunidades. 

Assim, para superar a qualidade de vida abalada, é fundamental fazer uma avaliação antes de tomar qualquer decisão, tanto na vida pessoal quanto na profissional e buscar pelas melhores oportunidades, além de ser criativo para conseguir aquela renda extra que tanto necessita. 

Desse modo, se basear apenas em referências que deram certo para outros negócios não é o caminho mais adequado a se seguir. É necessário alinhar as tendências de mercado, elaborar ideias criativas e pensar em qual setor você pretende investir, para aí sim conquistar uma posição de destaque e não ter os planos frustrados.

Além das estratégias aplicadas e do ramo de negócio escolhido, é fundamental que haja empenho e foco para que o seu investimento apresente resultados positivos. Aprenda a lidar com as adversidades e desenvolva habilidades que contribuam para identificar os problemas e tenha em mente estratégias para encontrar as melhores soluções. 

Vamos conferir, na prática, quais os tipos de negócios mais rentáveis – online e offline – em tempos de crise? É só continuar lendo e aplicando essas dicas em seu cotidiano.

Leia também: O que é empreendedorismo e qual sua importância

Alimentos

Mesmo em cenários de crise, a alimentação continua sendo um fator essencial na vida dos seres humanos. Em crises que requerem isolamento social, como no caso atual, mesmo de portas fechadas, restaurantes e lanchonetes estão operando a todo vapor através de serviços de delivery e de vendas e-commerce.

Ofereça um serviço diferenciado, mesclando bom atendimento e preço justo no mercado. Restaurantes, lanchonetes, padarias, docerias ou representação comercial de alimentos, todas essas opções podem trazer uma boa renda extra, basta ter uma boa estratégia e planejar com cuidado a abertura desse negócio. 

Saiba quem é o público que você pretende atingir e invista em práticas que garantam mais do que a atração, mas a fidelização deles. Desse modo, você terá consumidores fiéis e ainda vai conseguir propaganda boca a boca, aumentando ainda mais o faturamento do seu novo negócio.

Freelancer 

Ótima opção em tempos de crise, o profissional freelancer pode trabalhar diretamente de casa e ainda recebe pelo trabalho realizado sem estabelecer uma relação de trabalho com a empresa contratante. 

Alguns sites como Workana, 99Freelas e Upwork, contam com uma variedade de vagas que vão de Redator a Programador, Desenvolvedor de apps, Analista de SEO, Web design, Analista de redes sociais e até Tradutor. 

Atuar como freelancer proporciona flexibilidade, já que você escolhe qual horário quer trabalhar; conforto, pois estará em casa – só não vale trabalhar de pijama, hein? Liberdade para escolher qual projeto se dedicar e mais experiência para o currículo. 

Vestuário 

Assim como o setor de alimentos, as pessoas não deixam de consumir roupas e acessórios, mesmo em meio a crises. Desse modo, abrir um comércio de vestuário, é uma excelente opção para conseguir uma renda extra.

Para começar, faça uma análise das tendências atuais e como esse mercado sofre influências, além da alta rotatividade de peças. 

Estude o mercado da moda para fazer os investimentos corretos e busque fazer parcerias – fornecedores, produtores, vendedores – isso reduz os gastos e a qualidade do fornecimento é preservada, permitindo maior margem de lucro. 

Para alcançar uma gama ainda maior de clientes, é essencial criar uma loja virtual. Expor seus produtos em um site ou até mesmo em uma rede social oferece mais credibilidade para o seu trabalho e permite que os clientes entrem em contato diretamente com você. 

Professor virtual 

Você possui graduação ou domina algum assunto? Atuar como professor virtual é uma ótima maneira de exercitar suas habilidades, compartilhar conhecimento, e claro, ganhar dinheiro. 

Plataformas como Professor de Plantão e Ensine Online permitem que você dê aula de matérias como Biologia, Matemática ou Português, para alunos de qualquer lugar. Também muito procurado, o ensino de idiomas com certeza pode ser uma alternativa. 

Reparação 

Quando um eletrônico, eletrodoméstico ou automóvel apresenta defeito, muitas pessoas preferem contratar serviços de manutenção do que comprar outro produto. 

Muito grande e dividido, esse mercado oferece reparação e manutenção de veículos, manutenção de eletrodomésticos e manutenção de computadores e smartphones. 

A necessidade crescente de manutenção pelos clientes exige um atendimento com maior qualidade e garantias, o que agrega ao seu negócio uma imagem positiva. 

Aluguel e hospedagem

Cada vez mais utilizado por viajantes de vários países, o AirBnb é uma plataforma que conecta quem oferece serviços de hospedagem com quem irá viajar e procura um lugar para ficar por um preço mais acessível. 

A única exigência da plataforma é que você ofereça pelo menos um sofá ou um cantinho para alugar. Você decidirá se deseja alugar um quarto ou outros cômodos da casa. 

Todo o pagamento é realizado por meio do AirBnb, o que gera maior conforto e segurança. Além de mais praticidade para quem deseja iniciar nesse negócio.

Programa de Afiliados

Se você tem uma grande audiência nas redes sociais, bons programas de afiliados podem ser uma alternativa para ganhar aquela graninha. Essa forma de ganhar dinheiro já é tão popular que até grandes sites como Submarino e Americanas possuem o serviço. 

É tudo muito simples: 

  1. Você se cadastra no programa de afiliados e recebe o link de afiliado
  2. Você pode enviar esse link para a sua lista e-mails ou colocar nas redes sociais 
  3. O usuário clica no link e é levado ao produto no site que te forneceu o link
  4. O usuário finaliza a compra
  5. Você recebe sua comissão 

Ou seja, você faz a indicação de um produto e ganha por ele. Viu só como é fácil?!

Estética

Definitivamente este é um setor que sempre está em alta e oferece uma variedade de opções de atuação. Não só as mulheres, mas o público masculino cada vez mais faz uso de produtos e serviços na área estética. 

Além dos artigos de luxo, as atividades ligadas à higiene pessoal estão em alta. Podemos destacar cabeleireiros, comércio de cosméticos, comércio de produtos de perfumaria e higiene. 

Marcas muito conhecidas como Avon, Natura e Racco, disponibilizam serviços de revenda, que são boas indicações para quem está começando nesse mercado. 

Serviços especializados 

Serviços personalizados possuem um corpo de clientes mais restritos, que ao mesmo tempo, estão dispostos a pagar valores mais altos. 

Mesmo em cenários de crise, algumas atividades são necessárias e nesse caso, o conhecimento é insubstituível. 

  • Serviços advocatícios; 
  • Serviços de engenharia;
  • Serviços de comunicação; 
  • Serviços de gestão empresarial; 
  • Serviços de contabilidade;
  • Serviços domésticos.

É possível notar que são serviços que requerem conhecimentos específicos, o que faz com que dificilmente as pessoas abram mão desses atendimentos, e podem ser realizados online ou presencialmente. 

Entre tantas alternativas para sair da crise e ganhar dinheiro, é válido lembrar da importância de alinhar seus objetivos com as oportunidades do mercado, garantindo o reconhecimento dos clientes, o crescimento da sua marca, e claro, sua realização profissional. 

Sugestões

Deixe um comentário