Estar disponível no ambiente online é um dos grandes imperativos que circulam no mercado. Seja qual for a perspectiva adotada, saber avançar em algumas utilizações pode encaminhar uma empresa à maturidade digital.
Há uma grande relevância em manter uma postura responsável dentro desse ambiente, uma vez que, via de regra, é ali que o público está.
Esses aspectos podem ser realizados a partir de uma série de ferramentas que, por vezes, acabam sendo desconhecidas do grande público.
Porém, quando se trata de uma gestão empresarial, é importante que suas definições estejam sempre atualizadas.
Isso significa dizer que um dos pontos que podem garantir uma boa atuação quanto às ferramentas digitais está relacionado à capacidade de entender a essência de cada uma dessas dinâmicas.
Só assim uma empresa especializada na fabricação de máquina de bordar semi industrial conseguirá obter um bom desempenho de vendas.
Também existe mais uma máxima que acaba rondando o mercado, que é se uma empresa não adota alguma inovação, certamente, sua concorrente vai.
Por essa razão, é preciso saber das potencialidades que cada uma dessas implementações podem trazer para uma marca.
Na verdade, essas perspectivas existem para ajudar as gestões empresariais a terem uma postura melhor no mercado.
Contudo, por conta de sua capacidade, muitas empresas acabam adotando e isso, em grande medida, acaba se tornando uma ameaça.
Portanto, nesse caso adotar representa uma ação assertiva no mercado e não utilizar pode ser um risco muito grande.
Uma empresa de táxi para cachorro pode julgar que sua relação via telefone com seus clientes seja salutar.
Entretanto, na medida que seu mercado for diminuindo, é preciso recorrer, de forma emergencial, a alguma estratégia digital.
Isso pode acontecer por conta das pesquisas referentes ao serviço em algum mecanismo de busca.
Se a empresa em questão não estiver disponível, não há possibilidade dela ser considerada pelos clientes.
Por essa razão, manter uma prática que leva em consideração, por exemplo, a adoção do marketing digital pode ajudar a empresa a obter alguns benefícios. Alguns deles são:
- Visibilidade;
- Controle comunicacional;
- Política de dados;
- Aumento das vendas.
Existe uma infinidade de possibilidades que o ambiente digital trouxe para a manutenção de boas práticas empresariais.
O marketing digital, nesse sentido, é apenas uma das diversas expressões estratégicas que se pode adotar.
Contudo, é importante ter em mente algumas de suas realizações para exemplificar as potencialidades nessas novas dinâmicas.
O primeiro ponto tem a ver com a visibilidade que se pode ter, uma vez que é esse um dos sentimentos mais importantes do marketing.
Dentro de uma lógica online, isso acaba se potencializando para um aspecto ainda mais qualitativo, uma vez que o impacto acaba sendo apenas no público-alvo.
Esse ponto representa uma ruptura, inclusive, com os meios tradicionais de mídia que tem um valor mais abrangente.
Ou seja, uma empresa que confecciona kit lanche café da manhã que poderia adotar uma prática de anúncio tradicional, agora, pode ser estabelecida através de uma postura mais direcionada.
Isso, por sua vez, acaba reverberando em uma orientação comunicacional muito mais sólida, uma vez que há a possibilidade de manter um controle de tudo.
Se houver uma identificação de uma performance melhor referente a uma palavra-chave, é possível avançar para o seu aprofundamento.
Nesse caso, o marketing digital acaba sendo muito mais dinâmico, manifestando-se como uma forma viva da atuação empresarial.
Um dos fatores que, essencialmente, proporcionam esse tipo de postura é, justamente, as políticas de dados.
Tudo que é executado dentro dessa dinâmica tem por excelência a capacidade de gerar dados para orientar novas ações.
Diante disso, um nutricionista casa de repouso conseguirá desempenhar um grande papel dentro de seu segmento.
Por fim, tudo isso tem uma grande capacidade de estabelecer um dos fatores mais importantes para qualquer relação comercial, que é o aumento de vendas.
Isso é fundamental, uma vez que essa é a razão de ser de qualquer empresa que esteja buscando interagir dentro de um segmento.
Índice do Conteúdo
O que é maturidade digital?
Diante dos exemplos acima, torna-se muito claro o porquê das tecnologias digitais serem imperativas para o meio empresarial.
No entanto, não basta apenas que elas sejam implementadas dentro dos setores de uma empresa. Afinal de contas, há uma série de complexidades que acabam fundamentando esse tipo de relação mercadológica.
Sendo assim, há uma série de etapas que a empresa vai passar para se adaptar a essas novas lógicas.
Por exemplo, uma clínica que faz aplicação de medicação domiciliar e adotou a videochamada como uma ferramenta de acompanhamento pode enfrentar alguns processos de adaptação.
Primeiro tem a ver com os clientes e, depois, com a própria dinâmica da empresa dentro dessa lógica.
A maturidade digital, nesse sentido, acaba sendo uma espécie de integração natural das ferramentas dentro daquela lógica. Ela parte do princípio que sempre haverá um período de implementação e, portanto, de aprendizado quanto a elas.
Isso, inclusive, tem seu paralelo na vida das pessoas. Todo mundo que estava presente no momento de transição do analógico para o digital passou por isso.
Vale lembrar a respeito da modificação dos sinais televisivos para essa lógica: houve um período de adaptação onde os dois sinais estavam disponíveis.
Contudo, ao atingir a maturidade desse tipo de perspectiva, a parte analógica foi descontinuada pelas empresas.
Uma empresa que está há muito tempo no mercado de revestimento fibra de vidro, por exemplo, pode enfrentar um processo parecido com esse. Essa mudança de paradigma pode ser, muitas vezes, um grande desafio que as marcas precisam enfrentar.
Estágios da maturidade
É possível, nesse sentido, obter uma compreensão ainda maior a respeito da maturidade digital quando se entende quais são os seus estágios.
Afinal, saber como enfrentá-los pode ser, também, uma forma de se estabelecer bons vínculos com o mercado.
Nascente
A etapa nascente da maturidade digital diz respeito ao uso de plataformas parceiras para efetuar algumas estratégias e políticas de dados.
Nesse caso, a empresa ainda não está habituada às dinâmicas mais fundamentais desse tipo de implementação e, portanto, acaba interagindo de uma forma indireta.
Emergente
Esse é o momento que a empresa ainda utiliza majoritariamente dados de terceiros, mas já tem a capacidade de interagir de forma mais apurada com eles.
Diante disso, ela já consegue estruturar algumas ações mais complexas partindo desses pontos de avaliação estratégica.
Uma loja que vende botijão de gás p5 pode, em grande medida, começar a agir por conta própria a partir dessa etapa.
Conectado
O estágio “conectado” tem como ponto referencial o fato dos setores empresariais já estarem integrados a uma política de dados sólida.
Normalmente, esse é o momento em que elas já possuem equipes especializadas no levantamento e análise desses recursos.
Multimomento
O estágio multimomento é, em grande medida, o alvo principal de todas as empresas que trabalham com dados, mas nem sempre é fácil chegar nesse ponto.
Esse estágio corresponde à capacidade que as empresas têm de adotar uma estratégia omnichannel, ou seja, baseada em diversos canais.
Via de regra, essas empresas possuem uma característica de autossuficiência em sua produção digital.
3 passos para elevar a maturidade
Para garantir uma efetivação bem estruturada desse tipo de perspectivas, alguns passos precisam ser dados rumo a sua realização.
Unidade de ação
Quando se fala em adoção estratégica das tecnologias, um dos pontos que é preciso ressaltar é a importância da unidade de ação.
Isso significa dizer que há uma necessidade de haver uma integração por parte de toda a empresa dentro dessa perspectiva.
Afinal de contas, se houver uma noção de avanço, é preciso que todos aqueles entes compartilhem dessa ideia.
Aprendizado
A dinamicidade do mundo digital acaba trazendo alguns imperativos que não há como desviar, um deles é a necessidade de aprendizado.
Isso vai desde a compreensão das novidades referentes ao que se pretende fazer em um mercado até, em outra instância, o treinamento das equipes responsáveis.
Seja como for, é preciso que essa seja uma perspectiva fundamental para qualquer ambiente empresarial.
No caso de uma construtora que faz recuperação de fachadas com pastilhas, isso se realiza da mesma forma através de algumas ações específicas referentes ao seu segmento.
Estruturação
Logicamente, toda estratégia precisa de uma estruturação. Porém, nesse caso, há algumas especificidades.
A primeira delas é a garantia de uma dinamicidade e de flexibilidades quanto às ferramentas adotadas e as suas possibilidades.
É preciso que tudo isso tenha um caráter escalável, ou seja, que tenha a capacidade de se aprofundar cada vez mais.
Considerações finais
Os avanços das tecnologias digitais trouxeram uma série de constatações para as gestões empresariais, uma de suas mais importantes é, justamente, que é preciso se adaptar.
No entanto, não basta apenas adotar as novidades do mercado para se inserir em uma lógica madura nesse ambiente. Na verdade, a busca pela maturidade digital exige que algumas etapas sejam respeitadas e alguns passos de implementação sejam efetuados.
A partir disso, é possível haver uma mobilidade dentro desses estágios por parte das marcas que desejam implementar esses recursos de forma eficiente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.