Hoje falar em marketing digital parece ser trivial e quase que essencial para qualquer empresa que deseja crescer e se manter sustentável no seu mercado, isso representa uma grande mudança já que por muito tempo o planejamento digital era tratado como um luxo.
No início da presença das empresas dentro do universo digital nas suas mais diversas possibilidades, essa era uma opção destinada apenas para as organizações que estavam à frente do mercado e tinham verbas para investir muito dinheiro nesse recurso.
Mesmo com esse início mais coordenado pelas grandes organizações, o marketing digital chegou com a missão de popularizar o acesso das empresas ao marketing de forma mais eficiente com um investimento inicial mais valorizado.
Isso vai além de uma escola de música especializada em curso básico de teclado ter em mãos uma ferramenta capaz de aumentar o seu reconhecimento de mercado e alcançar mais compradores e alunos em potencial, mas dar oportunidade de expansão.
Quando um empreendedor de qualquer tamanho tem acesso a um recurso de marketing digital essa empresa ganha em qualidade de vida, ao investir um valor e obter um resultado muito mais volumoso, cria-se então um potencial em escala para o crescimento exponencial.
Para que a empresa possa se aproveitar de todos esses benefícios é muito importante que ela tenha o controle da sua ação no ambiente digital. Visto que, por mais que seja acessível, pode ser muito custoso quando se toma decisões erradas ou ineficientes.
Tanta potencialidade agregada ao mundo do marketing digital faz com que, hoje em dia, praticamente todas as empresas estruturem suas estratégias para fortalecerem sua presença digital e essa conjuntura cria uma concorrência muito grande.
Sendo assim as empresas que desejam investir no ambiente digital devem fazer esse investimento de forma estratégica e planejada, apenas com essa organização é possível garantir resultados consistentes e satisfatórios.
Índice do Conteúdo
O que é planejamento digital
No atual cenário do marketing digital é praticamente impossível e razoavelmente inviável garantir resultados satisfatórios sem um planejamento de marketing digital mais assertivo e estratégico e isso se dá por uma série de fatores.
Imaginando que uma empresa de design de interiores especializada em envelopamento de parede 3D decida dar seus primeiros passos nas estratégias de marketing digital visando conquistar mais clientes no mercado e mostrar seu trabalho, a realidade pode ser difícil.
Um dos recursos mais importantes que as empresas podem usar para garantir a efetividade das suas ações é a criação de um planejamento de marketing digital. Em linhas gerais esse documento reúne as diretrizes que devem ser tomadas ao longo de toda uma campanha.
A campanha de marketing precisa ter um tempo de duração, mesmo que seja uma presença estruturada na empresa de portão alumínio branco, é importante definir um prazo. E as ações realizadas nesse intervalo passam por uma reavaliação constante de cada etapa.
Além disso, é nesse documento que a empresa vai deixar registrado os seus objetivos, o conjunto de ações agregadas a estratégia de marketing digital, sua persona e todos os outros detalhes necessários para o planejamento de uma presença digital.
Mesmo com esse documento pronto, é importante compreender que uma campanha de marketing digital depende de um processo, ou seja, exige um trabalho cotidiano de monitoramento, implementação e avaliação dos resultados da estratégia.
Dentro do marketing digital, seu planejamento, suas ações e estratégias incluem uma série de siglas, em grande parte vindas da língua inglesa, que definem conceitos e processos, uma das mais importantes é o ROI, ou seja, retorno do investimento.
Para entender um planejamento de marketing digital e seu impacto real no cotidiano e no faturamento da empresa é preciso avaliar o ROI, quanto mais alto for o seu valor, mais eficiente é a estratégia que está sendo abordada.
Por que é importante planejar a sua presença digital
Depois de entender um pouco melhor sobre como o atual cenário de marketing digital se consolidou e como passou a ser o mais eficiente para boa parte das empresas, se faz importante entender os seus benefícios.
Um empreendedor que está montando uma empresa como um hotel cachorro, e está dando com isso os seus primeiros passos no marketing digital, pode até cair na ilusão de que o marketing digital pode ser feito sem planejamento, fazendo as ações no dia a dia.
O que acontece, na realidade, é que o marketing digital é um mecanismo extremamente dinâmico e acelerado, fazendo ser quase impossível acompanhar em tempo real as demandas essenciais que essa ferramenta proporciona.
Por mais que esse tipo de investimento se destaque pela acessibilidade às pequenas empresas e a investimentos mais baratos, colocar recursos sem planejamento pode ser muito custoso e com pouquíssima eficiência.
Existem uma imensidão de ferramentas e estratégias que podem ser adotadas por uma empresa que produz saco transparente para cesta basica para chegar até o seu consumidor em potencial a partir do marketing digital.
Contudo, para essas opções realmente gerarem resultados elas precisam estar conectadas em uma estratégia que ligue cada um dos passos da jornada de compra e alcance o maior número possível de usuários dos meios digitais.
Além de uma atuação sem planejamento consumir verba que poderia ser investida de forma estratégica e resultar em uma presença insatisfatória nos meios digitais, a falta de planejamento pode fazer com que a empresa fique atrás de concorrentes do mesmo ramo.
Atualmente, muitas empresas conseguem bons resultados, por exemplo, apenas investindo em estratégias de marketing nas redes sociais.
Mas apesar de ser um modelo estratégico muito focado em uma única frente de atuação, ela também depende de muito planejamento e conhecimento da plataforma escolhida para ser trabalhada.
Como planejar a presença digital
Para entender o marketing digital como uma ferramenta essencial para que qualquer empresa se desenvolva no dia a dia de trabalho, desde uma creche com berçário particular até empresas de tecnologia, é preciso entender como ter essa presença.
É possível definir alguns passos essenciais para que essa aplicação da presença digital em uma empresa seja bem definida, entre esses passo é possível delimitar:
- Definir os objetivos iniciais do projeto;
- Definir uma persona bem desenvolvida;
- Planejar a jornada do seu cliente;
- Analisar fraquezas e vantagens da sua empresa;
- Analisar as empresas concorrentes;
- Monitorar o desempenho da empresa;
- Monitorar as tendências de mercado.
Mesmo que se tenha essa lista de passo a passo, é importante reafirmar que o marketing digital demanda um planejamento estratégico e isso não pode ser obtido a partir de uma receita completa de como fazer uma campanha de marketing digital.
Isso acontece porque uma empresa como uma indústria de peças automotivas como uma caixa de marcha automática tem demandas estruturais e do cotidiano completamente diferentes de um restaurante, tanto na produção de seus produtos quanto no marketing.
Um planejamento de marketing digital coerente e eficiente é muito capaz de orientar de forma mais assertiva e direcionada as estratégias em curso e basear para os planejamentos futuros.
Uma diferença do marketing digital para o marketing tradicional é que toda e qualquer ação feita no ambiente digital deixa um rastro de dados que podem ser utilizados para novas estratégias e que permitem direcionar todas as ações das empresas.
O marketing digital é uma ferramenta muito lucrativa tanto a curto quanto a longo prazo, seja consolidando a imagem da empresa como referência de mercado ou garantindo mais vendas no presente, além disso é muito dinâmica e por isso exige atualização constante.
Considerações finais
Estar presente nos meios digitais por muito tempo foi um elemento a mais na estratégia de marketing das empresas, como o cenário ainda estava engatinhando apenas as empresas mais à frente do seu tempo mantinham uma presença ativa no meio digital.
Contudo, nos últimos anos isso mudou, o ambiente digital se prova cada vez mais eficiente para uma série de ações que podem ser utilizadas tanto para pequenos empreendedores quanto para grandes fábricas de balcão gelopar 2 metros.
Com tanto destaque para esse novo universo de marketing digital, todos os dias as empresas chegam nesse mercado buscando se consolidar, essa entrada cria uma disputa bastante acirrada e para gerar resultados concretos é preciso ter um bom planejamento.
Sempre que se fala sobre marketing digital se explora uma infinidade de possibilidades, todas girando em torno das ações de marketing de mais sucesso, em especial a criação de uma estratégia assertiva e direcionada aos objetivos principais da empresa.
Só quem já iniciou um projeto de marketing digital sem posicionamento estratégico sabe que isso pode ser o primeiro passo de um resultado insatisfatório, custoso e cansativo.
Já quando a estratégia está bem alinhada ele passa a funcionar como uma alavanca potente que pode ajudar a estabelecer a empresa como referência em um mercado muito competitivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.