Quais as tarefas do setor de RH?

por webtrends
0 Comente

O sucesso de uma empresa depende de sua força de trabalho. Recursos humanos (RH) é um departamento que supervisiona o pessoal da força de trabalho e as operações no local de trabalho. 

Independentemente do tamanho de uma empresa, ela precisa de um profissional ou departamento de recursos humanos eficaz para executar tarefas que vão desde a contratação e a folha de pagamento à supervisão das políticas da empresa e conformidade legal.


O que são recursos humanos?

Recursos humanos é um departamento em um local de trabalho que se concentra no ativo mais importante de uma empresa, seus funcionários, para garantir que eles estejam satisfeitos, envolvidos e com todos os recursos necessários para executar o esperado.

O RH é o departamento responsável por manter o pessoal da empresa, as relações com os funcionários e a cultura no local de trabalho. Essa equipe gerência:

  • o recrutamento;
  • a contratação;
  • a demissão;
  • o treinamento; 
  • o desenvolvimento de habilidades;
  • a implementação de políticas;
  • os benefícios;
  • a folha de pagamento; 
  • a regulamentação governamental;
  • a conformidade;
  • e a segurança legal.

E geralmente modera e ajuda a resolver conflitos e preocupações entre os funcionários. 

Os profissionais de RH ajudam a fornecer a estrutura e a ordem da empresa e a promover a produtividade e o sucesso organizacional.

O RH lida com muitas preocupações de pessoal, para que os gerentes tenham mais tempo e energia para se concentrar na administração de seus departamentos individuais.


O que é um departamento de recursos humanos?

Um departamento de recursos humanos pode ser composto por um único generalista, uma equipe inteira de especialistas ou um serviço terceirizado, dependendo das necessidades da empresa. 

Na maioria dos casos, existem departamentos de recursos humanos completos em empresas maiores, com muitos funcionários e necessidades complexas. 

Uma empresa menor que não precise ou não possa pagar por um departamento de recursos humanos interno, com equipe completa, pode empregar um generalista ou terceirizar suas responsabilidades de RH.


Principais funções dos recursos humanos

O departamento de RH de uma empresa atende a muitos propósitos e funções.

Se você está interessado em desempenhar um papel em recursos humanos ou está curioso para saber como o RH afetará sua pesquisa de emprego e experiência de emprego, é importante entender o que o RH faz. 

Aqui estão algumas das funções mais importantes que eles supervisionam:

Recrutamento e pessoal

Os recursos humanos desempenham um papel importante na determinação das necessidades de pessoal de uma empresa, recrutando novos funcionários e contratando candidatos bem qualificados. 

Essa responsabilidade inclui tarefas críticas, como identificar qualificações e requisitos para cada cargo, escrever descrições de cargo e colocar vagas, avaliar currículos, conduzir entrevistas, realizar verificações de antecedentes e trabalhar com gerentes de departamento para selecionar candidatos ideais. 

O processo de recrutamento e contratação é extremamente importante porque a contratação das pessoas certas aumentará a eficiência operacional, melhorará os resultados dos negócios e diminuirá as taxas de rotatividade.


Integração de novos contratados

Depois de contratar funcionários, o departamento de recursos humanos orienta os novos membros da equipe nos primeiros dias ou semanas na empresa.

Esse processo ajuda os novos contratados a entender os processos e as expectativas da empresa.

A equipe de RH também é responsável pelo desenvolvimento e execução de um plano de integração para ajudar os novos contratados a se integrarem à força de trabalho sem problemas e fornece a eles as informações e ferramentas necessárias para ter sucesso em suas funções. 

Essa orientação ajuda os funcionários a se adaptarem rapidamente à sua nova posição e local de trabalho, o que beneficia tanto os funcionários quanto a organização.


Treinamento e desenvolvimento

Seja um funcionário novo contratado ou um colaborador de longa data da empresa, eles precisam de oportunidades contínuas de desenvolvimento de habilidades e desenvolvimento de carreira para continuar sendo produtivos e bem-sucedidos para atender às metas pessoais e profissionais. 

É responsabilidade do departamento de RH planejar e supervisionar esse desenvolvimento, conectando funcionários com as aulas e o treinamento de que precisam. 

Esses cursos podem incluir educação sobre novas tecnologias, relações com funcionários ou treinamento de liderança para supervisores atuais ou futuros.

O treinamento pode ser individual, por meio de reuniões de grupo ou por meio de cursos online e auto-educação.

Os recursos humanos também podem recomendar ou apoiar o desenvolvimento profissional dos funcionários, ajudando-os a obter um certo diploma de ensino superior, desenvolvendo um programa de assistência ou reembolso de mensalidades.


Folha de pagamento e benefícios

Os profissionais de RH costumam realizar pesquisas de mercado para determinar taxas salariais competitivas e definir a estrutura de remuneração da empresa. 

Eles também negociam e selecionam planos de saúde e seguro de vida e benefícios para funcionários.

O RH supervisiona o processamento de pedidos e reivindicações de seguros. 

Qualquer dúvida que os funcionários tenham sobre seus benefícios, férias e tempo pessoal ou incentivos financeiros deve ser direcionada ao representante de recursos humanos, que conhece esses pacotes e programas.


Bem-estar dos funcionários

O departamento de recursos humanos ajuda a apoiar e melhorar a qualidade de vida profissional dos funcionários, bem como a cultura da empresa.

Eles criam e supervisionam programas como creches, iniciativas de saúde e bem-estar, folga remunerada e outros esforços para manter os funcionários felizes, saudáveis ​​e motivados. 

O departamento de RH também deve avaliar a satisfação dos funcionários por meio de grupos focais, pesquisas de opinião e feedback regular, e usar essas informações para melhorar o local de trabalho.

Uma empresa bem administrada deve demonstrar preocupação e preocupação com cada um de seus funcionários.

O departamento de recursos humanos ajuda a promover esse ambiente de trabalho favorável, o que ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários e aumentar o desempenho.


Relações entre empregados

Os recursos humanos geralmente atuam como mediadores entre os funcionários e a alta gerência ou colegas de trabalho.

Quando os funcionários enfrentam um problema no trabalho, devem se sentir à vontade em ir ao departamento de recursos humanos para obter orientação, aconselhamento ou documentar preocupações.

Esse sistema ajuda a resolver conflitos e disputas em potencial no local de trabalho de maneira rápida, suave e profissional, pois os profissionais de RH geralmente são treinados em resolução de conflitos. 

Se uma ação disciplinar for necessária, o departamento também ajudará a gerenciar isso. Os recursos humanos também ajudam a melhorar o envolvimento dos funcionários e a satisfação no trabalho.

Se uma força de trabalho é sindicalizada, o departamento também pode ajudar na interface entre empregadores e sindicatos.


Revisões de desempenho e promoções

Os departamentos de recursos humanos geralmente realizam avaliações de desempenho anuais ou semestrais para todos os funcionários.

Esse sistema permite que os gerentes conversem com os funcionários individualmente para discutir o desempenho, definir metas e determinar se precisam de treinamento ou desenvolvimento adicional.

Com base no desempenho, experiência e antiguidade, o gerente e os recursos humanos de um funcionário podem tomar a decisão de promover um funcionário ou apresentá-lo com um aumento salarial. 

Geralmente, o RH trabalha com a liderança sênior para definir as regras e expectativas da empresa em relação a promoções e recompensar os principais funcionários por sua dedicação e compromisso com as melhorias.


Papelada e manutenção de registros

Como os recursos humanos são responsáveis ​​por todo o banco de dados dos funcionários, o departamento deve organizar e supervisionar informações confidenciais, como contratos, salários, responsabilidades profissionais, medidas disciplinares e análises de desempenho. 

A equipe de recursos humanos deve ser extremamente bem organizada, meticulosa, discreta e profissional e manter as informações facilmente acessíveis o tempo todo.


Conformidade legal

O departamento de recursos humanos garante que sua organização cumpra as leis trabalhistas, sindicais e federais e estaduais.

Isso ajuda a manter as empresas em conformidade com regulamentos como emprego justo, segurança no local de trabalho e muito mais. 

Essa responsabilidade é importante porque as reclamações dos funcionários por descumprimento ou condições de trabalho injustas ou inseguras podem afetar o moral, a produtividade e os lucros do local de trabalho. 

A equipe de RH também garante que os funcionários possam trabalhar legalmente para sua empresa e lida com reclamações relacionadas a discriminação e assédio.


Imagem corporativa

Ao educar os funcionários sobre os valores e as políticas da empresa, o departamento de recursos humanos ajuda a proteger a imagem e a reputação corporativa da empresa. 

Uma equipe de RH eficaz também pode reforçar a reputação de uma empresa como um dos principais empregadores para trabalhar, o que pode ajudar a atrair os melhores talentos. 

Em algumas organizações, o departamento também ajuda a construir e manter relações públicas, planejando e supervisionando o envolvimento da empresa em eventos, como emprego.

Conclusão

À medida que as necessidades de recursos humanos continuam evoluindo, as empresas podem procurar profissionais com cada vez mais experiência em nichos, como tecnologia da informação, administração de empresas ou economia. 

Diferentes setores como saúde, finanças, construção e governo também têm requisitos de pessoal e bases de conhecimento significativamente diferentes. 

Independentemente disso, os profissionais de recursos humanos bem-sucedidos tendem a ter fortes habilidades interpessoais, de liderança, organizacionais, de comunicação e de tomada de decisão e o desejo de melhorar a experiência dos funcionários no local de trabalho.

Deixe um comentário