Tudo o que você saber sobre a Tabela Fipe neste artigo.
A economia do país é organizada e definida de acordo com a influência de alguns fatores relacionados com o financeiro, capazes de alterar seus valores em determinados períodos.
Impostos, importações, matérias-primas, crises em outros setores, desemprego, entre outros fatores, podem influenciar e alterar em um pequeno intervalo de tempo.
Para isso, tais influências são analisadas e estão disponíveis a cada semestre, ou em alguns casos, mensalmente.
É possível que através de algumas informações, seja possível analisar, calcular e estabelecer uma média dos valores e se haverá um aumento. Um dos setores que sofre suas alterações e variações entre aumentos e diminuições, é o setor automotivo em geral.
Desde valores de automóveis novos, usados, financiados; estabelecer a definição de valores de indenizações de seguradoras (devido ao destino da indenização e as alternâncias do setor automobilístico), até na definição de impostos, peças, acessórios, produtos importados, entre outros.
São valores que devem carregar uma atenção e uma cautela constantemente, principalmente quando trata-se de indivíduos que estão diretamente envolvidos no setor automobilístico.
Vendedores de veículos, de peças, importações, acessórios; empresas seguradoras que são contratadas para oferecer uma proteção patrimonial para motoristas que contratam seus serviços; indivíduos que investem financeiramente nessa área para receber um retorno, entre outros.
Para isso, é extremamente válido estar ciente das variações, baixas ou altas. A Tabela Fipe, é responsável por esse setor.
Índice do Conteúdo
O que é Tabela Fipe?
A Tabela Fipe é um documento ou instrumento acadêmico desenvolvido em 1973, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, com a funcionalidade de atuar como referência, parâmetro, base e ao fim, responsável para definir valores relacionados ao setor automobilístico, sendo o valor estabelecido para veículos novos e usados, peças, acessórios, produtos importados para os automóveis, valor estipulados para as indenizações fornecidas por seguradoras para os contratantes dos serviços e inclusive, para os valores utilizados no IPVA.
A sua importância é que a Tabela Fipe é uma base para estipular as médias de valores que vão influenciar na definição dos valores que serão utilizados para vendas e uso em empresas seguradoras.
Os dados são atualizados mensalmente, podendo mudar (ou não) em cada mês, de acordo com as pesquisas que são realizadas e desenvolvidas pela fundação.
É uma alternativa de ter acessos a valores atualizados e que possuem uma base de fundamento, evitando uma perda de dinheiro e desvalorização do mercado.
Como funciona a Tabela Fipe?
Os métodos de funcionamento da Tabela Fipe vão com base em uma constante coleta de dados, informações e números disponibilizados no mercado nacional automobilístico, podendo sofrer inúmeras alterações a partir dos setores envolvidos nesse setor, em alguns casos, até variações referentes a importações.
Esses dados e informações fornecem o índice de valores que são calculados e estipulados naquele momento, para que seja considerado no mesmo período.
A Tabela Fipe é feita mensalmente, para gerar valores atualizados, sempre de acordo com uma base de pesquisas da fundação.
Os dados estabelecem os valores que serão utilizados no momento, para qualquer análise dos valores, definindo se os valores para veículos, peças, indenizações, etc, estarão muito acima dos valores do mercado, ou muito abaixo do mercado.
Cada modelo, marca, novo ou “usado”, possui um valor diferente calculado e estipulado a cada mês.
Como é calculada a Tabela Fipe?
Os cálculos desenvolvidos, estabelecidos e definidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, são realizados um em cada estado diferente do país e são baseados em um levantamento de dados em relação aos preços dos veículos e demais relacionados ao setor automobilístico, feito através de pesquisas, dados e informações, fornecidas por especialistas e adquiridas por consultas.
Posteriormente com os dados estabelecidos, a economia local, ou seja, do estado no qual está sendo realizada a Tabela Fipe, tanto dados sobre o setor financeiro, tanto as informações referentes aos departamentos relacionados com o automobilístico (estradas, vias, rodovias, impostos, combustível, fabricante, ano, entre outros) são utilizados como referência dos cálculos. A partir daí, são definidos os valores da Tabela Fipe.
Como consultar a Tabela Fipe?
Qualquer indivíduo pode consultar os valores e obter as informações métricas fornecidas pela Tabela Fipe, mesmo que não sendo uso de maneira obrigatória, sendo apenas uma opção para obter os valores de forma mais garantida, conseguir uma cobrança mais justa e possuir um lucro maior.
Para acessar e consultar os valores da Tabela Fipe, a mesma está disponibilizada no site oficial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Para consultar, basta fornecer algumas informações (modelo do veículo, fabricante, ano, entre outras) e aguardar o resultado direto do site oficial.
A Tabela Fipe muda mensalmente?
O fator de mudar mensalmente não é uma regra estabelecida pela Tabela Fipe, não é uma questão fixa.
Entretanto, existem grandes possibilidades dos valores estabelecidos pela Tabela Fipe serem alterados a cada mês, ou seja, mensalmente, pois em todo mês os dados e informações são calculados pois podem sofrer pequenas mudanças, que posteriormente, alteram uma porcentagem de lucro, ou não.
A Tabela Fipe possui tendência de mudar mensalmente.
Qual valor da Tabela Fipe considerar?
O valor a ser considerado é estabelecido pela Tabela Fipe, deve ser sempre atualizado, sempre o último que foi calculado e apresentado pela Fundação, no site oficial.
Quando for realizar uma negociação, investimento ou mesmo saber o resultado dos últimos cálculos, acesse o site para ter o valor a ser considerado naquele período. Quanto mais atualizado o valor, maiores as chances de ter um “bom negócio”.